[Resolvido] Chrome OS Flax, qual notebook suporta? Positivo Motion Plus Q464B ou Compaq 420?

Boa tarde! Meu notebook atual queimou e agora eu tô sem notebook pra estudar, como eu tô sem muita grana tava pensando em comprar um notebook bem baratinho na faixa de R$800,00 até R$1000,00 e buscando encontrei Notebook Compaq 420 e o Notebook Positivo Motion Plus Q464B

Notebook Compaq 420:
Notebook Compaq 420 Intel Pentium-N3700 4GB 120GB SSD Led Webcam HD W10 14,1’’ Cinza + Office 365 https://www.americanas.com.br/produto/4199005625/notebook-compaq-420-intel-pentium-n3700-4gb-120gb-ssd-led-webcam-hd-w10-14-1-cinza-office-365?offerId=619d0f43d9fd6edeec3b27be&opn=AFLCOMPARADORES&epar=af_co_00_ab_acom&utm_medium=comparadores&utm_source=zoom&utm_campaign=marca%3Aacom%3Bmidia%3Acomparadores%3Bformato%3A00%3Bsubformato%3A00%3Bidcampanha%3Azoom&sterm=YYNKZU&cor=Cinza&voltagem=BIVOLT&condition=NEW

Notebook Positivo Motion plus Q464B

A minha intenção é instalar o Chrome OS Flax, mas eu tô na dúvida em saber se as “máquinas” roda com tranquilidade os sistema da Google tranquilo pra eu pelo menos poder usar em paz sem passar raiva com travamento. Vocês poderia me dizer qual desses dois notebooks que consegue suportar o Chrome OS Flax com tranquilidade?
Notebook Compaq 420 tem as seguintes configuração:
Ram - 4gb
SSD - 120
Processador: Intel Pentium N3700

Notebook Notebook Positivo Motion Plus Q464B
Ram - 4gb
SSD - 64
Processador: Intel Atom

Poderia usar um Linux com XFCE? Poderia, mas eu não sei se o XFCE suportaria essa configuração, eu sei que tem interface mais leve como o LXDE, mas eu não me dou bem com a interface do LXDE então por isso eu optei pelo Chrome OS Flax, mas como eu não sei nada de hardware eu tô pedindo essa ajuda. Estou aberto a indicações ou orientações fora do assunto discutido, tipo, um outro sistema ou um outro notebook…essas coisas.
Meu orçamento atual é esse valor R$800,00 a R$1000,00
Desde já muito obrigado pelo espaço e pela ajuda. Ah! E desculpa qualquer coisa.

Vai e ter dor de cabeça
ChromeTrash e bem seletivo e é garantido de não funcionar nesses dois citados
Se eu fosse vc pegaria um usado ou compraria um gabinete, ou no risco esse Compaq mas e melhor evitar a dor de cabeça

1 curtida

Eu não tenho dinheiro pra comprar um gabinete, assim, se eu comprar um gabinete eu vou ter que comprar um teclado, um mouse, uma mesa e por aí vai, não dar. Um usado? :thinking: não tinha pensado nisso, eu vou ver se encontro um usado que esteja dentro do meu orçamento. Valeu pela dica :grin::+1:t5:

1 curtida

Ah! Lembrei de uma coisa. Tu sabe se o Linux mint XFCE consegui rodar nesses dois notebook? Mais uma coisa, poderia me indicar um notebook que suportaria um Linux XFCE ou Chrome OS Flax?

Precisa ser necessáriamente o Chrome OS? A Linha Motion e os Compaq 4x suportam Linux, mas até agora que eu pude testar só Ubuntus-like com KDE Plasma, nesse tutorial eu mostro como fazer, serve pra esses dois hardwares também

2 curtidas

Linux mint funcionaria muito bem no Compaq, no positivo requer ajustes

1 curtida

Pode ser Linux tbm, o meu antigo notebook eu tava usando o Linux Mint, eu to mais preocupado com o meu orçamento :sweat_smile:. Se esses notebooks, que estão dentro do meu orçamento, podem usar um Linux Mint já está ótimo pra mim e eu já descartado o Chrome OS, eu achava que não dava pra usa um Linux Mint xfce, vc me deu uma boa notícia pra mim.

Entendi! Então eu vou desse aí. Valeu pela ajuda, mas eu vou buscar um usado primeiro como disse se eu não achar um que se encaixe no meu orçamento eu vou de Compaq msm. Obrigado!

1 curtida

Qual o limite exato do seu orçamento momentâneo?

P.S.: Apesar da marca Compaq pertencer à HP, desde meados da pandemia, os exemplares vendidos no Brasil nada mais são do que máquinas fabricadas localmente pela Positivo sob licença da Hewlett-Packard, situação semelhante aos Vaio (Que nem são Sony Vaio porque essa divisão da Sony não existe mais, nem são da Vaio, herdeira japonesa da Sony Vaio formada por ex-funcionários), então, fica 6 por meia dúzia:

https://www.positivoempresas.com.br/para-empresas-publicas/linha-vaio/notebook-vaio-fe15/
Notebooks Sony Vaio ainda são diferenciados ? | Hardware.com.br.
Os primeiros notebooks Vaio sem a marca da Sony • Tecnoblog

1 curtida

Oi! Boa tarde! Meu orçamento máximo é R$ 1.000,00, estourando esse valor, uns R$ 1.200,00. Eu busco um notebook dentro desse orçamento, não posso gastar muito que isso logo eu to desempregado, só tô vivendo de bico e o caixa que eu tenho é isso. Eu busco um pra estudar pra concurso e fazer alguns trabalhos (bico) com digitação de trabalho escolar, eu sei que notebook dentro desse orçamento são notebook fracos por isso tava perguntando se o Chrome OS Flax rodava nesses dois modelos que eu citei porque eu achava que Chrome OS Flax era (ou é) mais leve que o Linux Mint xfce e só o sistema do Google já é suficiente pra mim. Eu entrei no mundo Linux buscando um sistema fraco pra um netbook que eu tinha e consegui me firmar no Xubuntu então já estou acostumado com notebook fracos, mas ainda fico boiando com esse negócio de tecnologia :sweat_smile: por isso ajuda que eu pedi. Você tem alguma indicação (ou orientação) que possa me ajudar?

Eu ainda estou buscando um usado que esteja dentro do meu orçamento.

Penso que suas opções são:

1. Ir em assistências técnicas de sua cidade, visto que elas sempre têm um modelo a preço módico que foi consertado, mas, que o dono não veio buscar;
  2. Tentar comprar notebooks de mostruário em lojas locais (Eles sempre são muito mais bem baratos);
  3. Aguardar a Black Friday, ondes os preços devem cair, há chromebooks por exemplo na faixa de pouca mais de R$ 1.400 que nesse período poderão atingir a faixa de preço que você pode arcar, tipo esse:
    https://www.mercadolivre.com.br/notebook-lenovo-chromebook-11-amd-3015ce-32gb-emmc-4gb-cor-cinza/p/MLB25573772#polycard_client=search-nordic&wid=MLB5073120358&sid=search&searchVariation=MLB25573772&position=1&search_layout=grid&type=product&tracking_id=70164fd8-1ea7-4816-bbe0-eb62502114aa
    Imagino que esses notebooks tradicionais do tipo “essenciais” também se encontrarão nessa faixa de preço durante a Black Friday:
    https://www.mercadolivre.com.br/notebook-asus-vivobook-go-15-l510-slim-e-livi/p/MLB28480018#polycard_client=search-nordic&searchVariation=MLB28480018&position=41&search_layout=grid&type=product&tracking_id=a5478a51-401e-47fe-81f7-f5e2a9490221&wid=&sid=search
    https://www.mercadolivre.com.br/notebook-lenovo-b33015ikbr-intel-core-i3-7020u-4gb-500gb-15/p/MLB29726549#polycard_client=search-nordic&searchVariation=MLB29726549&position=15&search_layout=grid&type=product&tracking_id=f43e4e80-498f-4f2f-945c-93ebd234a78c&wid=&sid=search
  4. Adquirir um mini notebook de hardware simples (Não sei a qualidade da fabricante, mas, ele vende prioritariamente para os setores público e corporativo) e instalar uma distro Linux ou Chrome OS Flex, já que é basicamente o mesmo hardware:
    https://loja.daten.com.br/notebook-daten-dvcn-1--na1v1116033-/p
  5. Por fim, você pode adquirir um notebook recondicionado/remanufaturado, com procedência e garantia de uma empresa de confiança:
    https://www.saldaodainformatica.com.br/notebook?preco=862-1200
    Neste último caso, atente-se para os selos de classificação da qualidade de cada equipamento:
1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.