Recomendação de game engines / game frameworks?

Oi pessoal, tudo bem? Eu migrei para o Linux (Ubuntu Mate) faz algumas semanas e estou bem feliz. Pude deixar o sistema bem do jeito que eu quero, mas só tem um problema: Sou um game designer independente e quando usava Windows usava uma game engine chamada “Game Maker”. Por mais que o Game Maker rode no Wine eu gostaria de saber quais são as recomendações de vocês para a criação de jogos (Faço jogos 2D).

Falei com uns amigos e eles me recomendaram a Godot, por mais que eu tenha bastante interesse nessa engine infelizmente ela se recusa a funcionar na minha placa gráfica :joy:

Pensei em aprender Love2D (Lua), PyGame (Python) e até SDL! Mas não tenho certeza de como devo prosseguir. Alguma idéia?

Você sabe qual erro está sendo exibido na Godot?

Se não me engano a única dependência da serie 3.X é a placa de video ter compatibilidade com OpenGL 2.1 / OpenGL ES 2.0.

Para saber a versão do OpenGL tente executar no terminal:

glxinfo | grep "OpenGL version"

Inclusive ontem (29/01/2020) saiu a versão 3.2:

Canal GDQuest com alguns bons vídeos sobre a Godot (em inglês).

Texto explicando como instalar a Unity 3D:

Realmente, a minha placa é OpenGL 2.1 e não teria motivo da Godot não funcionar. Pelo que eu me lembre eu tinha baixado um jogo base da store e o mesmo não abria, pois dizia que minha placa não era compatível (presumo que o exemplo tivesse sido feito para o OpenGL 3.0 :sweat_smile: ). Não tinha prestado atenção. Aliás, obrigado pelo canal também! Será um bom “starting point” :slight_smile:

Vou marcar como solução, muito obrigado @natorsc.

1 Curtida

Dica: na Godot, você pode definir a versão do OpenGL assim:

2 Curtidas

Godot é C++, certo? Se for, eu vou dar uma olhada nele depois :smiley:

1 Curtida

Com a extensão GDNative, pode-se sim usar C++. O padrão, no entanto, é uma adaptação do Python chamada GDScript.

1 Curtida

Pelo menos é base Python, vou me sentir a vontade. Obrigado pela informação :wink:

1 Curtida

Documentação oficial (grande parte está e pt-br): Documentação do Godot - branch master — documentação Godot Engine latest

Tutorial da documentação ensinando a criar o primeiro jogo: Seu primeiro jogo — documentação Godot Engine latest

No YouTube tem vários vídeos introdutórios, segue um apenas para referencia: https://youtu.be/LR6D5bunRqg

2 Curtidas

Qual a sua GPU? Você esta usando driver proprietário? Qual a versão do driver gráfico?
Essa versão do OpenGL é fornecido pelo driver de video se você esta usando o mesa e sua GPU for da Nvidia provavelmente o driver proprietário tenha a versão 4.6 do OpenGL.
OpenGL 2.1 é da era das caverna foi desenvolvido por um primata.

1 Curtida