[Resolvido] Após atualização apps Snap não abrem, solicitando o pacote "apparmor"

Meu Debian é um verdadeiro tanque de guerra! Extremamente confiável, estável, previsível. Acontece que, essa semana, ele mudou. Após uma atualização de rotina (update & upgrade & snap refresh & flatpak update) o snap deixou de funcionar.

Explico: todas as aplicações em snap deixaram de funcionar e o snap deixou de ser reconhecido pelo sistema, informando a necessidade do pacote apparmor.

Acionei os responsáveis pelo apparmor no Git, que foram muito rápidos e prestativos para tentar corrigir a falha (que já existia em report anterior), mas não houve sucesso.

Resumo: terei que deixar de usar os aplicativos em snap ou formatar a máquina.

Difícil “acusar” o Debian de ter falhado, mas não consegui identificar o que poderia ter causado esse problema.

Se alguém tiver conhecimento de solução, let me know, pls!

Bloco de Citação
Issues after upgrading Debian Unstable (#45) · Issues · AppArmor / apparmor · GitLab

1 curtida

há conflito de libs?

2 curtidas

Exatamente! Há conflito de diferentes versões das libs do apparmor.

1 curtida

Não vou dar a solução, apenas desabafar junto (vai que ajudar rs)… um dia dei uma de inocente/inconsequente e forcei a atualização da lib “libc6”… foi quebradeira total!
Já queria formatar e acabou virando uma desculpa…

2 curtidas

A falha não foi no Debian mas nos snaps, teoricamente dando um apt purge snap* e um apt install snapd resolve

6 curtidas

@Natanael.755 obrigado! Tive uma rápida atenção por parte dos mantenedores do snap e também do Debian, porém sem uma solução até o momento. Resolvi com as suas sugestões. Valeu!

1 curtida

Deve ser problema relacionado ao Snap, no meu arch alguns programas estavam dando erro ao abrir, reinstalei o snap e os programas e foi resolvido.

1 curtida

@vagner.rodrigues O teu post ta muito bem escrito, parabéns! Já o título estava o que costumamos chamar de “título ruim”. Ao criar titulos procure sempre resumir o problema para o qual tu procura solução, a exemplo de como está o título agora. Um título como o anterior ( Meu Debian deu pau! Será que fui eu?) não diz absolutamente nada sobre o que está sendo discutido no tópico, assim é possível que pessoas que saibam a solução para o teu problema nem entrem no tópico, e também dificulta caso futuramente outra pessoa tenha o mesmo problema e esteja procurando pela solução.

Sugiro que antes de voltar a postar leia este tópico:

3 curtidas

@vagner.rodrigues E sempre que resolver um problema sinalize o tópico como resolvido e marque a resposta com a solução. =)

3 curtidas

Obrigado pelo feedback, @Jedi_Fonseca! Vou evoluindo para as próximas. Abraço

4 curtidas