[Resolvido] Transparência no painel do Cinnamon

cinnamon
linux-mint
#1

E aí galera, blz!?
Há algum tempo venho usando o Mint com Cinnamon, e reparei que lhe falta uma funcionalidade muito bacana que existe em outras interfaces como o XFCE por ex. Uma forma de controlar a transparência do painel independentemente do tema. Já sei que existem alguns temas já com transparência para serem instalados no Mint, inclusive já testei vários, mas eu gosto do tema MintY e gostaria de adicionar um pouco de transparência nele, porém até agora não achei um jeito.
Encontrei na internet alguns tutoriais sobre editar o arquivo cinnamon.css e adicionar um linha na sessão “Painel”, mas não funcionaram pra mim.
Também sei da extensão “Transparent Panel”,as ela só deixa o painel transparente com todas as janelas minimizadas, e eu gostaria de uma certa transparência o tempo todo.
Então se alguém tiver alguma dica, desde ja agradeço.

0 Likes

#2

No canal Diolinux tem um video mostrando como personalizar o Cinnamon, você já viu?

0 Likes

#3

Oi Jedi, eu consegui fazer a mudança, e realmente, tirando temas e extensões, é possível alterar o CSS do Cinnamon. Então vai exigir, não diria conhecimentos de programação, mas uma boa percepção ao menos.

Recomendo pegar o tema que você gosta mais e criar uma cópia. Por exemplo, eu fui até:

/usr/share/themes

La eu copiei a pasta do tema Mint-Y-Aqua-Dark e colei ele pra dentro da minha pasta ./themes dentro da minha home e alterei o nome dela para 'Mint Y Aqua Dark modificado", só para poder diferenciar do original. Então nas configurações de temas eu coloquei ele para que quando eu fizesse as modificações eu pudesse perceber as diferenças.

Agora o negócio é editar o CSS mesmo, vá até a pasta do tema que você vai modificar, no meu caso o “Mint Y Aqua Dark modificado” e nela você vai encontrar uma pasta com o nome de “Cinnamon” e dentro dela um arquivo cinnamon.css

/home/$USER/.themes/Mint-Y-Dark-Aqua-Customizado/cinnamon/cinnamon.css

Você pode abrir ele com qualquer editor de texto de sua preferência, o próprio xed que o Mint traz serve para isso.

Com ele aberto você vai dar um “Ctrl+F” para pesquisar pela palavra “panel

Navegando pelas sessões você encontrará um trecho mais ou menos assim

.panel-top, .panel-bottom, .panel-left, .panel-right {
color: #ffffff;
border: none;
background-color: rgba(47, 47, 47, 0.99);
font-size: 1em;
padding: 0px; }

Repare na sessão “background-color: rgba(47, 47, 47, 0.99);”, essa sessão é que contem as informações de cores e transparências do painel do cinnamon.

Mais especificamente o número “0,99” no final da linha indica o canal alpha, por consequência, a transparência. Altere para 0.10 por exemplo, ficando mais ou menos assim:

.panel-top, .panel-bottom, .panel-left, .panel-right {
color: #ffffff;
border: none;
background-color: rgba(47, 47, 47, 0.10);
font-size: 1em;
padding: 0px; }

Salve o arquivo e reinicie o Cinnamon, você pode fazer isso clicando com o botão direito na barra de tarefas>>resolução de problemas>>Reiniciar o Cinnamon, ou então pressionar Alt+F2 escrever a letra “r” e reiniciar o Cinnamon, ou ainda pressionar “Ctrl+Shift+Esc”. Se você estiver usando o tema que está editando, vai perceber a diferença na hora. Recomendo colocar um papel de parede colorido para a diferença ficar mais evidente ainda.

Se você for explorar, tanto no arquivo cinnamon.css quanto no gtk.css, dentro da outra pasta, você também consegue alterar as cores principais do tema, basta um pouco de paciência, porém, atente-se que alguns elementos do tema são imagens, e não arquivos de texto, por isso seria preciso editá-las com um editor de imagens como o GIMP ou o Inkscape, dependendo do que você queira fazer.

Se for só a transparência que você quer, acho que esse ajuste já é o suficiente. Lembrando que isso é para um tema em específico, se você quiser essa característica em outro tema, terá de repetir o processo.

  • Dica: Desative a extensão “transparent panels” para fazer a modificação, se ela estiver ativada pode acabar interferindo na sua customização.

Abraços!

4 Likes

Tema Mint-Y customizado à la Dio
Bordas inferiores suavizadas
#4

Manja ae o meu desktop Cinnamon jovem padawan

3 Likes

#5

Consegui! E foi muito fácil! haha

Nos tutoriais que eu vi na internet dizia que eu devia fazer essa mesma modificação, mas em “/usr/share/themes/Linux Mint/cinnamon/cinnamon.css”. Não dizia que eu devia modificar o “cinnamon.css” dentro da pasta do tema em específico. Então fiz a modificação naquele arquivo mas não surtiu nenhum efeito, agora entendi o porquê. Mas com o teu tutorial ficou realmente easy!

Muito obrigado por mais essa ajuda Dio!

E pensa em um desktop bonito: haha

1 Like

#6

Ta bonito mesmo heim! E que fera esse wallpaper!

1 Like

#7

Acho que vou fuçar no código desse css e deixar as bordas das janelas transparentes pra ver como fica. Se ficar legal posto um print.

1 Like

#8

Em tempo: Existe uma extensão no Cinnamon que faz isso, e voce ainda pode escolher entre Transparente, Semi Transparente ou opaca. A extensão chama-se “Transparent Panels” e pode ser baixada em iniciar > Extensoes > Downloads > Transparent Panels

0 Likes

#9

Não é exatamente isso que ela faz. A transparent panels só deixa o painel transparente com todas as janelas minimizadas, e não o tempo todo.

0 Likes