Preciso de ajuda não estou a conseguir instalar o Ubuntu no meu notebook

Desative o Secure Boot e mantenha o UEFI ligado (Legacy evite usar, é antiguidade isso).

No que se refere ao Deepin… vc tem q criar a partição /boot (na instalação vc marca /efi - que é a mesma coisa)… uns 300mb… E deve funcionar normalmente.

Pq o povo tem mania de tirar uefi e uma tecnologia mais recente, muito desnecessario isso. pode ser secure boot simplesmente.

1 curtida

tambem ja percebi o meu problema e que nao arranca

Já verificou se a placa mãe do seu modelo tem atualização de bios/firmware? Dá uma olhada no site da fabricante

Achei um topico parecido em um forum do manjaro pode ser que ajude Forum Manjaro

Pesquisei seu modelo e tem uma atualização de novembro marcada como “crítica”

bios2

Ja a fiz quando comprei o note

Os processadores com gráficos Vega ainda são problemáticos no Linux, o Kernel 4.20 recebeu algumas correções que devem resolver o problema do boot. Adicionar mce=off como parâmetro de boot resolve em alguns casos.

Mas como vou fazer o autoupdate do kernel se nao tenho acesso a distro?

É possível passar um parâmetro de boot antes de instalar a distro.

https://help.ubuntu.com/community/BootOptions#Changing_the_CD_Boot_Option_Configuration_Line

Não sei o quão atualizado está o artigo, talvez o processo seja ligeiramente diferente.

Mantenha em mente que isso é um workaround e ele pode impactar a performance ou estabilidade do sistema, o ideal mesmo seria utilizar uma distro rolling release, ou uma distro mais bleeding edge, como o Fedora.

Entao acho melhor esperar ate chegar o suporte final para este hardware

Conseguiram solucionar este problema ? To com um notebook igual e com o mesmo problema, mas nao consigo instalar de jeito nenhum

https://forums.lenovo.com/t5/Notebooks-Lenovo-IdeaPad-e-Flex/Não-consigo-instalar-Linux-no-330S-ARR-15-modelo-81JQ0000BR/td-p/4402159

Pesquisando agora, achei essa suposta solução, porem fala pra acessar o grub, como que eu posso acessar ele sendo que não consigo rodar o ubuntu ?

1 curtida

olha eu fiz foi esperar , espere ate esse problema sumir de vez eu conseguei instalar mas o note trava as vezes e tinha que o desligar a forca

1 curtida

Façam como os colegas recomendaram desligue o Fast Boot e o Secure Boot, também recomendo usar o Ubuntu 19.04 invés do Ubuntu 18.04 porcausa da versão do kernel que provavelmente nessa versão mais antiga não tenha suporte 100%, também pode tentar fazer como o colega desse post que desativou alguma coisa na Bios

Pior que o ubuntu que tentei foi o 19.04 … Eu desativei secure boot e tudo mais, ma mesmo assim não vai, aparentemente é um problema que o kernel não tem o driver necessário pro touchpad dele (algo assim). Nesse tutorial que coloquei, fala pra mudar alguns parametros no grub, mas tem como eu fazer isso sem ter instalado a distro ou mesmo no live ?

Rapaziada, consegui resolver o problema, se alguém estiver com ele ainda, vou tentar explicar:
Primeiramente, desativa o secure boot e o optimized OS no setup do notebook;
Quando der o boot pelo pendrive (no meu caso estava pelo ubuntu 19.04), aperta a tecla E antes de ele “entrar”, escolha o idioma que preferir e após isso, aperte F6.
Marque a opção nopic, aperte a tecla ESC e a partir daí é “normal”, escolha a opção de testar o linux e seja feliz.
Depois que entrar, tem o passo a passo que esta no link acima para as mudanças no grub

1 curtida

Uma outra coisa que esqueci, após instalado, tem que alterar os parametros do grub novamente, para isso usei esse outro tópico aqui que solucionou o problema do touchpad:

1 curtida