Recuperar pen drive

Boa tarde

Comprei um pen drive Hp de 2 Tb, fui instalar o ventoy nele, deu um erro e o pen drive não abri mais, já formatei pelo gparted e não abrir, e fica aparecendo essa msg, alguém tem alguma solução como resolver?

Eu usava essa ferramenta do link (se ainda tiver windows):

Não tenho windows :frowning:

Opa mano.
Boa tarde!
Dá uma olhada no testdisk.

Já recuperei arquivos que apaguei e partições que corrompi no meu Linux.
Fiz uma cagada e ele e salvou! Dá uma olhada, creio que vai ajudar.

Onde encontro o testdisk? Tem que baixar?

Isso mesmo mano.
Qual distro usa?

Normalmente já está nos repositórios.
No Ubuntu ou derivados só “apt install testdisk -y” e pronto!

Só usar…

Pendrive com firmware alterado, pode jogar fora.

Blz, eu uso o Zorin os

Não existe pendrive de 2TB. Parece que o máximo vendido é 512GB alguma coisa assim, o resto foi feita mutreta para enganar os clientes.
Peguei essa informação da Sandisk, o máximo que ela produz é 512GB, então as concorrentes esta na mesma.

Então é isso…
Só instalar e usar.

Desculpa a ignorância, já instalei pra usar ele é pelo terminal? Se for qual o código?

Mano, linha de comando mesmo.
Dá uma olhada aqui, vai ajudar a entender como funciona mais ou menos.

Acredito que o erro deve ser por alguma partição apagada no pen drive.
Era pra deixar formatar normal pelo mkfs…

Pen drive certamente falso. Você foi vítima de um golpe. Nem adianta tentar “recuperar”: a gambiarra que os golpistas fizeram já era.

Se comprou em alguma plataforma como o Mercado Livre, acione o suporte para devolver e recuperar o dinheiro. Se estiver dentro do período do Direito de Arrependimento (7 dias corridos após o recebimento), será mais tranquilo.

Joga fora, isso é lixo. To insistindo para vc não perder a sua vida pelejando com isso, pendrive de 2TB não existe, não tem fabricação disso em nenhum lugar do mundo, o firmware dele foi alterado para aparecer no sistema operacional como 2TB mas é falso, não existe pendrive de 2TB.

Bom saber.
Nunca comprei um pendrive de capacidade elevada porque imaginava quanto o sujeito iria esquentar.
O pendrive de maior capacidade que tenho, como você mencionou acima, é de 512GB.

O pendrive tem uma capacidade de armazenamento, vamos supor que 1GB, ai vem um cabaço e faz um crack no firmware e ai o firmware visa para o sistema operacional que ele tem vamos supor 20TB, mas não tem pq na verdade ele tem 1GB, ai quando vc vai gravar algo nele ele funciona ate os 1GB que é o armazenamento real dele, mas quando passa no valor de armazenamento do chip de memória do pendrive, quando a gravação vai além, eu não sei bem o que acontece com o chip de memória mas em resultado o pendrive para de funcionar por algum problema no chip de memória do pendrive.
Lembrando que o chip de memória do pendrive é uma Memória Flash, pode valer para qualquer dispositivo de armazenamento de memória que usam esta tecnologia(Memória Flash).

Eu acho que existe programas para fazer este diagnostico, mas sem programa nenhum, apenas usando o recurso de copia do sistema operacional vc pode testar se o pendrive teve o firmware alterado para esse golpe de forma simples, como eu expliquei acima o teste consiste em gravar no pendrive o limite que ele apresenta no sistema operacional, ate o pendrive ficar full, se ele gravar ate o fim e não parar de funcionar, então ele não teve o firmware alterado.

Vi esta matéria, falando do ValiDrive.

O H2TestW é bem bacana para verificar a capacidade real e detectar drives falsos: https://h2testw.org/

Usei ele recentemente para checar um pen drive Sandisk Ultra Fit 128GB que comprei. Mesmo comprando em loja confiável é sempre bom checar, pois Sandisk é a marca que mais falsificam (e o próprio fornecedor da loja pode vender carregamentos falsos).

Além disso, é sempre importante lembrar que não tem como um pen drive de enorme capacidade custar, por exemplo, míseros R$ 90,00 ou algo do tipo. Existem quadrilhas especializadas nesse tipo de golpe (e o autor do tópico foi vítima de uma delas).

Vcs ficam falando de pendrive, mas não é só pendrive que usam Memória Flash não. Olhem a Wikipedia que terão mais informação sobre o que é essa memória.
A versão inglesa da Wikipedia é mais completa.