Como Ativar Microfone e Som de Alta Definição em Headset Bluetooth no Linux (Ubuntu 21.04)

Antes de tudo, se você chegou até aqui, é porque já tem Bluetooth rodando no seu Linux, independente da sua distro.

Mas, se você ainda não conseguiu rodar Bluetooth em Linux, recomendo que veja esse tópico, para entender a mágica e finalmente fazer funcionar. Vale lembrar que o Bluetooth vai funcionar melhor a partir do kernel 5.8. Portanto, não se decepcione se não tiver êxito, com kernel anteriores a esse.
Quer saber como identificar a versão do seu Kernel?
Abra o seu terminal e digite: uname -a

Partindo do princípio que você já tem Bluetooth rodando sem erros no seu Linux, não teria sentido a gente não usufruir do modo de alta definição de áudio, não é mesmo?
Por padrão, o sistema usa uma qualidade baixa de áudio. Então tudo o que precisamos fazer é ativar o modo de alta definição:"a2dp_sink’.

Para isso, você precisará fazer como vou ensinar abaixo:

Passo 1:
Abra o seu terminal e digite
sudo nano /etc/bluetooth/main.conf

Passo 2:
Abaixo de [GENERAL] adiciona a seguinte linha:
Enable=Source,Sink,Media,Socket

Passo 3:
Reinicie o seu bluetooth com:
systemctl restart bluetooth

Passo 4:
Agora, na janela de Dispositivos Bluetooth, conecte o seu fone bluetooth ou caixa de som. Na sequencia, dê um clique com o botão direito sob o nome do seu dispositivo.
Captura de Tela_Área de Seleção_20210707161137

Em perfil de áudio, selecione:“Reprodução de Alta Fidelidade”

Pronto! Agora, o áudio enviado do seu dongle bluetooth será de altíssima qualidade.

Um detalhe interessante:
O esperado, depois de você seguir esse tuto, é que até o microfone do Headset Bluetooth passe a funcionar com o PC.

Espero que goste dessa dica.
Aproveite o seu dia!
Um abraço.
Att. Isai

5 curtidas

Não sei que distro vc está usando, mas uso bluetooth no Ubuntu desde o 14.04 e o perfil A2DP (Vulgo alta fidelidade) é o padrão (e o normal esperado do computador/sistema que suporte bluetooth). Tudo isso deve funcionar por default (Padrão) assim como acontece no Windows e Mac sem a necessidade de configurações adicionais. Resumindo: Eu realmente não entendi esse post.

Pra mim, a alta definição só funcionou depois do procedimento.
Pra mim, por padrão, o áudio bluetooth não é o de alta definição.
Além disso, para mim, e pra outras pessoas de outro tópico, o mic do headset não funcionava.

Estou com kernel 5.11 em Xubuntu 21.04.

1 curtida

Então seria bom esclarecer isso no começo do post, para caso alguém tenha o mesmo problema tentar solucionar via seu post.

Cuidado para não transformarem algo isolado em característica. Porq pode confundir usuários iniciantes que podem (por exemplo) achar q é normal ter q fazer isso nas distros linux para usarem periféricos Bluetooth.
Mas enfim, com certeza seu tutorial pode ajudar a quem venha ter problemas com o uso do Bluetooth.

Tem razão. Adicionei “(Ubuntu 21.04)” ao título, pois sei que para essa versão será necessário.

Uma dúvida…
O mic do seu Headset Bluetooth funciona, na versão 14.04 do Ubuntu?

Rapaz acredita q migrei hj do Ubuntu 20.04 para o 21.04 (Por conta de alguns novos recursos no btrfs) e estou usando o bluetooth sem problemas assim como fazia no 20.04.
Mas enfim, ótimo q vc esteja tentando ajudar q venha a ter problemas.
Fiquei até com medo porq parece q o pessoal tava relatando bastante bugs mas até agr tudo safe aqui. Vou usar ela até sair a próxima LTS.

1 curtida

Realmente n lembro, porq usava mais pra ouvir musicas. Faz muito tempo q o Ubuntu 14.04 foi lançado. Comecei usando o Ubuntu na versão 12.04. Só tive problemas em hardware sem fio na WIFI q foi no Ubuntu 13.04 (q n detectava a placa) e resolvi atualizando para um Kernel mais novo. De resto todo o meu hardware sempre funcionou bem com Ubuntu.

1 curtida

Ubuntu 21.04 - Ouvindo Spotify nesse momento.

1 curtida

Olá Isai. Eu comprei um fone TWS com microfone e não consegui habilitá-lo. Tentei executar no meu notebook com BT4.0 usando seu tutorial, mas sem sucesso. Até consegui usar o MIC usando outro procedimento, mas apenas na qualidade baixa. Gostaria de saber, com qual adaptador você obteve esse resultado de utilizar a melhor qualidade?

Na próxima LTS o Ubuntu poderia vir com o Pipewire como padrão, ele parece resolver esse problema.

1 curtida

Eu fiz o fix usando o Pipewire, mas não consegui usar o A2DP, somente usando o HFP, que acaba com toda qualidade de audio. Interessate é que com celulares ele consegue manter uma qualidade muito boa usando o microfone, mas por algum motivo no PC não, isso testando tanto Linux quando Windows.

Fiz todo o processo mas ainda não consigo usar o microfone. Meu fone é um Edifier W800BT. Tem alguma outra coisa que da para fazer para que funcione?
Estou usando o Kubuntu 20.04 com Kernel atualizado para 5.8.0-63-generic

1 curtida

Qual adaptador bluetooth vocês estão usando?

:vulcan_salute:

No meu caso e o adaptador do próprio notebook.
Edit: Pelo site parece ser esse modelo

Combinação Wi-Fi Intel Dual Band Wireless-AC 8265 802.11a/b/g/n/ac (2x2) e Bluetooth 4.2, vPro

Eu estou usando o do próprio notebook. Mas estou aguardando a chegada de um BTA-508.

O adaptador funciona perfeitamente, porém nada de MIC :confused:

Lá em Output Device quais outras entradas mostram?

Eu troquei o Pulseaudio para o Pipewire e agora consegui usar o microfone, porém só consigo usar em HSP/HFP

Se eu trocar para A2DP ele some do Input.

Psé. Como falei alguns fones o canal (Microfone e Som) são separados. Ou seja pra usar o microfone do fone tem que trocar a entrada nas configurações. N é do sistema e sim do fone. Tenho um fone bluetooth aqui e pra usar o microfone dele tanto no Windows quanto no Linux preciso ir nas configurações de som e mudar o perfil de som para handsfree. Isso n me incomodar porq quando preciso usar microfone uso o do note msm que inclusive é superior ao do fone.