[RESOLVIDO] Como aumentar a performance do Kubuntu?

O suporte ao driver 390 no kernel versão 5.6 e posterior acabo verifique a versão do seu kernel.
$ uname -r
Caso seja 5.6 ou superior você tera que compilar o kernel 4.19 ou usar o Nouveau.
Eu não sei em que versão do kernel começo a dar problemas mais pela noticia foi em alguma versão anterior ao 5.6.

Oh, sério? Caramba, realmente terei de trocar então kkkkkk

Bom, muito obrigado pela ajuda, Gabriel (Utherbone). :slight_smile:
(acho que vou de Fedora hehe)

Boa tarde! Sério isso? Caramba, eu não sabia dessa… o meu Kernel atual é 5.4, será que ele não tem mais o suporte para o driver da placa?

~atualização~
Eu dei uma olhada aqui num site e diz que os drivers Nvidia 340, 304, 173.14, 96.43, e 71.86 perderam o suporte para o Kernel 5.4. O driver Nvidia 390 terá suporte a Kernel mais novos até o fim de 2022.

Foi nesse site em que vi essa informação:

1 curtida

Ué é só você testar a performance do Nouveau se for superior ao da Nvidia mais tipo assim muito mais muito superior é porque tem algum problema com o driver da Nvidia.

1 curtida

Legal a Nvidia estar dando suporte ainda para o driver 390, mas sua CPU não está isento de culpa risos, mas mesmo assim é um suporte estendido ou seja nada de melhorias o que consequentemente deixará com a sensação de baixo desempenho e isso principalmente em jogos.
Isso tente com o Fedora e teste XFCE e o Cinnamon ai se não mudar muito a solução é compilar o Kernel ou baixar uma versão mais antiga que o amigo @aguamole sugeriu.
Um link com instruções: https://sempreupdate.com.br/como-instalar-o-linux-kernel-4-19-no-ubuntu-debian-fedora-linux-mint-opensuse-e-em-qualquer-distro-linux/

Saudanções,
Gabriel (Utherbone)

1 curtida

Como pessoal ai em cima falou, tente compila um novo kernel recomendo demais kernel do Liquorix ou clear. Vir varia pessoas no reddit falar bem do kernel clear no arch e no void

Só uma correção o driver 340.108 funciona até o kernel 5.4 e no Arch Linux com aur parece que funciona com 5.6 mas não testei