Red Hat planeja evento para avançar com o suporte ao HDR no Linux

A Red Hat está entre os principais agentes envolvidos com o suporte ao HDR pelo Linux, sendo assim, a empresa está organizando uma hackfest, que deve ocorrer ainda este ano. O evento deve durar três dias e pretende reunir engenheiros de software, com conhecimentos relacionados a display e GPU com o principal intuito de avançar mais rapidamente no suporte ao HDR por sistemas com interface GNOME, como é o padrão do Fedora.

Como sugere o anúncio oficial, o acontecimento deve contemplar principalmente a desenvolvedores do GNOME, mas também são esperados membros de outros projetos, como KMS/DRM e Mesa, além de representantes de empresas, como NVIDIA, AMD, Intel, Endless, Canonical, Collabora e Valve. O objetivo principal planejar o desenvolvimento do suporte a tecnologias atuais presentes em placas de vídeo, como o HDR e o VRR, depois eles pretendem debater e colocar no papel, como adequar o KMS e o Wayland a estas mudanças.

Esta notícia vem próxima ao anúncio de um engenheiro da Valve que conseguiu jogar 3 games com HDR através do Gamescope pelo Steam Deck, que usa um sistema baseado em Arch com KDE. Mas enquanto a solução da Valve ocorre em uma sandbox isolada do restante do sistema, a Red Hat pretende que o GNOME suporte janelas com HDR trabalhando no mesmo espaço do que as que não utilizam a tecnologia.

Fonte

8 curtidas