Bem-vindo(a) ao Diolinux Plus! Leia antes de começar!

O Diolinux Plus é para todos os membros da comunidade Diolinux, blog, canal e afins, que estão dispostos a aprender mais sobre Linux e tecnologias open source, além de tecnologia de forma geral.

Aqui você encontrará ajuda para resolver os seus problemas, um ambiente ideal para você compartilhar as suas ideias e projetos, além de um local preparado para receber novos usuários.

Compartilhar conhecimento está no nosso DNA, junte-se a nós para fazer parte da família e vá um pouco além do que o blog e o canal podem oferecer! :slight_smile:

Tire um tempo para:

Dicas Rápidas:

  • Procure criar os tópicos na categoria adequada, na dúvida peça ajuda para um moderador;
  • Se a solução para o seu problema foi encontrara, você pode marcar a melhor resposta e a que funcionou para você, assim as próximas pessoas que procurarem pelo conteúdo, saberão logo de cara qual foi a solução do problema;
    - Uma medida que ajuda a identificar um tópico solucionado é adicionar [RESOLVIDO] ao início do título do tópico depois que ele for solucionado;
  • Seja respeitoso, não há nada mais importante do que isso.

Como criar um bom tópico?

  • Antes de abrir um novo tópico, faça uma pesquisa. Quem sabe a sua dúvida já tem uma solução.

  • Criar um bom tópico é excencial para que o seu problema seja resolvido com maior velocidade. Procure criar um bom título.

     Exemplo de BOM título: "*Não consigo instalar o Ubuntu no meu Lenovo Yoga 12*"
    
     Exemplo de título RUIM: "*Socorro! Meu ajudem, Linux não funciona*"
    
    
    Exemplo de BOM título: "*Não consigo encontrar a libvlkan no Manjaro*"
    
    Exemplo de título RUIM: "*Onde acho isso???*"
    

Além de dar trabalho aos moderadores, que terão de verificar o seu pedido de ajuda e ajustar o título para que ele signifique algo mais representativo para quem for tentar lhe ajudar, você corre o risco de tomar um "time_out’ por não colaborar de forma ativa para com a organização comunidade do fórum;

  • Procure também ser descritivo no seu problema, todos os detalhes podem ser importantes. Lembre-se que as pessoas não podem adivinhar as configurações que você fez ou hardware que você usa, então, sempre que conveniente, escreva sobre o seu problema detalhadamente, informando também os passos que você já tentou fazer, etc. Logs de erros, saídas de terminal, imagens e até mesmo vídeos podem ser muito úteis para ajudar com o seu problema.

  • Ao encontrar a solução, lembre-se de marcar a resposta que te ajudou como “Solução”, assim todos saberão qual informação garantiu a sua solução satisfatória, facilitando a vida de quem for procurar no fórum pelo problema. Pode ser interessante também editar o seu título, adicionando [RESOLVIDO] no início dele, assim fica mais óbvio ainda que o problema tem solução. Como infelizmente nem todos leem as regras, sempre que você flagar uma circustância onde a solução foi encontrada mas não existe esse tipo de opção marcada ou o texto do título alterado para [RESOLVIDO], lembre gentilmente o criador da postagem a fazer tal modificação, ou o marque um dos moderadores do fórum na postagem para os mesmos o façam. Desta forma, aos poucos, esse comportamento vai se tornando comum de todos.

  • Ninguém é obrigado a ter um Português impecável, mas evite abreviações nos títulos especialmente, isso dificulta a indexação, tente ser claro(a), tente evitar erros gramaticais sempre que possível, não custa nada fazer uma revisão na sua postagem antes de clicar em “publicar”.

Aproveite o fórum!

68 Curtidas