Review: Adaptador bluetooth Orico BTA-508 no Linux

Agora que tudo funciona bem, não teria sentido a gente não usufruir do modo de alta definição de áudio, não é mesmo?
Por padrão, depois que você faz o tutorial desse tópico, o sistema usa uma qualidade baixa de áudio. Então tudo o que precisamos fazer é ativar o modo de alta definição:" a2dp_sink’.

Passo 1:
Para isso, você precisará fazer como vou ensinar abaixo:
sudo nano /etc/bluetooth/main.conf

Passo 2:
Abaixo de [GENERAL] adiciona a seguinte linha:
Enable=Source,Sink,Media,Socket

Passo 3:
Reinicie o seu bluetooth com:
systemctl restart bluetooth

Passo 4:
Agora, na janela de Dispositivos Bluetooth, conecte o seu fone bluetooth ou caixa de som. Na sequencia, dê um clique com o botão direito sob o nome do seu dispositivo.
Captura de Tela_Área de Seleção_20210707161137

Em perfil de áudio, selecione:“Reprodução de Alta Fidelidade”

Pronto! Agora, o áudio enviado do seu dongle bluetooth será de altíssima qualidade.

Espero que goste dessa dica.
Aproveite o seu dia!
Um abraço.
Att. Isai

6 curtidas

No Gnome, como eu configuraria isso, se não aparece nas configs do Bluetooth nada nesse estilo?

Pergunto pq quando pareio meu celular no Manjaro com Gnome o som fica bem baixinho, enquanto no Garuda com Plasma o som fica alto como qq outra aplicação…

No GNOME 3.38 e 40.x essas configurações de “modo” podem ser acessadas no painel de configurações.

:vulcan_salute:

1 curtida

Ah, sim… ou seja, para saída. Eu perguntei no caso de entrada - ou seja, enviando meus MP3 do celular pro PC via BT pra reproduzir nas caixas de som…

E @eddiecsilva, essa reposta do @Isai não vale a abertura de um novo tópico de tutorial?

Neste caso você precisa selecionar o codec no celular e não no PC. A maioria dos aparelhos Android vem com os codecs bloqueados por padrão e para habilitar é necessário editar opções da conexão no modo “desenvolvedor”.

Opa! Fiquem à vontade para abrir novos tópicos que complementem esta discussão. Tenho fuçado bastante no áudio do meu PC ultimamente e é sempre bom aprender coisas novas.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Vou abrir um novo topico, com o meu tuto, pois nem todo mundo usa o Orico.
Mas, acho válido deixar essa info por aqui tb, de forma complementar.

2 curtidas

Não é isso, Eddie. O mesmo celular, o mesmo PC, dois sistemas: num deles, o som do celular enviado ao PC sai superbaixo, isso no Manjaro. No Garuda, o som sai normal, no mesmo volume das aplicações nativas no PC. Fucei tudo e não achei, tanto no celular quanto nas configs de som do Gnome, como corrigir isso

Um detalhe… Depois que fiz esse procedimento que ensinei, magicamente o mic do meu headset bluetooth passou a funfar com o PC.
Ou seja, agora a opção do mic do headset aparece nas opções de configuração de áudio.
E isso é incrível, pois até aqui ninguém havia conseguido usar o mic do headset.

1 curtida

Isso é uma coisa bacana para se abrir um outro tópico para buscar uma solução, as distros podem ter implementações da pilha de som totalmente diferentes, isso deve estar gerando essa diferença.

Por exemplo, hoje eu mudei o Debian para o Pipewire e o som ficou visivelmente mais alto do que estava no Pulseaudio/Alsa.

:vulcan_salute:

3 curtidas

Feito: Como Ativar Microfone e Som de Alta Definição em Headset Bluetooth no Linux (Ubuntu 21.04)

4 curtidas

Comprei esse adaptador também, fiz o procedimento descrito nesse tutorial e tem funcionado perfeitamente. Conectei uma caixa de som bluetooth e meu telefone sem problemas.

Estou usando o Ubuntu 20.04.2 com kernel versão 5.8.0-63.

2 curtidas

Depois de copiar os arquivos, onde eu devo colocá-los (em que pasta)? Eu não entendi muito bem.

Você pode salvá-los em qualquer lugar, como a pasta Downloads por exemplo. Porque o importante são os comandos seguintes, que irão copiar o driver no local correto dentro do sistema.

:vulcan_salute:

1 curtida

Entendi. Deu certo, agora consigo usar bluetooth no Zorin OS 16, nem posso acreditar. Muito obrigado! :smiling_face_with_three_hearts:

1 curtida

Galera tentei fazer o processo mas nao consegui utilizar o adaptador bluetooth da orico. Estou no linux mint 20.2. versao cinnamon 5.05. versao kernel 5.44.0-81. Entendo pouco de Linux migrei para o SO recentemente, fiz todo o processo relatado no tutorial e tambem tentei procurar soluçao em alguns videos. O que ocorre é que quando conecto o adaptador no usb ele receonhece o adaptador bluetooth. Porém ele nao encontra nenhum dispositivo bluetooth. Ja o testei no windows e deu certo.

Olá @Diogo_Oliveira_de_Li, o problema neste caso pode ser a versão do kernel, outros usuários já relataram que o procedimento não funciona em versões muito antigas do kernel. Eu já testei em diversas versões acima do 5.10 e funcionou sem problemas.

Se houver a possibilidade, teste um kernel acima do 5.10 e veja se resolve no seu caso.

:vulcan_salute:

1 curtida

Opa @eddiecsilva muito obrigado, de verdade. Acabei de atualizar meu kernel para o 5.11.0.22 e funcionou perfeitamente.

2 curtidas

Sugiro usar o 5.10, é que de suporte de longo prazo (LTS), já que nos lançamentos pontuais (point releases) o kernel mais recente e com suporte é o 5.14 e o 5.11 está no “fim da vida” (end of life)

2 curtidas

fiz exatamente como no tutorial acima funcionou perfeitamente com o Orico BTA-508
AGRADEÇO pela postagem fiz a compra do adaptador pra teste paguei em promoção 15 reais no Aliexpress

estou usando linux mint 20.2 ciano
kernel 5.11.0-34
dá para fazer teste da versão do bluetoo do adaptador e dos aparelhos fazendo estes comando como no “mini” tutorial desse site super simples:

1 curtida

Alguém poderia realizar um post semelhante a esse para adaptador Wi-fi? Nunca consegui achar um que preste.