[RESOLVIDO] Como aumentar a performance do Kubuntu?

Boa noite, pessoal! Recentemente, eu instalei em meu computador o Kubuntu 20.04, não tive nenhum problema com ele por enquanto, entretanto, eu sinto como que se não tivesse usando 100% da minha máquina (não que eu tenha uma máquina poderosa), em outras palavras, eu sinto como que se tivesse usando o computador no modo de economia de energia, eu sinto gargalos em alguns jogos, a máquina não chega nem a esquentar (não que virar uma churrasqueira seja algo bom). Alguém saberia alguma forma para fazer o Kubuntu utilizar tudo que tenho da minha máquina? Não ficando nesse possível modo de economia de energia limitando o uso do hardware…

Você pode experimentar desativar os efeitos que vem ativo por padrão no kubuntu. Vá até as configurações do sistema e pesquise por efeitos de área de trabalho, na sessão aparencia, desative o blur e o translucidez.

Olá, @Pupy tudo bem? Não sou nenhum especialista mas sobre o achar que a performance do Kubuntu esteja “limitada” isso pode estar relacionado a capacidade computacional do CPU e da capacidade do processamento GPU seja integrada ou dedicada.
Quando temos Hardware mas antigos (é o meu caso Core 2 Quad) a tendência das distribuições e até o próprio kernel Linux é deixar de aprimorar, melhorar performance em hardwares obsoletos, o mesmo vale para GPU, não sei qual é seu processador e muito menos sua GPU, é certo que o Kubuntu tem muitos recursos visual e isso demanda processamento da CPU e da GPU, se estiver usando um driver de GPU obsoleto ou uma GPU muito antiga é certo que enfrentará um desempenho horrível ou no melhor cenário ruim e por outro lado requisições demoradas uso elevado de processamento da CPU indica que já não está dando conta do sistema, o que pode ser feito é a troca da CPU ou um Kernel Linux feito sob medida para a CPU obsoleta.

@Pupy Alguém saberia alguma forma para fazer o Kubuntu utilizar tudo que tenho da minha máquina?

Conclusão, não à muito o que se fazer, mas entretanto dependendo da sua resposta podemos tentar lhe ajudar.
Diga qual é sua CPU, GPU, se usa dois pentes de memória RAM ou um.

Saudações,
Gabriel (Utherbone)

De que hardware esta escrevendo?

Bom dia, @Utherbone! Estou bem sim, e com você? Perdão pela demora, bom as configurações são as seguintes:

Intel Pentium G4400 3.30GHz (2 núcleos);
4 Gb de memória;
Geforce Nvidia GT 420 2Gb;
HD 500 Gb;

Não é um hardware poderoso (principalmente a placa de vídeo). O motivo disso tudo é que utilizando outras distribuições como o Linux Mint (Cinnamon) ou o Fedora (Gnome) eu senti que o sistema estava usando bem do meu hardware, como eu mencionei anteriormente, é como que se eu tivesse num modo de economia de energia. Talvez eu troque para outra distribuição, é bom se aventurar um pouco kkkk

Eu já fiz isso, amigo, mas mesmo assim obrigado por repassar essa informação. <3

Mandei o Hardware na resposta ao Utherbone acima.

Instalou o driver proprietário da NVidia?

Sim, amigo, já está instalado e em uso perfeitamente.

Você, por acaso, deixou os papeis de parede para mudarem sozinhos de tempos em tempos? Eu tive esse problema em que os jogos travavam rapidamente a cada x segundos. Depois descobrir que, quando o KDE Plasma troca de papel de parede, há um pico de uso do processador.

Não, utilizo de papel de parede modo imagem apenas.

vc tem o cpupower instalado? talvez ele que esteja empacando tudo

Bom dia! Bom, cpupower eu não tenho, entretanto, eu tenho aqui o cpufreq. Eles seriam, de alguma forma, equivalentes?

Qual driver você esta usando proprietário ou open source? Você tem problemas em executar video no youtube? tipo a 1080p 60fps?

Eu utilizo o driver nvidia-driver-390. Não, eu não constumo ter problemas em executar vídeos no youtube em 1080p60fps. Entretanto, já me ocorreu de estar vendo vídeo no youtube em 480p e tanto o vídeo, como o próprio sistema, estarem travando.

Acho que hoje irei mudar para o Fedora, foi uma das poucas distribuições que me fizeram satisfeitos com o hardware que tenho, mesmo utilizando Gnome como interface obtive uma experiência equivalente utilizando Windows, mas sem a parte dos bugs claro kkkkk

Quando eu tinha 4GB de RAM eu fazia muito uso de swap.

sudo nano /etc/sysctl.conf
Colar o conteúdo:
vm.swappiness=100
Salvar

Manda print dos processos que estão gastando mais memoria.

Olá, esses são os os processos que mais gastam. Eu, muito provavelmente, durante a tarde irei pôr o Fedora no computador, então mais tarde irei fechar o tópico. De qualquer forma, eu agradeço pela tua ajuda, farei sim mais uso da SWAP por causa da pouca ram.

sim, cpufreq - How do I set the CPU frequency scaling governor for all cores at once? - Ask Ubuntu
se vc for mais vida loka um pouco vc pode compilar seu próprio kernel

Também estou bem obrigado, sua CPU já não da conta da interface KDE Plasma e jogos ao mesmo tempo. eu tive um problema semelhante com KDE Neon no meu hardware que é mais antigo:

CPU: Q9550 2,83 ghz
MEN: DDR2 8gb
VGA: Radeon HD 5750

Não ficou bom o desempenho, sintomas muito parecido como os que você tem usando o Kubuntu ai resolvi usar o Xubuntu e o desempenho foi superior, acredito que com o fedora XFCE deva ser maior que com o Cinnamon, mas você pode testar e nos contar qual que teve um desempenho melhor na sua maquina.

Saudações,
Gabriel (Utherbone)

1 Curtida

Eu tive um problema uma vez com linux, estava com um desempenho muito inferior ao que eu tinha no windows 10, mas depois de pesquisa bastante vir que meu problema era aceleração grafica, mesmo ela ativada ela não funcionava corretamente. Em vez da minha gpu funciona ela tava jogando todo trabalho na CPU e mesmo sendo um i7 da 5 geração estava tendo problemas. Mas ai eu troquei kernel e resolvi meus problemas

2 Curtidas