ReiserFS pode perder suporte no kernel Linux até 2025

https://diolinux.com.br/noticias/reiserfs-fora-do-kernel-linux.html

O sistema de arquivos ReiserFS já teve seus dias de glória entre os usuários de Linux, porém, segundo os desenvolvedores do kernel, chegou a hora de remove-lo em prol da inovação.

6 curtidas

Entendo que o ReserFS bem como alguns sistemas antigos como Ext2 3 (se já não foi retirado,pode sair também) deixar o Kernel mais enxuto, remover drives de hardware muito antigo, também, ficar mantendo suporte a tecnologias muito antigas, torna o código poluído e de difícil manutenção, o Kernel linux precisa ser estável, leve.

2 curtidas

Faz sentido. Pode ser mantido “out of tree” se tiver gente empenhada em dar suporte.

1 curtida

Que venha inocação, tecnologia nunca pode parar.

1 curtida

Lembro de, uns 10 anos ou mais, usar o ReiserFS, de ler comentários q ele seria o futuro, principalmente com a versão Reiser4. Do nada apareceu a notícia da prisão do Hans e muito expectativa sobre sua continuidade, q infelizmente, não continuou como planejado e caiu no esquecimento.

3 curtidas

Nunca cheguei a utilizar mais me lembro do burburinho que foi na época, augue foi por volta de 2003. Pelo menos muitos recursos do ReiserFS foram copiados por outros sistemas de arquivos.

Realmente foi ótima essa remoção. Hj temos sistemas de arquivos modernos e bem suportados como o BTRFS quem contém muitas ferramentas de gerenciamento de discos.

Eu comecei a usar o Linux em 2006, ano em q o Hans foi preso, mas o hipe continuou por mais 3 anos.

Concordo com a remoção também. Agora, seria bom tirar outros, como o ext2, ext3, dentre outros. Já que vão fazer uma limpeza, que faça completa. Barba, cabelo e bigode, como diriam os mais antigos.

O wipe deveria ser profunda já que até hoje o kernel linux oferece suporte a floppy, mips, powerPC e hardware da velha guarda. Tá na hora de dar uma limpeza geral no código pra facilitar na hora da compilação reduzindo o tempo, enxugando o código.

@Douglas_Dev O kernel já é todo modularizado e vc só precisa compilar o necessário para seu uso. O meu kernel customizado não demora nem 10 minutos demora 20 minutos pra compilar em um computador de 2012… Já os pacotes binários já foram compilados e empacotados pelas distribuições, então praticamente não altera o tempo de instalação do pacote.

@ricardomoc Os módulos que tem suporte mantido e equipe para bugfix não precisam ser retirados. Como falado no texto não há equipe de suporte pro ReiserFS, então não tem ninguém para fazer a migração para uma nova API.

O objetivo do kernel é ser o mais amplo possível, de modo que consiga ser executado tanto no desktop gamer quanto no roteador de 100 reais.

2 curtidas

Ensina eu a fazer isso!

Direto da fonte

Não me toquei q seria do Gentoo.

Cheguei a usar ReiserFS no Slackware e no Suse, era muito [email protected] na época. Triste fim.

1 curtida

já devia ter ido há muito, como suporte a i486 e outros hardwares que ninguém mais usa hoje em dia. pra nós, simples mortais, ext4 ou btrfs tá muito de bom tamanho. qto aos serviços profissionais, tem outros sistemas de arquivos que podem atendê-los. o reiserfs já perdeu sua importância.

aliás, deviam fazer uma boa varredura no kernel. a partir de um processador X para trás, acabar o suporte oficial. por exemplo: linha pentium, amd k5, k6…

o interessante é que a linha celeron ainda é usada, mas os modelos iniciais podiam ir pro espaço. acho que diminuiria o tamanho do kernel e deslocaria energia dos devs para outros recursos q s implementados hj e futuramente.

1 curtida

Pior q muitos ainda possuem máquinas com esse hardware pra lá de obsoleto, como em países + pobres na África. Aliás, mesmo aqui no BR.

3 curtidas

Isso não e nada bom… Descontinuar algo que tem alguma utilidade e extrema besteira (tudo bem pra aquilo que e pouco utilizado, mas se recorrer ao mesmo e não ter e pedir pro concorrente levar vantagem kkk)
“Tirar barba e bigode pode deixar o negócio bem feio”

1 curtida

Acho que o ideal seria “deskernificar” e não remover de vez é problema

1 curtida

tenho lá minhas dúvidas se esses compuadores são significativos hj em dia. teriamos de fazer um ping universal para saber, como faz o zorin. e quantas dessas máquinas não rodam windows?

independente dessa questão, manter um pro cessador pentium, de 20 anos, pra mim é puro desperdício de tempo, por mais pobre se sejam os países da áfrica.

1 curtida