Rapaz, já fazem 7 mêses que eu tenho o mesmo laptop, e passo por várias dores de cabeça com o Linux.
1- Sem controle de brilho: esse eu consegui contornar, utilizando a wiki do ArchLinux. consegui aplicar as dicas no Arch (óbvio), Manjaro e Ubuntu Gnome. POP!OS, nem por um milagre! Ele gerência as configurações de video de uma forma peculiar, quando comparado as outras distros, e acaba não aceitando os mesmos “work arounds” por assim dizer. Segue o link da wiki em questão:
NVIDIA - ArchWiki , na seção 2.3.4.
No reddit do POP tem algumas pessoas reclamando da mesma coisa (com o mesmo note), mas as respostas não conseguem sanar a questão.
- Headphone jack: Simplesmente não funciona. As distros reconhecem que um fone foi inserido, mas não reproduzem audio por ele. O melhor que consegui, foi reproduzir uns chiados bem baixinhos no Ubuntu. Isso utilizando o audio boost de 150%, alsamixer, pavucontrol, e tudo mais.
Atualmente tenho de fazer video conferência com uma certa frequência, e não posso ficar sem entrada para o microfone.
3- Glitches de video diversos: Seja na hora de instalar (tive de instalar o Ubuntu, Kubuntu e Mint) utilizando modo seguro de video. Depois de instalado, só o Ubuntu funciona melhorzinho, sendo que com um delay de 3 a 6 segundos entre um comando e uma atualização na tela (não acontece de forma constante, mas acontece diversas vezes ao longo do uso). O sistema fica perceptivelmente pesado. O Manjaro fica mais rápido, porém, mais bugado também. Jogar, em qualquer uma das distros, nem pensar. Apesar de ser minha máquina principal, ele é um note gamer, logo…
Fedora o video funciona ( com os drivers Nouveau), mas o audiojack fica na mesma das outras distros citadas.
Ainda tem outras distros para testar, mas é complicado parar de trabalhar para ter de configurar todo o pc, e depois ter de repetir o processo pois algo não está funcionando.
Eu adoro Linux, Gnome e KDE são excepcionais (sou super fã dos dois), meu workflow fica fantástico no mundo do Pinguim, porém, depois de 5 mêses tentando ( e caindo em alguns becos sem saída), o Windows acaba sendo minha solução. Apesar das limitações que ele impõe à intervenção do usuário, o sistema funciona 100%. Eu estava utilizando unicamente Linux a uns 4 anos, mas a incompatibilidade com meu novo hardware, está me deixando sem escolha.