Continuando a discussão do [Resolvido] Aumento de uso de Memória RAM em 4 distros:
No início de Outubro, marquei o tópico (acima) como “Resolvido”, após concluir que se tratava de um bug do Conky. ─ Mas eu estava redondamente enganado. ─ Trata-se de uma mudança no cálculo de “Memória usada”, a partir do Conky 1.11.6, e veio para ficar.
Essa alteração foi proposta em 2014 (Kernel 3.14) e recebeu o aval de Linus Torvalds. ─ Um novo campo MemAvailable foi criado em /proc/memimfo, desde aquela época, exatamente para que ferramentas (Conky, top, free, htop etc.) pudessem calcular a “Memória RAM usada” com maior precisão. ─ E é claro que ninguém adotou o “novo” cálculo, até cerca de 5 anos depois:
MemUsed = MemTotal - MemAvailable
Em meados de 2019, finalmente alguém propôs isso à equipe do Conky. ─ A mudança foi incluída no Github em Outubro 2019 ─ e começou a chegar às distros rolling-release (+Fedora) com o Conky 1.11.6, a partir do final de Julho 2020.
Neste gráfico (acima), estão as indicações de “Uso de Memória RAM” nas minhas distros (todas com KDE), segundo a versão do Conky instalada em cada uma delas ─ e segundo o htop, que costumava acompanhar o Conky, há vários anos. ─ Em seguida, estão os cálculos “antigo” e “novo”, que fiz a partir das informações em /proc/meminfo.
-
Nas distros em que o Conky está alinhado com o cálculo “novo”, trata-se do Conky 1.11.6.
-
Nas distros em que o Conky continua alinhado com o htop (e com o cálculo “antigo”), trata-se do Conky 1.11.5 ou outra versão anterior.
Descartei outras ferramentas (free, top, inxi), pois não se alinham, nem com o cálculo “antigo”, nem com o “novo”.
Para mais detalhes, fiz uma postagem com todas as informações que consegui encontrar: