[Resolvido] GDebi-gtk não funciona (Como instalar .deb pela interface gráfica?)

Perdão, me expressei mal.
No meu de aplicativos ele aparece (embora se eu clica nele abra uma mensagem com aquele erro em negrito que falei), mas clicando com botão direito e indo em "abrir com " não o econtro.

Vou rever os passos aqui.

Edit: Atingi meu limite máximo de respostas por Hoje kkk Então essa é minha últimas postagem pelas próximas 22h. Prometo rever o passo a passo e ver se d eixei algo passar.
Amanhã a noite (quando eu puder voltar a postar) trago um feedback.

Muito obrigado mesmo pelo apoio

A parte final do arquivo está assim:

Exec=qapt-deb-installer
Icon=applications-other
Terminal=false
Type=Application
Categories=System;
MimeType=application/x-deb;application/x-debian-package;
InitialPreference=13

Seguindo os passos que indiquei, ele aparece aqui normalmente.

Só uma pergunta, por curiosidade mesmo rsrs. Pq vc nao usa o Ubuntu ou o Mint, ja que voce é iniciante e esses sistemas lhe dariam menos dor de cabeça???

Então, fiz e refiz os passos descritos, mas o tal programa não aparece na lista quando tento abrir algum .deb

Um outro fato, não sei se tem relação:

Quando eu instalei o Gdebi pela Gnome-Software ele tambeḿ não aprecia nesse menu de aplicativos relacionados aos .deb, ai desistalei e inslaei ele pelo synaptcs, então ele apareceu. Não entendo tbm pq não aparecia antes.

Em fim, acho que já estou me conformando com isso rs

De qualquer forma agradeço a ajuda e o empenho.

Então… Vou resumir.

Eu usava o Mint, mas meu pc deu pau e levei quase uma semana para descobrir que o problema estava no cabo SATA, nesse meio tempo acabei formatando ele.

Meu irmão trabalha usando o computador e precisava prontificar um material com urgência. Eu só tinha em maõs um Pendrive com o Debian, então decidi instalar ele como forma emergencial, só por um final de semana, ai meu irmão faria seu trabalho e na segunda eu traria o Mint de volta.

Acabou que nesse fim de semana eu fui fuçando o Debian e quando a segunda-feira chegou, eu já havia feito a instalação de tudo o que instalaria no Mint, aleḿ de ter personalizado o Gnome como gostaria.

Então bateu aquela questão: “Se já está pronto para usar, para que vou formatar”.

Meu irmão, por sua vez gostou mais do Gnome do que do Xfce do mint (Cinnamon e Mate não rodam aqui) então pediu para eu deixar.

Pensei até em botar o Ubunto, mas é como eu disse, “Se já está pronto para usar, para que vou formatar”.

Em fim, acho que me apeguei nesse final de semana e o Debian acabou ficando rs

Tem alguma coisa errada aí então, porque ao instalar o qapt-deb-installer e remover aquelas duas linhas do lançador, ele tem que aparecer em qualquer menu, de qualquer ambiente gráfico, e na lista de aplicativos alternativos do abrir com… também, no caso, você pode mandar um print dessa lista? Provavelmente você não está buscando no lugar correto.

Estou fazendo esse caminho:

botão direito sobre um .deb > Abrir com outro aplicativo > Ver todos os aplicativos
ou
botão direito sobre um .deb > Propriedades > Abrir com

Os dois dão nessa lista de aplicativos

Então, perguntei pq o Debian tem esses perrengues msm, de sempre estar faltando algo. E esse é o caso aí do gdebi, já passei várias noites em claro tentando deixar o Debian sem “travas”, mas não vale a pena. E vc pode instalar o Gnome no Mint TB.

1 curtida

Clicando em Localizar novos aplicativos, aparece o quê?

Aparece isso

Estou começando a considerar mesmo essa possibilidade. Não queria ter mais trabalho, mas, às vezes, é melhor trabalho agora do que depois.

Debian eu considero um sistema muito bom pra servers e usuários intermediário pra frente. Pra iniciantes é a dobradinha Ubuntu e Mint, q já vem tudo pronto pra usar rsrs.

Desinstala o gdebi e roda esses dois comandos:

xdg-mime default qapt-deb-installer.desktop application/x-debian-package
xdg-mime default qapt-deb-installer.desktop application/x-deb

5 curtidas

Rapaz! Agora foi!!! :exploding_head:

Muito obrigado!

1 curtida

Eu resolvi esse bug no gdebi.desktop alterando o:

Terminal=false para Terminal=true

Então o que muda é que abre uma janela do XTerm enquanto o gdebi-gtk está rodando. Ele passa a funcionar corretamente no Debian.