[RESOLVIDO] Ajuda com "held broken packages" no Linux Mint 19.1 (Cinnamon)

@CanalOCaraDoTI2

Ricardo, desculpa pela ignorada. Não foi intencional.
Depois eu vi que tava escrito na tela de instalação que a parada era a tal da tecla ‘e’. Mais um caso de RTFM! kkkk

Além disso, Ricardo, fiz do jeito que estava em seu vídeo, mas para mim não funcionou. O problema é que o driver manager do mint não mostra nada quando é carregado, então eu tenho que instalar pelo terminal, mesmo. Mas brigadão! Inclusive, acredito que vocês possam produzir conteúdo com essa minha saga aqui para ajudar pessoas. Digo vocês porque pode ser você, o Dio, ou qualquer pessoa que se importa em facilitar e resolver a vida da galera de maneira fácil.

@pinguimfu e @anon17586640

Agradeço a atenção de vocês (principalmente o @pinguimfu), mas não era nada que foi discutido aqui.

TL;DR

1. Rode este comando: lspci -vnn | grep '\''[030[02]\]'
    Se a saída tiver [0300] e [0302] em vermelho você tem um sistema nvidia optimus e deve continuar. Senão, talvez a solução não esteja aqui.

2. Se o item anterior for verdadeiro e você tiver uma GeForce 820m é provável que apenas o driver 390 vá funcionar (então comece por ele);

3. Se, depois da instalação e da reinicialização, a tela de login não aparecer (ficar tudo preto) aperte Ctrl+Alt+F1 (se estiver no laptop e não for, tenta a combinação anterior com a tecla Fn adicionada - Ctrl+Alt+Fn+F1). Loga com seu usuário e senha. Em seguida, rode o comando sudo dpkg-reconfigure lightdm (substitua lightdm pelo nome do seu display manager). Reinicialize;

4. Se foi, e você consegue logar normalmente, é isso. Se você nem vê a tela de login ou se o login fica em loop, continue lendo;

5. Se você não vê a tela de login: siga os passos deste link de acordo com o seu display manager;

6. Se o login fica em loop: aperte Ctrl+Alt+F1 (se estiver no laptop e não for, tenta a combinação anterior com a tecla Fn adicionada - Ctrl+Alt+Fn+F1). Loga com seu usuário e senha. Renomeie o arquivo .Xauthority para qualquer nome (não o apague). Pressione Ctrl+Alt+F7 (ou a variação com o Fn) e logue com seus dados normalmente. Deve funcionar;

7. Se funcionar pode remover o arquivo que você renomeou (está na sua pasta home). Caso não tenha funcionado, aí vai ter que procurar;

VERSÃO ESTENDIDA E SEM CORTES

Antes de tudo, quero dizer pra quem está lendo e tem a mesma config que eu que por mais que o site da nvidia diga que o driver disponível pra GeForce 820m é o 410.93, eu não consegui fazer este driver funcionar. Eu tentei de tudo. Comecei instalando pelo ppa o pacote nvidia-driver-410. Ele instalou e (aparentemente) não reclamou de nada. Quando rebootei, a tela ficou toda preta. Tipo, o display desligava! O laptop não desligava mas o display sim.

Dei Ctrl+Alt+F1, loguei e verifiquei a pasta /etc/modprobe.d pra ver se tinha algum blacklist para o nouveau. Não tinha arquivo nenhum. Tentei criar mas sem sucesso. Em seguida, removi absolutamente tudo da nvidia e baixei o driver do site (um arquivo .run). Quando fui instalar, durante o processo, saiu uma mensagem no console dizendo que aquele driver não era compatível, que o driver seria instalado mas que ele ignoraria a placa (ou seja, não iria funcionar) e que o driver que eu deveria usar era o da família 390. Percebam a inconsistência da nvidia em relação aos drivers suportados. Eu usei a própria ferramenta DELES pra ver qual driver deveria usar e durante a instalação sou notificado que aquele driver não serve. Absurdo! (peço desculpas, por não documentar estas mensagens e postar aqui)

Fiquei como? Mas enfim…

Mais uma vez, removi TUDO da nvidia, baixei o pacote nvidia-driver-390 e instalei. Fiz o reboot. O mesmo sintoma da tela desligar. Novamente, fiz o Ctr+Alt+F1 e loguei. Verifiquei na /etc/modprobe.d e desta vez havia um arquivo que botava o driver nouveau na blacklist. Bom sinal! Mas como resolver a parada da tela?

Bom, saí lendo tudo de fórum gringo, fazendo as coisas e nada. Reinstalei lightdm, reinstalei xorg e nada. Na real, tive que reinstalar o Mint porque depois que reinstalei estes dois últimos nem da splash do mint eu saía.

Cheguei a postar no fórum do Linux Mint e ninguém pôde me ajudar lá também, infelizmente.
Porém, foi no fórum da nvidia que consegui resolver o meu problema.

Lá me foi dito que o problema era que o comando que habilita a saída do prime não estava presente no lightdm.

Foi dito para eu fazer sudo dpkg-reconfigure lightdm e rebootar pra ver se ia. Se não fosse, teria que fazer manualmente. Adivinhem… CLARO QUE NÃO FOI! kkkkkkk

Fui e fiz manualmente como diz na wiki do Arch que vocês podem conferir aqui.

DETALHE: sigam os passos de acordo com o Display Manager (DM) que vocês utilizam. Outra coisa, neste link explica também o que é o tal do nvidia Optimus.

Fui, fiz isso e… [musiquinha do baú do Zelda] funcionou! Porém…

A tela não ficava mais preta e a GUI subia, mas quando logava, o SO me redirecionava pra tela de login novamente e ficava nesse looping. Daí, pesquisei como sair disso e vi que renomeando o arquivo que fica em .Xauthority que fica na home (~) isso parava de acontecer.

Bom, fiz isso e funcionou!

Loguei normalmente, rebootei pra me assegurar e depois apaguei o arquivo antigo que tinha sido renomeado.

OBSERVAÇÕES E FONTES

Pra ver se seu sistema possui a tecnologia nvidia optimus execute o comando lspci -vnn | grep '\''[030[02]\]' Se houverem duas saídas em vermelho ([0300] e [0302]) então você foi premiado com o optimus…

Caso haja o arquivo xorg.conf em /etc/X11 E você tenha optimus APAGUE O ARQUIVO. Foi-me dito que, em dispositivos optimus, esse arquivo só atrapalha o sistema;

Caso alguém queira ver a saga nos fóruns, pode ver a thread no fórum do linux mint e, caso se interesse, pode ver no fórum da nvidia as well (ambos em inglês).

Recomendo que, caso tenham problemas relacionados à nvidia, procurem diretamente no fórum dedicado ao linux da empresa. Na Primeira resposta já resolveram meu problema! (em inglês)

A informação sobre como detectar se seu sistema possui optimus, pode ser vista no site do reddit (em inglês).

FINALIZANDO…

Meu problema agora é que o SO tá demorando 1.25m desde ligar o laptop, botar a senha e carregar o desktop, o que é MUITO tempo! Mesmo se você tirar 4s assumindo como o tempo que eu digito a senha (que é tempo demais, inclusive) ainda assim é bem ruim. Mas, isso é outro problema e que vocês até podem me ajudar a resolver, caso vocês saibam algo pra otimizar o boot do Linux. Mas para isso abrirei outra thread.

Nos vemos na próxima!