[RESOLVIDO] Não conseguir fazer boot via pendrive

linux
ubuntu

Quando tentei inúmeras vezes instalar Linux via pendrive, o computador não reconhecia, testei inúmeros programas de boot, testei todas as entradas USB e inúmeros pendrives. Só consegui fazer a instalação através de dvd, e o problema não são as entradas pois com a distribuição funcionando todas são reconhecidas. É BIOS desatualizada? Minha placa é uma gigabyte 775 de 2005/2006.

Você já tentou com o etcher?

1 Like

Sim, mas do mesmo jeito não dava certo :frowning:

Na sua BIOS tem alguma opção como essas?

Qual a sua placa mãe?

Na minha Bios tem que ativar o USB Controller, Legacy USB storage detect e o USB 2.0 Controller e no boot teclar F12
até parece algo assim e escolher Hard Disk nessa tela

Depois escolher algo como USB-HDD0

1 Like

Se seu computador é de 2005/2006 pode ser que ele não suporte boot via pendrive. Eu tenho um aqui que é assim, o único jeito de dar boot é via CD.

3 Likes

Eu não sabia que isso é possivel por que tenho uma placa mãe de 2006 que aceita melhor que o meu atual os pendrives bootáveis :confused:

Qual o chipset da sua placa mãe?

Não lembro qual o chipset. É um velho positivo que só faz boot via cd. O computador é bem ruinzinho. Ele já era ruim na época que foi comprado.

1 Like

amigo, desculpe pela demora, tive um mes bagunçado, minha placa mãe é uma GA-8I945GZME-RH (rev. 1.x) GA-8I945GZME-RH (rev. 1.x) | Motherboard - GIGABYTE Global, atualmente acabei atualizando a bios para F10 usando um esquema de comando dos e o arquivo da bios. Acabei colocando um processador core 2duo.
image

1 Like

Pior que esses dias fui inventar de instalar W7 pelo cd, baixei de um site meio estranho. Com muito esforço consegui instalar via cd, mas o drive fez um barulhão. Ficou horrivel o sistema, fui voltar para o meu sistema antigo, lubuntu 32bits, e não consegui mais instalar, sempre dava erro durante a instalação. parece que meu drive alem de estragar acabou estragando os cds :frowning:

Sexta de tarde consigo mandar uma foto de como é, é meio diferente em algumas opções.

1 Like

Agora com esse problema no drive, estou pensando em pegar meu HD e instalar o SO em outra maquina com drive e voltar para minha. Uso um drive com cabo IDE, achei por 15 reais no ML de um vendedor meio confiavel. Mas vou deixar para comprar depois das provas da facul.
E sim, todo o meu pc é de 2006, só o drive que trocamos em 2012, de resto ate a fonte, como ele começou a dar muito problema, em 2018 minha mãe acabou comprando um note para ela e levei o pc antigo para casa do meu pai para fuçar e aprender mais sobre hardware e software.

1 Like

Os computadores muito antigos aceitam apenas MSDOS e não aceitam GPT.

Eu acho que varia de Sistema Operacional o Windows 7 não deve suportar GPT em placa mãe com Bios Legacy, mas aqui eu consegui instalar o Mint um computador de 2006 e instalei ele por GPT/Bios e funciona numa boa, mas para funcionar em GPT tive que criar uma partição de 6MB com a flag Bios Boot pelo Cfdisk

A que eu uso atualmente é essa

Só que com a Bios da Lenovo

1 Like

Desculpe a pergunta sou muito leigo, mas o que é GPT, já li sobre isso na hora de instalar mas nunca compreendi o que é. Ele é um modo mais “novo” de particionamento?

Tem um tópico aqui sobre [Resolvido] Criar Tabela de Partições em GPT ou msdos?

Mas resumindo a MBR é uma forma de “organizar” as partições do HD, mas chamado tecnicamente de Tabela de Partição e é o método mais antigo. E o GPT seria a evolução do MBR e como correções das limitações da MBR.
Exemplo de limitações das partições MBR só podemos criar no máximo 4 partições primárias (Ou 3 primárias e uma extendida com suporte a criação de 255 partições lógicas dentro) e suporte máximo á HDs de 2TB

Já no GPT é possível usar HDs com tamanho acima de 2TB e também ele tem suporte até a criação de 128 partições primárias

Piada de distro hopping

Resumo

Com GPT poderiamos instalar 128 Distribuições diferentes no mesmo HD :rofl::rofl::rofl:

1 Like

Veja nas configurações da sua bios como está o modo de boot. Legacy ou UEFI. Mude essas opções para ver se isso não resolverá o problema.

2 Likes