[Resolvido] Criar Tabela de Partições em GPT ou msdos?

oi eu de novo por aqui kkkk
mudando de assunto eu vou usar o Gparted para formatar meu HD, posso usar o formato em MSDOS OU GPT ou não pode nehum desses 2 ?? ou tem que usar outro formato ou sei lá :sweat_smile:

1 curtida

@joaosantos, antes de mais nada você precisa entender o significado de GPT - GUID Partition Table e MSDOS(também conhecido como MBR - Master Boot Rercord), são dois conceitos diferentes, simplificando eles são tabelas que ficam o endereçamento da memoria das partições que você quer criar ou já criou.

O MBR ele surgiu antes do GPT, e ele funcionava, só que ele tinha um limite de apenas 4 partições primaria, então se você necessitasse de mais partições você era obrigado a criar uma partição lógica onde você poderia ter quantas partições lógicas você quisesse. O GPT veio para solucionar essa deficiência, agora com o GPT você pode criar até 128 partições primarias.

Sobre a Utilização:
Eu posso usar os dois?
Pode, sem nenhum problema.

Qual eu devo escolher?
GPT é geralmente usado com o modo UEFI, então se a placa mãe der suporte ao modo UEFI é interessante você usar o GPT. Se a placa não der suporte a esse modo use o MBR ou MSDOS.

Como saber se a minha placa da suporte ao modo UEFI?
Consulte o manual da sua placa mãe, lá você terá em mais detalhes sobre o suporte da mesma.

8 curtidas

cara vlw mesmo kkkk obgd :grinning::sunglasses::hugs:

muito inteligível de sua parte agradeço muito.

@joaosantos, De nada, não se esqueça de modificar o titulo colocando [RESOLVIDO] antes do nome para que outras pessoas que tiverem o mesmo problema que o seu saibam que o problema ou á dúvida tem uma solução.

4 curtidas