[Resolvido] GDebi-gtk não funciona (Como instalar .deb pela interface gráfica?)

Boa noite a todos, sou novo no Linus e estou usando o Debian 9.7 com Gnome.

Vou ser direto, não consigo instalar arquivos .deb pela interface gráfica.

Instalei o GDebi, mas ele só funciona via terminal, quando uso a interface gráfica, (clicando em cima do arquivo uias vezes) o Gdebi até abre, mando instalar e ele pede a senha, ao digitar e dar o Ok ele simplesmente fecha e não instala o pacote.

Tentei abrir ele via terminal para ver se apareceria algum erro quando ele fechasse, mas não apareceu nada.

Em fim, ate agora só consigo instalar pacotes via terminal.

Desde já
Agradeço a atenção.

Você pode usar o qapt-deb-installer.

Você pode utilizar o deepin-deb-installer, é uma interface bem bonita e simples de se utilizar.

sudo apt install deepin-deb-installer

ou na loja do Mint 19 e Ubuntu 18.04.

3 curtidas

Obrigado, instalei pelo Synaptcs, mas agora o programa não aparece na relação de programas instalados para que eu o defina como aplicativo padrão para abrir os .deb
Como faço?

1 curtida

Clica com o botão direito num arquivo .deb e busca ele na lista, se não aparecer, você vai precisar editar o lançador dele e remover a linha OnlyShowIn=KDE;.

O arquivo do lançador é /usr/share/applications/qapt-deb-installer.desktop

Acho que não consigo instalar ele no Debian, pelo menos não dessa forma, mas obrigado mesmo assim.

De fato não apareceu, segui até a pasta indicada e encontrei o arquivo “Instalador de pacotes QApt”
Abri com um editor de texto, mas não localizei a linha que você mencionou.

O arquivo é mais ou menos assim: (exclui as linhas que traduzem para os outros idiomas)

[Desktop Entry]
Name[pt_BR]=Instalador de pacotes QApt
GenericName[pt_BR]=Instalador de pacotes
Comment[pt_BR]=Instalar e exibir os pacotes dos aplicativos
Exec=qapt-deb-installer
Icon=applications-other
Terminal=false
Type=Application
Categories=System;
MimeType=application/x-deb;application/x-debian-package;
OnlyShowIn=KDE;
NoDisplay=true
InitialPreference=13

só cuidado, se o gdebi não está instalando talvez as dependências não foram encontradas… oq está tentando instalar? e de onde?

O Gdebi funciona sim, mas só via terminal.
Indo pelo modo texto consigo instalar tranquilamente, mas quando tento ir dando um duplo clique sobre o arquivo .deb as coisas não funcionam, ele abre o instalador e pede a senha, mas quando clico em Ok ele simplesmente fecha.

Estava instalando o Wps, o Curlew e o Spotify. Já consegui os instalar (via terminal) mas gostaria de deixar o modo gŕafico ok, até pq não sou o único a usar o computador

wps e spotify tem via snap/flatpak, fica a dica

Obrigado, como sou meio novo no Linux (e mais ainda no Debian) nunca instalei flatpack, então fui pelo que já sabia.
Mas vou me informar.

A linha indicada está aí na sua mensagem, acho que você não leu direito…

É a antepenúltima linha.

O mais recomendado é instalar pelo formato padrão do sistema, no caso do Debian, pacotes .deb mesmo.

Flatpaks e Snaps são formatos alternativos.

Não estou conseguindo executar ele pelo terminal também, digitei “qatp-de-installer” e recebi o erro: “Icon theme “Papirus” not found.” (que é o estilo de ícones que uso), além disso abriu uma janela com a mensagem abaixo:

Não foi possível abrir o /home/familia. Não parece ser um arquivo de pacote Debian válido.

Então voltei a usar os ícones padrões o sistema. A mensagem sobre o Papirus sumiu, mas o programa continua não abrindo e a mensagem em negrito permanece aparecendo

Mas daí você tá fazendo algo que não tem relação com as indicações, se quer instalar pelo terminal, o gdebi é o programa mais indicado, mas o que você pediu foi pra instalar de forma gráfica, seguindo as minhas instruções, não tem erro.

Poxa kkk que mico! Não vi mesmo.

Então, apaguei a linha e salvei, mas o aplicativo continua não aparecendo (fica dificil de acreditar agora né? kkk mas é verdade).
Encerrei a sessão e reiniciei, mas ele ainda não aparece listado.

Era só apagar a linha toda e salvar o arquivo?

Apaga a linha NoDisplay=true também, ele vai aparecer.

Não precisa reiniciar a sessão.

Verdade, só estava vendo se ele abria.
Pelo terminal o Gdebi está ok. o problema mesmo é a parte gráfica

Eu agradeço a atenção esforço e peço desculpas pelo inconveniente, mas ainda assim ele não está aparecendo.

Se você removeu as duas linhas que eu sugeri, ele tem que aparecer no menu, não tem erro, talvez você tenha deixado alguma coisa passar.

Mas o importante é aparecer na lista de aplicativos associados ao formato de arquivo, quando você clicar em abrir com….