sou daqueles usuários que tem toque, uso o Manjaro Gnome, quero deixar mais espaço na tela, então tenho objetivo de remover a aba de título das aplicações e mover para o shell do gnome, assim como os botões de fechar e minimizar.
Para isso eu instalei a extensão “No Title Bar” e “GTK Title Bar” para remover as barras e colocar no shell. Mas algumas aplicações como o Terminal, gedit e o explorador de arquivos teimam em deixar a title bar. Como no print abaixo:
O que você pode tentar é usar o GTK 3 no CSD, com esse wrapper em mãos teoricamente as extensões vão funcionar, mas por que não funcionam você me pergunta?
É porque as aplicações gnome e elementary usam algo chamado “Customer Side Decoration” ou seja a decoração das janelas são feitas pelo cliente (aplicação) e não pelo gerenciador de janelas isso tem vantagens e desvantagens:
Vantagens:
No Wayland a janela pode se mover por conta
Ocupa menos espaço
Desvantagens:
Tem uma usabilidade ruim usando mouse
Não se integra bem fora do GNOME/Pantheon
Os apps não podem ter muitos atalhos na barra de ferramentas (com muitos eu falo mais de 5)
E até onde eu sei o gtk3-nocsd não funciona no GNOME, mas posso estar enganado.
Agora, respondendo ao tópico, somente as janelas maximizadas é que terão integração com o painel, não conheço nenhuma extensão que faça isso com janelas não maximizadas.
É possível fazer isso usando o Compiz, mas ele não é compatível com o GNOME.
Nocsd, funciona em outros ambientes como o cinnamon, mate e XFCE no gnome-shell o padrão é utilizar CSD, tem quem não goste, eu gosto pois é uma barra informativa, mas cada um cada um, fico imaginando o novo Geary sem CSD deve ficar horrível, o interessante é que o gnome-terminal foi um dos últimos apps a ganhar CSD, foi bastante esperado, uma opção aí seria mudar para outro terminal e outro editor de texto que não utilize CSD.
Eu faço isso pelo Unite, lá tem várias opções pra você fazer isso, vai ter que instalar o xorg-xprop.
Vale ressaltar que programas que tem uma barra de titulo “personalizada” como a steam não vai fazer com que ela desapareça e vai ter uma redundância da barra
Eu gosto bastante do conceito do CSD, mas é um saco essa mistura de decorações diferentes entre apps, se houvesse uma forma de uniformizar, seria ótimo.
Sim, mas creio que em algumas aplicações mais complexas como o gimp e o inkscape seja um pouco mais complicado utilizar CSD devido a grande quantidade de opções, o geary ficou legal, até larguei o evolution depois de anos.
Eu ainda utilizo algumas vezes e não gosto muito da interface do gmail principlamente no smartphone, tem horas que dá saudades do Inbox que foi descontinuado.
Depois vou dar uma olhada, valeu pela dica, mas uma coisa que gosto no CSD é o carater informativo da barra não é só um bando de menus, por muitas vezes possui dicas de utilização da aplicação exemplo do gnome-boxes.
Usei um tempo e até gostei em alguns pontos. Mas a estética chat é um problema as vezes. Já o Gmail com umas boas mexidas fica muito bem adaptado para mim no desktop.
Olha, o menu já é exportado usando algumas libs específicas, pra implementar isso num HUD, não é um trabalho difícil, já tem alguns projetos nesse sentido em andamento, mas nenhum usável o suficiente, vamos aguardar pra ver como vai ficar no futuro.