[RESOLVIDO] Download da Steam extremamente baixo

Olá pessoal, tudo bem?

Instalei a Steam no meu Ubuntu 18.10, mas o download de jogos está baixíssimo. Tenho uma internet de 10M, mas o download fica por volta dos 100KB/s… Alguma ideia do que possa ser. Já fiz o teste de velocidade e a net está OK. Qualquer dica também para aumentar a velocidade de download da Steam é bem vida.

Valeu.

Chegou olhar nas configurações do cliente steam se o download não está limitado?

1 curtida

Sim, fiz isso. Está como ilimitado. Também tentei mudar a localização do servidor e deu na mesma.

Já usou em uma versão anterior do sistema? Ocorria este problema?

1 curtida

Realmente parece cara de que a Steam está limitando o download de alguma forma, afinal, se a internet fosse lenta demais ou tivesse maior desempenho não ficaria estável em 100. Sugiro remover os arquivos de configuração e resetar a sua Steam. Por via das dúvidas, faça um bkp dos games.

1 curtida

Não. Instalei o 18.10 tem pouco mais de uma semana e acabei de instalar a Steam. Notei esse problema no primeiro jogo que fui baixar.

Eu baixei o arquivo de instalação direto do site. Há alguma outra maneira de instalar, algum repositório? M vou precisar de BKP dos games pq notei a lentidão no primeiro que fui baixar.

Existe a possibilidade do seu provedor limitar o download de alguns sites?

1 curtida

Você habilitou firewall ou fez alguma configuração de DNS?

1 curtida

Obrigado pela sugestão. Eu já havia pensado nisso antes de postar e desabilitei mas não resolveu.

Creio que não pois tinha no Windows e funcionava de buenas, download era rápido. Até por isso percebi a diferença na velocidade.

Então… vamos lá… Perguntei aqui no fórum mas enquanto isso fui fuçando na net para ver se achava algo.

Achei um tópico na comunidade Steam (em inglês).

Nele o cara disse que conseguiu contornar o problema instalando o dnsmasq. Fiz a instalação no meu mas estava apanhando um pouco para entender o que ele fez. Daí nos comentários desse tópico o próprio camarada cita um poste no GitHub. Lá no último comentário desse post do GitHub um cara diz para fazer o seguinte procedimento:

1. sudo nano /etc/dnsmasq.config
  2. Procure ‘listen-address’ e altere para ‘listen-address=127.0.0.1’ (remova o # se a linha estiver comentada). Salve as altereções.
  3. Depois reinicie o serviço do dnsmasq: “sudo systemctl restart dnsmasq.service”

Fiz aqui no meu e reiniciei o sistema porque estava tendo um erro para tentar reiniciar o dnsmsq (dizia que a porta 53 já estava em uso).

Após reiniciar o sistema o download do jogo que estou baixando no Steam pulou dos cerca de 100 KB/s para 1,3 MB/s (10Mb/s).

Deixei os links de onde achei a solução caso alguém venha a passar pelo mesmo. Recomendo fazer o procedimento apenas se tiver o mesmo problema (sabe como é né, em time que tá ganhando não se mexe).

Agradeço a atenção que deram e as sugestões!

3 curtidas