Uso o KDE desde 2007 (Kurumin) e comecei a monitorar minhas distros pelo Conky desde 2016, quando desativei / removi os serviços PIM-Baloo-Akonadi pela primeira vez.
Ao longo de 2016-2019, vi diferentes usos de RAM na inicialização ─ de 332 MiB (Devuan) a 565 MiB (Fedora), conforme a quantidade de serviços de cada distro, em meu antigo hardware de 4 GB de RAM, ─ e esses números apresentavam apenas um leve aumento residual, de um semestre para outro.
Todas, sempre com KDE.
Este ano, com um novo hardware de 16 GB, instalei quase todas as mesmas distros que tinha antes, e o uso de RAM foi um pouco maior, de 480 a 650 MiB na inicialização, de acordo com os serviços de cada distro. ─ Talvez, devido a novos Kernels, novas versões do KDE, ou maior exigência do próprio hardware, ─ ou talvez porque, havendo folga de RAM, as distros tendam a usar um pouco mais (cache), para agilizar.
Até aí, me pareceu tudo normal ─ com um leve aumento residual ao longo dos meses.
Houve um aumento moderado, no PCLinuxOS, quando alterei uma configuração para UXA (ou algo assim), em Março. ─ Em Agosto, fiz upgrade do KDE Neon, e ele também passou a usar um pouco mais de Memória RAM ─ mas ainda ficou abaixo do Mint 20 com KDE.
Isso também me parece coisa normal.
O que me espantou é que, de Julho para Agosto, o uso de RAM deu um pulo enorme, no openSUSE Tumbleweed, Fedora, Mageia, Debian testing, e por fim também no Void ─ enquanto as outras distros mantêm quase os mesmos valores.
Alguém entende o que pode estar acontecendo?
Algum palpite, que seja?