Recomendação de placa wi-fi PCI-E 5GHz compatível com Linux

Olá, pessoal!

Tenho dois computadores para jogos aqui em casa e, no momento, ambos estão equipados com placas de rede antigas de 2.4GHz, insuficientes para a atual velocidade da minha rede (300 Mb) e para streaming por meio do Steam Link.

Dito isto, estou buscando alternativas de placas PCI-E que sejam totalmente compatíveis com Linux e tenham capacidade de operar nas bandas de 5 GHz e, talvez, 6 GHz (pensando no futuro). Busco placas com bom desempenho.

Estive pensando na Fenvi FV-AXE3000, que usa o chip Intel AX210. O Bluetooth em si não seria muito relevante, pois já tenho bons adaptadores em uso. Meu orçamento seria de aproximadamente R$ 250,00 à vista para cada placa, sem considerar os impostos (que pagarei adicionalmente caso sejam cobrados).

Configurações das máquinas:

• PC1: Core i5 4670K, Gigabyte GA-Z87-D3HP, 16GB DDR3, GTX 1070Ti, KDE Neon.
  • PC2: Ryzen 3 2200G, Asus A320M-K/BR, 8GB DDR4, RX 570, KDE Neon.
1 curtida

pelokeuvi na www. esse chip da intel é suportado desde o kernel 5.10. caso tenha problemas, pode tentar o kernel xanmod, que tem driver até para mosquito da dengue voando torto.

nunca tive prolemas com wifi. e vc dv dar uma olhada nas especificações. e tb s o roteador suporte 5 GHz:

1 curtida

Obrigado pela resposta.

Aqui em casa tenho um modem Huawei EchoLife EG8145V5 e um roteador TP-Link Archer C2 AC750. Ambos suportam 5 GHz.

E aí, KairanD. Tudo bem?

Eu utilizo essa aqui:

Sendo que ela não vai no PCI-Express, mas vai na entrada para placa de rede da placa-mãe. Pelo que percebi, o que eles fazem é colocar esse módulo adaptado em uma placa para conectar ao PCI-Express:

Então eu acho que deve funcionar.

1 curtida

Se for perto do roteador, recomendo passar rede cabeada porque fica fácil. Se for longe do roteador, recomendo passar rede cabeada porque o sinal do wifi vai ficar fraco.

2 curtidas

Para caso de desktop, também concordo que, se puder, passar a rede cabeada.

Entretanto eu utilizo o comutador aqui a uma distância de uns 15 m do roteador, e com 2 paredes pela frente e não tenho problemas com velocidade em 5GHz. O sinal, realmente fica fraco, em torno de uns 30% de força, mas ainda dá para usar tranquilamente.

E olha que o roteador é daqueles da Oi Fibra, que nem antena externa tem.

1 curtida

Aqui realmente é impossível passar rede cabeada, pessoal. Foi a primeira hipótese que considerei, mas realmente não tem como. :frowning:

A distância entre o computador no meu quarto e o modem deve ser de aproximadamente 10 metros em diagonal. O espaço é aberto e o modem é potente.

A rede de 2.4 GHz já me atende muito bem para jogar, assistir filmes/séries em 1080p e fazer qualquer outra coisa no computador. Contudo, sinto que para o streaming de jogos a rede de 5 GHz é necessária.

Pelo que andei lendo, o pessoal realmente recomenda cabeamento para usar o aplicativo do Steam Link, mas a rede de 5 GHz, quando bem configurada e operada, parece atender também. No meu caso, quero transmitir jogos em 1280x720p para um Chromecast with Google TV que fica ao lado do modem (em uma antiga TV 42’’ 1366x768p).

1 curtida

Ei, pessoal! Como eu queria algo potente, acabei pegando a placa da Fenvi com o chip AX210 mesmo… Estou aguardando chegar. Assim que testar, retorno com o resultado. Aparentemente essa é a placa do tipo mais vendida no Ali.

Muito obrigado a todos pelas respostas.

2 curtidas

Bom dia, pessoal! A placa (Fenvi FV-AXE3000) chegou há alguns dias e andei testando… O resultado foi ótimo!

Bastou remover a placa antiga do slot PCI, espetar a nova no slot PCI-E e tudo funcionou perfeitamente no KDE Neon (kernel 5.15.0-46-generic). Minha conexão é de 300 Mbps e a placa está conseguindo alcançar 240 Mbps no meu quarto, que fica bem distante do modem, usando a rede de 5 GHz. Essa placa da Fenvi com o chipset AX210 realmente pega sinal muito bem (não é à toa que vende tanto no Ali).

Como resultado, o Steam Remote Play funciona extremamente bem nas condições que descrevi. Selecionei, nas opções, o modo “suave”, para obter a melhor qualidade de imagem, e a largura de banda “ilimitada”. Estou conseguindo jogar em minha TV 42’’ antiga, a 720p, com uma experiência tão boa que até esqueço que estou usando o Remote Play.

Ou seja, basta um modem de alto desempenho e uma placa de rede potente, conectada à rede de 5 GHz, para poder usar o Remote Play. O ideal é usar rede cabeada, mas não é necessário, porque funciona muito bem com wi-fi 5 GHz (desde que sejam usados equipamentos de alto desempenho).

Como bônus, o Bluetooth integrado à placa também funciona muito bem e com bastante força no sinal.

Obrigado a todos que responderam.

5 curtidas

Por acaso já testou o bluetooth dessa placa? Estou de olho nela por causa do bluetooth 5.2, preciso de uma e ja estou de saco cheio de usar esses bluetooth USB.

Sim! Funcionou de primeira aqui e o sinal é bom. Testei com um joystick GameSir T4 Pro e um fone de ouvido sem fio da Lenovo.

É necessário ter um header de USB 2.0 frontal sobrando na placa-mãe para conectar o cabo do Bluetooth da placa de rede.

4 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.