Remover o título da janela de todos programas no Gnome

Bom dia,

sou daqueles usuários que tem toque, uso o Manjaro Gnome, quero deixar mais espaço na tela, então tenho objetivo de remover a aba de título das aplicações e mover para o shell do gnome, assim como os botões de fechar e minimizar.

Para isso eu instalei a extensão “No Title Bar” e “GTK Title Bar” para remover as barras e colocar no shell. Mas algumas aplicações como o Terminal, gedit e o explorador de arquivos teimam em deixar a title bar. Como no print abaixo:

Alguém sabe como consigo remover? Estou infartando com isso, meu toque ta sendo afetado kkk

Testa a Unite e vê se fica certo.

No gEdit não sei se dá, mas no gnome-terminal ainda é possível via dconf-editor.

A chave em questão seria esta, mude para false é será utilizada a barra de menus ao invés da barra de cabeçalho.

O que você pode tentar é usar o GTK 3 no CSD, com esse wrapper em mãos teoricamente as extensões vão funcionar, mas por que não funcionam você me pergunta?

É porque as aplicações gnome e elementary usam algo chamado “Customer Side Decoration” ou seja a decoração das janelas são feitas pelo cliente (aplicação) e não pelo gerenciador de janelas isso tem vantagens e desvantagens:

Vantagens:

  • No Wayland a janela pode se mover por conta
  • Ocupa menos espaço

Desvantagens:

  • Tem uma usabilidade ruim usando mouse
  • Não se integra bem fora do GNOME/Pantheon
  • Os apps não podem ter muitos atalhos na barra de ferramentas (com muitos eu falo mais de 5)

Claro que essa é uma visão pessoal

É Client Side Decoration…hehe

E até onde eu sei o gtk3-nocsd não funciona no GNOME, mas posso estar enganado.

Agora, respondendo ao tópico, somente as janelas maximizadas é que terão integração com o painel, não conheço nenhuma extensão que faça isso com janelas não maximizadas.

É possível fazer isso usando o Compiz, mas ele não é compatível com o GNOME.

2 curtidas

Valeu mano

Funcionava mas eu não testei nas novas versões

2 curtidas

Nocsd, funciona em outros ambientes como o cinnamon, mate e XFCE no gnome-shell o padrão é utilizar CSD, tem quem não goste, eu gosto pois é uma barra informativa, mas cada um cada um, fico imaginando o novo Geary sem CSD deve ficar horrível, o interessante é que o gnome-terminal foi um dos últimos apps a ganhar CSD, foi bastante esperado, uma opção aí seria mudar para outro terminal e outro editor de texto que não utilize CSD.

Eu faço isso pelo Unite, lá tem várias opções pra você fazer isso, vai ter que instalar o xorg-xprop.
Vale ressaltar que programas que tem uma barra de titulo “personalizada” como a steam não vai fazer com que ela desapareça e vai ter uma redundância da barra

1 curtida

Eu gosto bastante do conceito do CSD, mas é um saco essa mistura de decorações diferentes entre apps, se houvesse uma forma de uniformizar, seria ótimo.

Sim, mas creio que em algumas aplicações mais complexas como o gimp e o inkscape seja um pouco mais complicado utilizar CSD devido a grande quantidade de opções, o geary ficou legal, até larguei o evolution depois de anos.

Acho que poderiam implementar um HUD pra esse tipo de aplicativo.

Nesses caso sim, o geary ficou bacana com CSD.

Eu já não uso aplicativos de email há algum tempo, atualmente eu uso o Spike através do Rambox.

Eu ainda utilizo algumas vezes e não gosto muito da interface do gmail principlamente no smartphone, tem horas que dá saudades do Inbox que foi descontinuado.

O Spike mudou consideravelmente a minha forma de usar emails, pra mim é caminho sem volta.

Depois vou dar uma olhada, valeu pela dica, mas uma coisa que gosto no CSD é o carater informativo da barra não é só um bando de menus, por muitas vezes possui dicas de utilização da aplicação exemplo do gnome-boxes.

1 curtida

Não dá, pra usar um HUD no CSD seria preciso quebrar em em barras de menu ou menu Popup

Usei um tempo e até gostei em alguns pontos. Mas a estética chat é um problema as vezes. Já o Gmail com umas boas mexidas fica muito bem adaptado para mim no desktop.

Olha, o menu já é exportado usando algumas libs específicas, pra implementar isso num HUD, não é um trabalho difícil, já tem alguns projetos nesse sentido em andamento, mas nenhum usável o suficiente, vamos aguardar pra ver como vai ficar no futuro.

Pois é justamente esse formato de chat que mudou tudo pra mim, eu gostei demais, caminho sem volta…hehe