Linux não Roda em Notebooks novos?

Bom dia amigos,

Estou no mundo Linux a + - 4 meses, estava usando apenas o Linux no meu notebook de trabalho, sem dual-boot se wine, nada apenas o linux para fazer todas as minhas tarefas do dia a dia. Instalei o Ubuntu LTS e rodei uns 2 meses com ele, depois fiquei sabendo do Linux Mint 19, pelo canal do diolinux, instalei a versão com Cinnamon e foi amor a 1ª vista, perfeito, larguei o Ubuntu e Fiquei com o Mint 19.

Descrição da Máquina que Rodava o Mint 19:

|Dell System XPS L502X|
|—|—|
|Intel(R) Core™ i7-2630QM CPU @ 2.00GHz|
|ChannelA-DIMM0
|8.192,0MB|
|ChannelB-DIMM0
|8.192,0MB|

|Placa de Vídeo|
|—|—|
|NVIDIA GeForce GT 525M|
|Intel(R) HD Graphics 3000|
*
*
Resolvi aproveitar uma promoção e comprar um notebook novo, Configuração:

|Dell G7-7588|
|—|—|
|Intel(R) Core™ i7-8750H CPU @ 2.20GHz|
|ChannelA-DIMM0
|8.192,0MB|
|ChannelB-DIMM0
|8.192,0MB|

|Placa de Vídeo|
|—|—|
|NVIDIA GeForce GTX 1060 with Max-Q Design|
|Intel(R) UHD Graphics 630|

|Placa de Rede|
|—|—|
|Killer E2400 Gigabit Ethernet Controller|

Foi o início de várias tentativas para tentar usar o Linux, e várias tentativas frustradas!
A Dell Disponibiliza esse notebook com a versão LTS do Ubuntu. Todavia era mais cara do que ele com o Windows (Vai entender). Assim que recebi o notebook, resolvi formatá-lo.

  1. Tentei instalar o Mint 19, Travou na tela do símbolo do Mint e pronto, pesquisei o que podia ser e até mandei um e-mail para o Diolinux, ele me respondeu me enviando um artigo explicando esse problema, achei que seria minha solução.
    tutorial: https://www.diolinux.com.br/2018/11/veja-como-instalar-o-ubuntu-e-o-mint-em.html

Realizei o procedimento para que o Mint não subisse o drive nouveau, dessa forma foi possível usar o Live USB, instalar a distro e quando reiniciei a máquina, que coloquei a minha senha, TELA PRETA e só aparecia o mouse. Tentei comutar para o modo texto e mesmo assim travava. Tentativa, dei boot novamente pelo Live USB e alterei o arquivo de instalação do GRUB e editar a linha de comando lá com a seguinte informação: nouveau.modeset=0 splash quiet acpi=off. Reiniciei o mesmo problema.

Finalmente lançaram o Mint 19.1, quem sabe agora vou poder usar :frowning: . Mesmo problema do Mint 19, tentei a mesma solução e infelizmente sem sucesso.

  1. Ouvi falar do Fedora com Cinnamon, testei ele pela LIVE USB e perfeito, sem problemas de incompatibilidade, vou então tirar o Mint 19.1 e instalar o Fedora 29 Cinnamon. Sistema instalado, vamos logar nele e usar. Depois de abrir algumas janelas o Fedora travou, sem resposta, :frowning:
    Já imaginei é problema de Drive, desliguei o noteboot no Dedão e reiniciei o S.O. primeira coisa que fiz foi segui o tutorial do Fast OS no - YouTube

Pau! Dizia e mostrava que tinha instalado o drive, depois que reiniciava, o Kernel exibia uma msg informando que não foi possível instalar o drive da Nvidia e que iria usar o drive nouveau. Formatei a máquina e tentei fazer de outra forma. 1ª coisa que fiz foi atualizar 100% o Fedora, o Kernel 18 foi para o Kernel 20 (quem sabe agora vai). Ao realizar login no S.O. perdi minha placa de Rede Wi-fi :frowning:

Reiniciei o S.O. e escolhi a opção com Kernel 18, tentei instalar por lá o drive da Nvidia mas apresentava o mesmo erro.

  1. Tentei, Debian, Manjaro, OpenSuse, Nem davam boot no meu notebook!

Entrei no Telegram, e conversei com o pessoal das comunidades: Oficina do Tux, Linux Mint Brasil, Ubuntu Brasil, Comunidade Fedora - Fedora, FedoraBrasil, para pedir uma ajuda aos universitários.

Me surpreendi com a disponibilidade e com a atenção que o pessoal tentou me ajudar, muito obrigado mesmo! Fiquei ainda mais com vontade de usar o Fedora! Um muito Obrigado tb ao Cristiano Furtado da CPU House, que ate me ligou para entender melhor o meu problema, Galera show de bola!

  1. Tirei todas as opções de “seguranças” na minha BIOS: PPT Security, Secure Boot, Secure Boot Mode mudado de Deployed Mode para Audit Mode, Expert Key Managment - Desabilitada, BIOS Recovery, Auto OS Recovery Threshold e SupportAssint OS Recovery. Tudo DESATIVADO, vamos novamente tentar (Troquei Tb de UEFI para Legacy).

Agora todas as ISO das Distros davam boot, tentei

1º O Mint 19.1, mesmo erro, tentei as mesmas soluções supracitadas e mesmo problema. Tentei o Mint 19, subiu sem precisar editar o boot mas apresentou o mesmo problema, tentei resolver pelos mesmos passos e mesmo problema.

2º O Fedora 29 Cinnamon, mesmo problema.

3º Dedian, OpenSuse e RedHat (quando Tentava abrir janelas congelava).

Me restava testar o Ubuntu, apesar de não ser muito fã, pois perco muito tempo deixando ele com uma cara mais amigável e instalando coisas que outras distros já trazem configuradas e funcionando.

Pesquisei no site da Ubuntu e da Dell sobre a configuração da BIOS para rodas o SO.
https://certification.ubuntu.com/hardware/201801-26082/

Peguei o Passo a Passo no Próprio site do Fabricante:
https://www.dell.com/support/article/br/pt/brbsdt1/sln151664/how-to-install-ubuntu-linux-on-your-dell-pc?lang=en#Configuring_the_Ubuntu_install

BIOS AJUSTADA Vamos agora tentar novamente instalar o Linux, mas antes vamos tentar novamente o Fedora 29 Cinnamon depois o Mint 19.1 e se der Pau vou pro Ubuntu LTS

Resumindo mesmos problemas, então fui pro Ubuntu 16.04 LTS 64-bit, já sem muita esperança.

Ubuntu instalado, loguei no SO e começo a abrir janelas e trava!! Sem problemas vou desligar no dedão e como todas as outras distros vou instalar o drive da Nvidia.
Novamente no SO, 1ª coisa que faço, instalar o drive 415.27 da Nvidia, após isso, mandar o SO reiniciar, e claro quando mandei, travou !!! :smile: Padrão! Desliguei no Dedão e liguei a maquina novamente. Agora sim com o Drive da Nvidia funcionando, sem travar nada, fiz todas as atualizações do Ubuntu, instalei todos os programas que uso no meu dia a dia e sem problemas!

Porém, notei que minha bateria passou a durar bem menos tempo, ate instalei um gerenciador pela Gnome-Store para gerenciar os planos de energia do note, mas não funciona muito bem :frowning:

Em fim, Acredito que minha única opção atualmente é o Ubuntu, pois não consigo instalar e nem usar o Fedora Cinnamon ou o Mint Cinnamon. Entretanto não curto muito aquela cor Laranja nem a DE.

O jeito é esperar passar um ano, ai quando meu micro estiver mas venho (surguir uma nova geração de I7) quem sabe consigo usar outra distro!

Se alguém tiver alguma solução, por favor compartilhem.

Mas antes que mandei um ler ou ver vídeos sobre instalação de drive Nvidia em notebooks Híbridos,
já fiz esse dever de casa, e só lembrando que instalei sem problemas no Ubuntu.

umas das referencias na Instalação:

5 curtidas

Não sei se lhe ajudará mas me pareceu que seu hardware é mais um daquelas problemáticos com híbridas intel+Nvidia.
Veja esse tópico: Como instalar Ubuntu e Linux Mint em notebooks com GPUs híbridas

3 curtidas

Esse foi um dos que utilizei para tentar instalar. Como falei no Mint e no Fedora simplesmente não instala o drive. Só consegui instalar o drive da Nvidia no Ubuntu. Mas valeu a Dica. Até conversei com O Cara do TI, segui o passo a passo mas no Mint e no Fedora não funciona, só no Ubuntu.

2 curtidas

basicamente estou com o mesmo problema no meu msi gl62m 7rex, ele trava no terminal ao fazer um simples lscpi ou outros comandos da gráfica, não dá shutdown ou rebbot tenho de recorrer ao botão. A unica coisa que consigo fazer é ir ao browser e alguns programas.

2 curtidas

Descreve qual é o teu notebook, modelo e marca! Se conseguir te ajudo, kk

2 curtidas

Fala, @diomenezes, tudo bem?

Cara, dá uma olhada neste meu tópico e vê se te ajuda de alguma maneira (ja deve ir pra solução que eu cheguei no meu sistema com LM 19.1).

No meu caso, conseguia fazer a instalação de boa. O problema era instalar driver da nvidia. A nvidia dizia que dava pra instalar o driver x, mas na hora de instalar o driver x não pegava. Depois tive que instalar o driver 390 mas a tela parecia que apagava, enfim… na minha instação do LM 19.1 deu problema no lightdm e tive que fazer uns ajustes na mão. Lá tem todos os detalhes, caso queira saber “a jornada inesperada” kkkk.

Novamente, vê se pode te ajudar. Espero que ajude!

2 curtidas

Marca: MSI
Modelo: GL62M 7REX
Processador: Intel i7-7700HQ
Gráfica: Intel + Nvidia 1050ti
RAM: 8GB ddr4 2400
SSD: 250GB
HDD: 1TB
SO: Debian 9 Buster (o único que inicia, mas não faz nada xD)

eu abri um post aqui a explicar o que acontece e ja exterimentei algumas coisas, mas sem sucesso.

dmesg atual:
https://drive.google.com/open?id=1E6PjxPs0oJhR0Y4sODFmqffhxhliDZOK

Receio que vá tentar o ubuntu novamente, já tentei todas as configs na BIOS e mais algumas mas nada resultou.

Vou dar uma olhada, mas o meu congela se tentar usar o i Ctrl+Alt+F1, tenho que dar boot pelo LIVE USB e editar por lá. Vou ser se talvez resolva o Fedora, o Mint tá mais complicado!

1 curtida

Só um detalhe, teu problema aí tem nada haver com teu i7…é a nvidia híbrida…

4 curtidas

E seria qual? Só consegui instalar e rodar o Ubuntu.

1 curtida

Nvidia tem péssimo suport dessas placas híbridas no Linux, ela deixa claro isso publicamente no site…

7 curtidas

algumas fabricantes bloqueiam a instalação de linux… não sabia que a dell fazia isso, mas a lenovo faz…ou fazia…faz tempo que contornei esse problema

3 curtidas

Tentei instalar ubuntu 18.04 lts, sem scure boot trusted computer e em legacy, dou log in e ele bloqueia. -,-’’

Hoje tem a segunda parte da entrevista com o Alexandre Ziebert da Nvidia e começará justamente falando desta treta das Nvidia em hardware híbrido no Linux. Quero só vê a desculpa hehe.

2 curtidas

Vão colocar a culpa, grande parte nos fabricantes (com certa razão) assim como está no site atualmente…mas a real é que é falta de suporte deles tbm…Torvalds já explicou isso faz anos…

3 curtidas

Torvalds não só explicou como também demonstrou o sentimento que nós temos quanto a isso. hehe

6 curtidas

Opa, eae.
Meu notebook tbm é um hibrido. É um lenovo Z400 com nvidia gt635 e intel 4000. Eu tbm tinha muitos problemas com a placa de video e vou tentar ajudar com alguns palpites baseado na minha experiencia.

Acredito que sua bateria estava drenando pois a placa de video dedicada estava sendo usada pra rodar todo o sistema, o que aquece e consome mais energia.

Eu não tinha tantos problemas como vc mas acabei indo pro Manjaro, pois é uma distro que usa por padrão os drivers bumblebee ao invés dos nvidia prime, pq vc n tenta ela?

Eu tbm precisava adicionar um parametro de boot no grub pra tudo funcionar perfeitamente:

acpi_osi=‘!Windows 2012’

Boa sorte!!

3 curtidas

Meu Deus, que pesadelo.

Sei bem o que é isso, quando comprei meu primeiro notebook.

Vejam a história aqui: [RESOLVIDO] - Ubuntu não roda em Semp Toshiba STI IS-1462 - F-7596 111

Já adianto que era driver, somado a um hardware pífio.

2 curtidas

Cheguei a baixar o Manjaro achei até legal mas queria mesmo era ou rodar o Fedora com cinnamom ou o Mint com chinnamom, tentei instalar o chinnamom no Ubuntu mas deu uns erros, ele não localizou algumas dependências. Mas quando lançarem a nova versão do Fedora quem sabe já consigo rodar e com o um novo kernel, pq o 20 não reconhece mais a minha Wi-Fi. :grimacing:

2 curtidas

Quando comprei meu Dell em 2014… a versão Linux era mais cara! Obviamente, optei pela compra do que vinha com Windows (por uma brecha no CDC, solicitei a devolução do valor da licença; mediante a formatação do sistema que fiz em casa).

Te indicaria testar o Deepin, quem sabe ele consiga domar esse seu notebook. Mas vai testando outras distribuições…

E mais… Verifica se a sua BIOS tem alguma atualização da fabricante.

3 curtidas