Resolvendo definitivamente brilho Notebook Samsung Odyssey 2 com Nvidia GTX1650

Quem tem esse notebook e se aventurou em rodar o linux nele sabe da odisseia que é, em vários aspectos, por isso vamos direto ao ponto:

Eu utilizo o Arch Linux com o I3WM, mas essa solução serve para outras distros também.

  1. Vou considerar que o driver da Nvidia está devidamente instalado, configurado e em uso aqui.

  2. Crie o arquivo /usr/share/X11/xorg.conf.d/10-nvidia-backlight.conf e adicione o seguinte conteudo:

Section "Device"
    Identifier "Device0"
    Driver "nvidia"
    VendorName "NVIDIA Corporation"
    BoardName "<nome da sua placa de vídeo como reconhecida pelo sistema>"
    Option "RegistryDwords" "EnableBrightnessControl=1"
EndSection

Para encontrar o parâmetro BoardName , execute o utilitário de configuração nvidia-settings e navegue até X Server Display Configuration, click em Save to X Configuration File, Show preview. Na caixa de dialogo que se abre procure pela estrutura Section “Device”, ela contem a informação que precisamos, no meu caso: BoardName “NVIDIA GeForce GTX 1650”.

O próximo passo agora é instalar um utilitário para controle do brilho da tela. Eu acredito que para quem usa Desktop Environment como gnome, plasma, os próprios utilitários que já vem presentes nessas interfaces devam funcionar. No meu caso que uso o Arch LInux, instalei o utilitário light através do comando:

sudo pacman -S light

Este ultimo passo é apenas para quem usa o I3WM, vamos habilitar o funcionamento das teclas brilho+ e brilho- nativas do teclado:
Edite o arquivo de configuração do seu i3, no meu caso:

nano ~/.config/i3/config

e adicione o código abaixo:

# Habilitando as teclas de backlight
bindsym XF86MonBrightnessUp exec light -A 5
bindsym XF86MonBrightnessDown exec light -U 5

Apos salvar as modificações acima, reinicie o i3 e pronto, Arch Linux rodando i3 com ajuste de brilho funcionando perfeitamente no notebook Samsung Odyssey 2 que vem com a placa de vídeo Nvidia GTX 1650. Vale ressaltar que esse procedimento foi testado apenas com o uso do Xorg, quem usa Nvidia já deve saber que Wayland por enquanto… nem pensar.

PS: Senhor moderador, já existe aqui um tópico já fechado relacionado a esse notebook, porem sem uma solução definitiva para a questão do brilho. Veja a melhor forma de utilizar esse conteúdo.

Aqui no Qtile eu utilizo o acpilight e tive que adicionar meu usuário ao grupo vídeo para que eu pudesse ajustar o brilho sem a necessidade de utilizar o sudo.

No light existe este “problema” também?

1 curtida

No meu caso, durante a instalação do Arch, eu já havia adicionado meu usuário ao grupo video, passou liso aqui.

Este tópico foi fechado automaticamente. Novas respostas não são mais permitidas.