Remover grub de hd com windows

Bom dia!!
Estou com um desktop com 2 HDs (não é meu), mas fui eu que montei ele.
Fiz com 2 HDs, um para Windows (10) e outro com o Mint. Tentativa de incentivar o uso do Linux
A pessoa não usou o Linux, e eu preciso tirar o HD onde ele esta, mas por causa do Grub, o sistema só da boot com o HD do Linux instalado.
Tem algum procedimento pra retirar, voltar as origens, a partição boot do HD do Windows?

Isso vc configura pela BIOS, pela prioridade de boot. O modo vai depender do modelo da placa e do modo de boot (legacy ou UEFI).

1 curtida

se estiver em dual boot, e retirar o hd do linux… o windows não da boot

Olá. :wave:

Se você tem certeza de que a questão não será resolvida com a sugestão dada (escolher na firmware da placa-mãe por qual sistema iniciar)… E analisando esse trecho do seu depoimento…

… vou perguntar:

• Você tem certeza que existem duas partições (que funcionam) de boot, uma para cada sistema?

• Será que você não criou uma segunda partição de boot, mas na instalação do sistema ela acabou sendo ignorada?

• Será que não existe apenas uma partição de boot funcional, que está sendo usada pelos dois sistemas?

:thinking:

Essa solução serviria se fosse apenas uma partição de boot compartilhada num mesmo dispositivo de armazenamento… Mas me parece que não é o caso.

Acho que a solução possível (ou “a solução que vai evitar retrabalho”) é a boa e velha: “formata que resolve”.

E dessa vez (estou achando que esse é o problema) certifique-se de deixar apenas um dispositivo de armazenamento (HD) conectado, na hora da instalação do novo Windows.

[edit]
E aquela coisa: se resolver formatar faça backup dos seus dados e faça uma instalação limpa, isso é, apague as partições existentes no dispositivo de armazenamento de destino antes de iniciar a instalação. Nesse caso acho que não resolveria aquela formatação leve do Windows - aquela que dá pra escolher manter os arquivos e que depois fica a pasta (acho que o nome é:) “windows.old” em “C:”… Pois acredito que o problema é a falta de partição de boot no dispositivo de armazenamento em que o Windows está instalado… E essa formatação usaria a atual partição de boot.
[/edit]

Então vc precisa reinstalar o inicializador (bootloader) do Windows no disco que tem o Windows instalado. Veja qual é o modo de boot (legacy ou UEFI). Se for UEFI vc também vai precisar de uma partição esp no disco do windows. Mais informações daí eu não sei. Procurei por “windows instalar bootloader outro disco” e me parece que esse site Como Alterar o Boot Drive de Inicialização no Windows 10 tem algumas informações pertinentes.

Se for o que eu estou imaginando, então a instalação é UEFI e o linux foi instalado antes. Quando o windows foi se instalar, ele selecionou a partição esp do disco que tinha o linux. O ideal seria ter tirado o disco que tem o linux se for instalar o windows depois. Mais ainda: não deve ter partição esp no disco que tem o windows instalado, então ainda vai ter que criar uma partição de uns 500 MB no final do disco para fazer o procedimento.

1 curtida

Provavelmente você deve está compartilhando a mesma partição de boot Fat32 Windows/Linux.

Pode-se recuperar a inicialização do Windows facilmente após instalar Linux com GRUB. Pode-se fazer isso pelo Windows e pelo Linux, mas é muito mais fácil fazer pelo Linux.

Use um live do Linux, pode ser do Linux Mint.

No live do Linux Mint abra o terminal e digite:

$ efibootmgr

• Dependendo de quantos Linux você já instalou aparecerão entradas como estas abaixo:

Boot0002* archlinux
Boot0003* Arch-Linux
Boot0004* debian
Boot0007* Fedora

• Torne-se super usuário no terminal com o comando sudo su, depois delete as entradas que apareceram com o comando efibootmgr, no exemplo acima foram: archlinux, Arch-Linux, debian, Fedora, delete uma por vez dessa forma:

efibootmgr -b 0002 -B

efibootmgr -b 0003 -B

efibootmgr -b 0004 -B

efibootmgr -b 0007 -B

Se deletar todas as entradas referentes a Linux recupera-se o boot do Windows.
Depois que o Windows entrar normalmente você pode apaga o Linux do HD.

só em MBR, em UEFI cada disco é independente, basta configurar

Acesse sua bios e nas opções de boot verifique se existe a entrada Windows Boot Manager. Então basta selecionar ela como primeiro na ordem de boot.