Problema com brilho no Pop OS - Samsung Odyssey 2

Fala pessoal, usei Windows a vida toda e agora decidi experimentar um sistema novo. Comecei com o POP OS em dual boot no meu Samsung Odyssey 2, mas logo de inicio me deparei com um problema: O brilho fica sempre no máximo, por mais que eu ajuste nas configurações, no controlador no canto superior direito ou pelas teclas FN.

Decidi então trocar de distro e fui para o Ubuntu, e ai a surpresa, mesmo problema. Segui um tutorial aqui para alterar algo no terminal, fiz exatamente igual e não deu resultado, mas claro, eu sou zero experiência com terminal, então nem sei se fiz correto.

Se alguém puder dar uma mão agradeço demais! Valeu pessoal

Cara, sou até um pouco experiente com ubuntu, mas também fui pego de surpresa, inclusive não achei nenhum tópico sobre o assunto nem em sites estrangeiros, olhando o tempo que você postou isso aqui me faz lembrar por que as vezes temos que mudar para windows mesmo não ficando satisfeitos com tudo, lá pelo menos o básico funciona!

1 curtida

Já tentou este programa?

Pode ser q você instalou com UEFI, ai o linux não consegue controlar algumas coisas muito bem.

Rapaz, já fazem 7 mêses que eu tenho o mesmo laptop, e passo por várias dores de cabeça com o Linux.

1- Sem controle de brilho: esse eu consegui contornar, utilizando a wiki do ArchLinux. consegui aplicar as dicas no Arch (óbvio), Manjaro e Ubuntu Gnome. POP!OS, nem por um milagre! Ele gerência as configurações de video de uma forma peculiar, quando comparado as outras distros, e acaba não aceitando os mesmos “work arounds” por assim dizer. Segue o link da wiki em questão:

NVIDIA - ArchWiki , na seção 2.3.4.

No reddit do POP tem algumas pessoas reclamando da mesma coisa (com o mesmo note), mas as respostas não conseguem sanar a questão.

1. Headphone jack: Simplesmente não funciona. As distros reconhecem que um fone foi inserido, mas não reproduzem audio por ele. O melhor que consegui, foi reproduzir uns chiados bem baixinhos no Ubuntu. Isso utilizando o audio boost de 150%, alsamixer, pavucontrol, e tudo mais.
    Atualmente tenho de fazer video conferência com uma certa frequência, e não posso ficar sem entrada para o microfone.

3- Glitches de video diversos: Seja na hora de instalar (tive de instalar o Ubuntu, Kubuntu e Mint) utilizando modo seguro de video. Depois de instalado, só o Ubuntu funciona melhorzinho, sendo que com um delay de 3 a 6 segundos entre um comando e uma atualização na tela (não acontece de forma constante, mas acontece diversas vezes ao longo do uso). O sistema fica perceptivelmente pesado. O Manjaro fica mais rápido, porém, mais bugado também. Jogar, em qualquer uma das distros, nem pensar. Apesar de ser minha máquina principal, ele é um note gamer, logo…

Fedora o video funciona ( com os drivers Nouveau), mas o audiojack fica na mesma das outras distros citadas.

Ainda tem outras distros para testar, mas é complicado parar de trabalhar para ter de configurar todo o pc, e depois ter de repetir o processo pois algo não está funcionando.

Eu adoro Linux, Gnome e KDE são excepcionais (sou super fã dos dois), meu workflow fica fantástico no mundo do Pinguim, porém, depois de 5 mêses tentando ( e caindo em alguns becos sem saída), o Windows acaba sendo minha solução. Apesar das limitações que ele impõe à intervenção do usuário, o sistema funciona 100%. Eu estava utilizando unicamente Linux a uns 4 anos, mas a incompatibilidade com meu novo hardware, está me deixando sem escolha.

Olá pessoal, tenho o mesmo notebook e passei pelos mesmos problemas relatados pelos amigos. Eu consegui resolver o problema onde não saia audio pela porta P2 com o fone de ouvido.

Eu uso o Archlinux com Pipewire e mesmo assim estava sem áudio no fone de ouvido, eu já havia passado por umas 10 distros e nada. Só resolveu quando eu criei o arquivo

/etc/modprobe.d/audio-jack.conf

e dentro dele colei

options snd_hda_intel model=alc256-samsung-headphone

Explicando: Isso basicamente passa o modelo correto como parâmetro para o módulo snd_hda_intel.

Acredito que isso deva funcionar para quem utiliza o pulseaudio também. Para outras pessoas que passam pelo mesmo problema mas com outros notebooks, ou outras controladoras de audio, pode acessar o link abaixo para consultar o model específico.

HD-Audio Codec-Specific Models

Com relação ao brilho, para quem usa gnome, há algumas extensões que resolvem o problema, aqui como eu uso o I3WM terei que dar outro jeito.

Espero ter ajudado.

1 curtida

@francis muitíssimo obrigado por sua dica! Rapaz, você me deixou “de cara para o gol!!!”. Desde 2021 que estou tentando resolver esse problema!!!

Com um modificação mínima na dica do colega finalmente consegui fazer o headphone jack funcionar. Seguem abaixo os detalhes do fix:

1. Criei o arquivo alsa.conf dentro do diretório /etc/modprobe.d

2. No arquivo em questão inseri as seguintes linhas:
    options snd-intel-dspcfg dsp_driver=1
    options snd-hda-intel model=alc256-samsung-headphone

3. Salvei o arquivo, reiniciei a máquina, e estava tudo funcionando conforme o esperado (speaker e headphone).

Meu setup consiste de:
Host: Samsung Odyssey 2 (850XBC P06AHL)
O.S.: Pop!OS 22.04
Kernel: 5.19.0
DE: Gnome 42.3.1
Interface de Audio: Intel HD Audio ALC256
Servidor de Audio: PulseAudio (on PipeWire 0.3.58)

2 curtidas