Tenho dois computadores para jogos aqui em casa e, no momento, ambos estão equipados com placas de rede antigas de 2.4GHz, insuficientes para a atual velocidade da minha rede (300 Mb) e para streaming por meio do Steam Link.
Dito isto, estou buscando alternativas de placas PCI-E que sejam totalmente compatíveis com Linux e tenham capacidade de operar nas bandas de 5 GHz e, talvez, 6 GHz (pensando no futuro). Busco placas com bom desempenho.
Estive pensando na Fenvi FV-AXE3000, que usa o chip Intel AX210. O Bluetooth em si não seria muito relevante, pois já tenho bons adaptadores em uso. Meu orçamento seria de aproximadamente R$ 250,00 à vista para cada placa, sem considerar os impostos (que pagarei adicionalmente caso sejam cobrados).
pelokeuvi na www. esse chip da intel é suportado desde o kernel 5.10. caso tenha problemas, pode tentar o kernel xanmod, que tem driver até para mosquito da dengue voando torto.
nunca tive prolemas com wifi. e vc dv dar uma olhada nas especificações. e tb s o roteador suporte 5 GHz:
Sendo que ela não vai no PCI-Express, mas vai na entrada para placa de rede da placa-mãe. Pelo que percebi, o que eles fazem é colocar esse módulo adaptado em uma placa para conectar ao PCI-Express:
Se for perto do roteador, recomendo passar rede cabeada porque fica fácil. Se for longe do roteador, recomendo passar rede cabeada porque o sinal do wifi vai ficar fraco.
Para caso de desktop, também concordo que, se puder, passar a rede cabeada.
Entretanto eu utilizo o comutador aqui a uma distância de uns 15 m do roteador, e com 2 paredes pela frente e não tenho problemas com velocidade em 5GHz. O sinal, realmente fica fraco, em torno de uns 30% de força, mas ainda dá para usar tranquilamente.
E olha que o roteador é daqueles da Oi Fibra, que nem antena externa tem.
Aqui realmente é impossível passar rede cabeada, pessoal. Foi a primeira hipótese que considerei, mas realmente não tem como.
A distância entre o computador no meu quarto e o modem deve ser de aproximadamente 10 metros em diagonal. O espaço é aberto e o modem é potente.
A rede de 2.4 GHz já me atende muito bem para jogar, assistir filmes/séries em 1080p e fazer qualquer outra coisa no computador. Contudo, sinto que para o streaming de jogos a rede de 5 GHz é necessária.
Pelo que andei lendo, o pessoal realmente recomenda cabeamento para usar o aplicativo do Steam Link, mas a rede de 5 GHz, quando bem configurada e operada, parece atender também. No meu caso, quero transmitir jogos em 1280x720p para um Chromecast with Google TV que fica ao lado do modem (em uma antiga TV 42’’ 1366x768p).
Ei, pessoal! Como eu queria algo potente, acabei pegando a placa da Fenvi com o chip AX210 mesmo… Estou aguardando chegar. Assim que testar, retorno com o resultado. Aparentemente essa é a placa do tipo mais vendida no Ali.
Bom dia, pessoal! A placa (Fenvi FV-AXE3000) chegou há alguns dias e andei testando… O resultado foi ótimo!
Bastou remover a placa antiga do slot PCI, espetar a nova no slot PCI-E e tudo funcionou perfeitamente no KDE Neon (kernel 5.15.0-46-generic). Minha conexão é de 300 Mbps e a placa está conseguindo alcançar 240 Mbps no meu quarto, que fica bem distante do modem, usando a rede de 5 GHz. Essa placa da Fenvi com o chipset AX210 realmente pega sinal muito bem (não é à toa que vende tanto no Ali).
Como resultado, o Steam Remote Play funciona extremamente bem nas condições que descrevi. Selecionei, nas opções, o modo “suave”, para obter a melhor qualidade de imagem, e a largura de banda “ilimitada”. Estou conseguindo jogar em minha TV 42’’ antiga, a 720p, com uma experiência tão boa que até esqueço que estou usando o Remote Play.
Ou seja, basta um modem de alto desempenho e uma placa de rede potente, conectada à rede de 5 GHz, para poder usar o Remote Play. O ideal é usar rede cabeada, mas não é necessário, porque funciona muito bem com wi-fi 5 GHz (desde que sejam usados equipamentos de alto desempenho).
Como bônus, o Bluetooth integrado à placa também funciona muito bem e com bastante força no sinal.
Por acaso já testou o bluetooth dessa placa? Estou de olho nela por causa do bluetooth 5.2, preciso de uma e ja estou de saco cheio de usar esses bluetooth USB.