[RESOLVIDO] Touchpad no Ideapad 330s - 15ARR

Alguém já teve dificuldates ou problemas com o Touchpad de modelos Ideapad 330 ou similares? Consegui instalar o Ubuntu 19.04 com a opção noapic na inicialização, mas o touchpad não funciona.

Não sei se o problema que você está tendo é o mesmo que eu tive mas o Gnome tem uma configuração diferente para o touchpad. Dá uma olhada nesse link aqui e ve se ajuda.

No caso não axel. O Ubuntu não reconhece por completo o Touchpad.

Foi uma luta, mas eu consegui resolver. Se alguém mais tiver este problema com esse Notebook, certifique-se de que você está usando a bios mais atualizada (busque no site da lenovo) e está usando um kernel atualizado (pelo menos 4.18), instale o sistema com noapic ativado, e uma vez que conseguir bootar nele, edite duas linhas que estão no /etc/default/grub, deixando assim:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="ivrs_ioapic[32]=00:14.0 quiet splash"
GRUB_CMDLINE_LINUX=""

Depois rode sudo update-grub e reinicie o computador.

Isso acontece por que aparentemente esse hardware não possui um bom driver no kernel, como descrito nessa página de bug.

4 curtidas

Vlw mano, muito obrigado, funcionou aqui, tbm tenho o msm notebook e estava com esse problema aqui, pesquisei muito e não conseguia achar a solução.

2 curtidas

Cara, ajudou demais. Eu criei uma conta só para postar aqui o quão foi útil este artigo. Confesso que não consegui atualizar a BIOS e nem tentei muito pois ja estava desanimado com meu touchpad. Mas instalei o Kernel, fiz copiei os comando do GRUB e boa! Touchpad ta show aqui. :smiling_face_with_three_hearts:
Obrigado mesmo, grande abraço!

1 curtida

Deu certo! O meu laptop é um ideapad 330S ryzen 7

eu to com esse mesmo problema, me tira uma duvida, eu devo acrescentar essas duas linhas junto com as aspas? tanto na linha um como na linha dois eu devo acrescentar as aspas? Após corrigir com essa solução o teu notebook esquentou muito ou não?