Quando tentei inúmeras vezes instalar Linux via pendrive, o computador não reconhecia, testei inúmeros programas de boot, testei todas as entradas USB e inúmeros pendrives. Só consegui fazer a instalação através de dvd, e o problema não são as entradas pois com a distribuição funcionando todas são reconhecidas. É BIOS desatualizada? Minha placa é uma gigabyte 775 de 2005/2006.
Você já tentou com o etcher?
Sim, mas do mesmo jeito não dava certo
Qual a sua placa mãe?
Na minha Bios tem que ativar o USB Controller, Legacy USB storage detect e o USB 2.0 Controller e no boot teclar F12
até parece algo assim e escolher Hard Disk nessa tela
Depois escolher algo como USB-HDD0
Se seu computador é de 2005/2006 pode ser que ele não suporte boot via pendrive. Eu tenho um aqui que é assim, o único jeito de dar boot é via CD.
Eu não sabia que isso é possivel por que tenho uma placa mãe de 2006 que aceita melhor que o meu atual os pendrives bootáveis
Qual o chipset da sua placa mãe?
Não lembro qual o chipset. É um velho positivo que só faz boot via cd. O computador é bem ruinzinho. Ele já era ruim na época que foi comprado.
amigo, desculpe pela demora, tive um mes bagunçado, minha placa mãe é uma GA-8I945GZME-RH (rev. 1.x) https://www.gigabyte.com/Motherboard/GA-8I945GZME-RH-rev-1x#support-dl-bios, atualmente acabei atualizando a bios para F10 usando um esquema de comando dos e o arquivo da bios. Acabei colocando um processador core 2duo.
Pior que esses dias fui inventar de instalar W7 pelo cd, baixei de um site meio estranho. Com muito esforço consegui instalar via cd, mas o drive fez um barulhão. Ficou horrivel o sistema, fui voltar para o meu sistema antigo, lubuntu 32bits, e não consegui mais instalar, sempre dava erro durante a instalação. parece que meu drive alem de estragar acabou estragando os cds
Sexta de tarde consigo mandar uma foto de como é, é meio diferente em algumas opções.
Agora com esse problema no drive, estou pensando em pegar meu HD e instalar o SO em outra maquina com drive e voltar para minha. Uso um drive com cabo IDE, achei por 15 reais no ML de um vendedor meio confiavel. Mas vou deixar para comprar depois das provas da facul.
E sim, todo o meu pc é de 2006, só o drive que trocamos em 2012, de resto ate a fonte, como ele começou a dar muito problema, em 2018 minha mãe acabou comprando um note para ela e levei o pc antigo para casa do meu pai para fuçar e aprender mais sobre hardware e software.
Os computadores muito antigos aceitam apenas MSDOS e não aceitam GPT.
Eu acho que varia de Sistema Operacional o Windows 7 não deve suportar GPT em placa mãe com Bios Legacy, mas aqui eu consegui instalar o Mint um computador de 2006 e instalei ele por GPT/Bios e funciona numa boa, mas para funcionar em GPT tive que criar uma partição de 6MB com a flag Bios Boot pelo Cfdisk
A que eu uso atualmente é essa
Só que com a Bios da Lenovo
Desculpe a pergunta sou muito leigo, mas o que é GPT, já li sobre isso na hora de instalar mas nunca compreendi o que é. Ele é um modo mais “novo” de particionamento?
Tem um tópico aqui sobre [Resolvido] Criar Tabela de Partições em GPT ou msdos?
Mas resumindo a MBR é uma forma de “organizar” as partições do HD, mas chamado tecnicamente de Tabela de Partição e é o método mais antigo. E o GPT seria a evolução do MBR e como correções das limitações da MBR.
Exemplo de limitações das partições MBR só podemos criar no máximo 4 partições primárias (Ou 3 primárias e uma extendida com suporte a criação de 255 partições lógicas dentro) e suporte máximo á HDs de 2TB
Já no GPT é possível usar HDs com tamanho acima de 2TB e também ele tem suporte até a criação de 128 partições primárias
Piada de distro hopping
Resumo
Com GPT poderiamos instalar 128 Distribuições diferentes no mesmo HD
Veja nas configurações da sua bios como está o modo de boot. Legacy ou UEFI. Mude essas opções para ver se isso não resolverá o problema.