[RESOLVIDO] Drivers HP (Hplip) Laserjet 1020

Olá, estou tentando instalar uma impressora HP Laserjet 1020 porém o HPLip não reconhece (nem mesmo o software padrão do ubuntu) ele mostra a impressora e tudo mais, porém quando mando algo para impressão não funciona, ela fica parada e o ubuntu aparece “impressão concluida”.

Já tentei:
-Configurar Plugin no hplip
-Atualizar hplip
-Desinstalar e instalar a impressora com driver do hplip

Oi @andreyvilella!

Já seguiste o tutorial desse site: Drivers da HP - instale ou atualize com o HPLIP no Linux antes?

2 curtidas

Olá, já sim, mas não funcinou :confused:

Ubuntu 19.04

Tenta com outro tutorial: https://sempreupdate.com.br/como-instalar-uma-impressora-em-distribuicoes-baseadas-no-ubuntu-ou-fedora-parte-1/.

Esse tutorial era o que fiz quando adicionei a impressora HP que meu computador nem detectou.

2 curtidas

Segui algo parecido pra instalar o CUPs e infelizmente não deu(mesma coisa do driver HP, ela nem se mexe e o sistema fala que foi impresso), a ultima tentativa foi agora pouco baixando o plugin da 1020 direto no servidor da HP (Index of /download/printdriver/auxfiles/HP/plugins) mas nada feito, ele da um erro quando vou tentar instalar o plugin

OBS: Dual Boot o Windows 10 ela funciona perfeitamente.

1 curtida

Tentei esse tutorial: Como instalar o utilitário HPLIP 3.19.3 para gerenciar Impressoras e Multifuncionais da HP no Linux - Diolinux também não funcionou.

Tenta na primeira e segunda respostas da questão: hplip - HP laserjet 1020 plus printer not working in Ubuntu 14.04 - Ask Ubuntu.

1 curtida

PLUG-IN INSTALLATION FOR HPLIP 3.19.3

Option Description

d Download plug-in from HP (recommended)
p Specify a path to the plug-in (advanced)
q Quit hp-plugin (skip installation)

Enter option (d=download*, p=specify path, q=quit) ? d

DOWNLOAD PLUGIN

Checking for network connection…
Downloading plug-in from:
Downloading plug-in: [\ ] 0% Receiving digital keys: /usr/bin/gpg --homedir /root/.hplip/.gnupg --no-permission-warning --keyserver pgp.mit.edu --recv-keys 0x4ABA2F66DBD5A95894910E0673D770CDA59047B9

INSTALLING PLUG-IN

Creating directory plugin_tmp
Verifying archive integrity… All good.
Uncompressing HPLIP 3.19.3 Plugin Self Extracting Archive.Extraction failed.
Terminated
error: Python gobject/dbus may be not installed
/
gzip: stdout: Broken pipe

DOWNLOADING FIRMWARE

Downloading firmware to device hp:/usb/HP_LaserJet_1020?serial=FN135WJ…
error: Firmware file ‘/usr/share/hplip/data/firmware/hp_laserjet_1020.fw.gz’ not found.

Done.

PRINT QUEUE SETUP

warning: One or more print queues already exist for this device: HP-LaserJet-1020.

Would you like to install another print queue for this device (y=yes, n=no*, q=quit) ? y

Please enter a name for this print queue (m=use model name:‘HP_LaserJet_1020’*, q=quit) ?m
Using queue name: HP_LaserJet_1020
Locating PPD file… Please wait.

Found PPD file: drv:///hpcups.drv/hp-laserjet_1020.ppd
Description:

Note: The model number may vary slightly from the actual model number on the device.

Does this PPD file appear to be the correct one (y=yes*, n=no, q=quit) ? y
Enter a location description for this printer (q=quit) ?
Enter additonal information or notes for this printer (q=quit) ?

Adding print queue to CUPS:
Device URI: hp:/usb/HP_LaserJet_1020?serial=FN135WJ
Queue name: HP_LaserJet_1020
PPD file: drv:///hpcups.drv/hp-laserjet_1020.ppd
error: Firmware file ‘/usr/share/hplip/data/firmware/hp_laserjet_1020.fw.gz’ not found.
error: Firmware download is Failed.

PRINTER TEST PAGE

Would you like to print a test page (y=yes*, n=no, q=quit) ? y
warning: hp-testpage should not be run as root/superuser.

HP Linux Imaging and Printing System (ver. 3.19.3)
Testpage Print Utility ver. 6.0

Copyright (c) 2001-18 HP Development Company, LP
This software comes with ABSOLUTELY NO WARRANTY.
This is free software, and you are welcome to distribute it
under certain conditions. See COPYING file for more details.

Printing test page to printer HP_LaserJet_1020…
Test page has been sent to printer.

note: If an error occured, or the test page failed to print, refer to the HPLIP website
note: at: http://hplip.sourceforge.net for troubleshooting and support.

Done.

Done.

RE-STARTING HP_SYSTRAY

warning: hp-systray should not be run as root/superuser.

HP Linux Imaging and Printing System (ver. 3.19.3)
System Tray Status Service ver. 2.0

Copyright (c) 2001-18 HP Development Company, LP
This software comes with ABSOLUTELY NO WARRANTY.
This is free software, and you are welcome to distribute it
under certain conditions. See COPYING file for more details.

error: hp-systray cannot be run as root. Exiting.

esse erro que da quando tento rodar ./hplip-3.19.3.run (quando to configurando a impressora)

1 curtida

Aparentemente a versão 19.04 não é compativel com hplip (hp-doctor me informou isso ao menos, mas prosseguiu com os procedimentos)

Checking for Deprecated items…
error: This distro (i.e ubuntu 19.04) is either deprecated or not yet supported.

1 curtida

Por isso, Ubuntu 19.04 é muito nova. Talvez 18.04 seja uma solução se não te importas.

2 curtidas

Eu instalei inicialmente a 19.04 depois voltei pra 18.04, porém a 18.04 não tem como eu escolher a placa gráfica, assim tendo que iniciar com “modeset.nouveau=0” no grub e depois instalando o driver da Nvidia (ele não ativa de jeito algum o Prime pra switar entre Intel HD e NVIDIA GTX) e esse problema é bem mais chato que “apenas” uma impressora não funcionando (Solução temporária é mandar os arquivos pra partição NTFS e imprimir no Windows kkkk vou permanecer na 19.04 e esperar ela amadurecer mais, algumas interfaces (DDE por exemplo) não instalam também, mas creio que com o tempo isso se resolva! Bom, pra ficar de resolução 19.04 até o momento não é 100% compatível com o hplip logo não está instalando corretamente a impressora.

Muito obrigado pela ajuda e as dicas!
Abraço!

Tente outras soluções com hpijs ou foomatic com o driver “foo2zjs”
http://foo2zjs.rkkda.com
se ela funcionava em uma versão anterior, não tem porque não funcionar na versão mais atual a não ser que o Ubuntu esteja retrocedendo.

tenta com esse

foomatic eu já tentei ontem também rsrs e da na mesma, ele manda imprimir e aparece concluido, mas minha impressora nem mexe … eu já tô aceitando que a versão 19.04 tá com algum problema com o driver …

exatamente dessa forma que estou tentando e não estou conseguindo rsrs vou ver se acho outro método, ou espero uma nova versão do hplip

Estou passando pelo mesmo problema no Deepin 15.10.
Duas HP (8710 e M402dne)
Reconhece as impressoras de rede e instala sem erros.
Envia jobs para a fila, mas não sai nada. Fica com status “retido” e não há o que fazer.
Já segui todos os tutoriais acima, e nada.
Já desisti. Quando quero imprimir algo (o que é bastante raro), abro uma VM ou envio a um colega.
No aguardo de uma solução também.

Cara impressora de rede eu utilizo uma wireless p1102w, basta instalar o hplip-gui e do terminal chamar hp-setup ip_da_imoressora, o plugin é instalado de boas até postei aqui em outro tópico.

Eu deixei um dual boot com Windows 10 home que veio no notebook (ainda tem tarefas que dependo dele pois acho mais prático, como App da Netflix do Windows 10 que baixa offline) caso eu consiga resolver meu problema eu coloco aqui qual tutorial, ou o que fiz pra corrigir.

Ontem eu precisei instalar uma Officejet Pro 8600.
Usei o HPLip e de cara não reconhecia. Depois que desliguei e liguei o computador ele passou a reconhecer. Não sei se isso é normal, mas comigo funcionou.

@morcegon eu não tente instalar HPLip e reiniciar, parece que esqueci de fazer “o básico” kkkkk bom, vou testar amanhã pra ver se funciona