Problemas percebidos
Quando abro o Chrome + zoom + terminal (ou Chrome + outro programa) ele trava total. Ao monitorar o sistema constato o uso dos 4 núcleos do processador em 100% quando o sistema trava. A memória permanece com um uso de aproximadamente 60%.O sistema travou de vez quando tentei assistir a aula no curse da trybe + slack + terminal. Ainda não consegui reparar…
Sistema:
Ubuntu 20.04 Lts em dual boot com Windows 10
O particionamento foi feito deixando 100 Gb para windows, 50 GB para o /, e mais ou menos 90 Gb para o /home.
Configurações que já fiz tentando resolver:
Peload
Remover itens desnecessários da inicialização
Remover animações com o gnome tweak tools
Desabilitar pesquisa
BleachBit
Ajustar o Swap para ativar a 90% da RAM
Aumentar o swap para 3GB
Instalação do zRam para otimizar a troca com Swap
Remoção de pacotes snaps e da loja snapd
Estou aceitando sugestões de outras distros que sejam mais leves
@EduRibeiro, olha na aba processos e veja o que anda comendo o processamento da CPU. Aí coloca aqui pro pessoal olhar e te aconselhar sobre o que fazer
Olha, teu Chrome comer 25% do processamento tá abusado! E o processo apontado é de renderização - imagino que esteja ativada a aceleração por hardware (ou o contrário). Experimente duas coisas:
Abrir as mesmas abas do Chrome no Firefox e veja se há diferença
Antes de tentar ajudar a solucionar é importante esclarecer uma coisa! Se vc instalou o Ubuntu e ele fica travando, a causa não é porq veio app X ou Y. Um computador não deve congelar por isso! Algo realmente está errado. Agr a pergunta: Ele congela completamente, sendo que vc precisa desligar no botão de energia?
Sim ele chegou a travar a ponto de ter que desligar no botão de energia. Isso aconteceu umas 4x e todas o Chrome estava aberto junto com outros 3 ou 4 programas (slack, terminal, zoom, Spotify… etc). Também percebi que quando eu reproduzia algum vídeo ou abria mais de uma aba o estado piorava a ponto de congelar tudo.
Após o colega @Rodrigo_Chile pedir os processos percebi que existem dois processos do Google um renderer e outro GPU… Somando os dois da 35% de processador… Percebi que ao abrir um vídeo no YouTube os processos sobem para 49%.
Eu estou desconfiado mesmo que há uma má configuração da GPU que faz esses processos consumirem tanto…
Como tua GPU é dedicada, quem “carrega esse piano” é o processador… e nem sempre ele aguenta o tranco. Sem contar que o Chrome, com seus processos rodando em segundo plano, é comilão de RAM, daí joga pra swap, o que lerda as coisas… foi o que recomendei, testa com outro navegador, modifica aceleração por hardware, até achar o ponto ideal de uso
Não acredito que o problema esteja no Chrome. Uso um Notebook muito mais fraco que o seu (intel N3010 Celeron) e uso tanto o Chrome como o Firefox com aceleração de hardware e não tenho problema algum de congelamento. Recomendo vc tentar aplicar a flag “intel_idle.max_cstate=1” no arquivo /etc/grub/default para ver se os congelamentos vão continuar a ocorrer.
Se tiver duvidas sobre como aplicar o que falei avisa aqui q eu ensino.
Sei que isso não é a causa principal dos travamentos no seu PC, mas eu aconselho a usar o ZSWAP em vez do ZRAM. Ele trabalha de forma similar ao ZRAM, mas de uma forma mais inteligente. Em vez de comprimir tudo na RAM e só usar a SWAP quando não tem mais memória, ele faz um gerenciamento melhor do que vai ficar comprimido na memória RAM e do que vai para a SWAP. Assim há um aproveitamento melhor da memória e da SWAP. Dê uma olhada neste artigo:
Galera eu consegui alguns resultados interessantes aqui, vou colocar listado todas a modificações que fiz.
Ao digitar em uma nova guia “chrome://gpu/” acessei minhas configurações de GPU no Crhome, estavam assim:
Fui em “chrome://settings/system” e desabilitei aplicativos em segundo plano e habilitei a aceleração por hardware.
Também fiz alterações no “chrome://flags/”
Ativei as opções “GPU rasterization”, “Hardware-accelerated video decode”, ao acessar o
“chrome://gpu/” novamente as configurações fcaram assim:
Pra finalizar em “chrome://flags/” ativei também a opção " Destroy Profile on browser close" para liberar memória quando o fechar as abas.
Depois abri simultaneamente os seguintes apps:
Terminal rodando um apt update
Zoom em uma reunião
Slack
Spotiffy
Chrome com umas 7 guias rodando vídeos em duas delas e outras com Google Earth
Captura de tela
Monitor do sistema
Visual Studio Code (só a interface)
Pra minha surpresa não travou o sistema, os videos rodaram e o zoom não picotou o áudio, mas o processador foi as alturas também, porém isso era esperado.