Alguém sabe como usar a unity no Linux?

Olá sou desenvolvedor de jogos e uso a engine “Unity”. Estou querendo mudar de sistema operacional, indo para o Linux “Ubuntu”, porém não consegui baixar minha engine, nem pelo wine, nem pela versão já disponível para Linux, se poderem me ajudar digam aí! Agradeço desde já!

1 curtida

Conheça esse projeto maravilhoso.
https://unityxp.tk/

2 curtidas

Penso que a Unity a qual o @PATOGORDO se refere é essa aqui: Plataforma de desenvolvimento em tempo real do Unity | 3D, 2D, engine VR e AR

Estou supondo que você já tinha isso instalado nesse mesmo computador mas rodando Windows e tudo funcionava perfeitamente. Compartilha quais mensagens de erro foram exibidas na distribuição Linux, sendo a engine Unity suportada nativamente é possível que seja alguma biblioteca faltando ou algo do gênero.

Se você seguiu algum guia de instalação cita ele também.

“Welcome to the jungle”

:vulcan_salute:

3 curtidas

Ele est se referindo a Unity para desenvolvimento de jogoo. jogos

OK. Só tinha lido a parte de cima do tópico.

Olá @PATOGORDO

Como não sei a forma com que você está tentando instalar a Unity 3D vou fazer um pequeno tutorial.

Essa instalação foi realizada no Ubuntu 20.04 LTS, porem acredito que funcione sem problemas em outras versões ou mesmo distribuições.

Caso não seja essa a sua duvida, por favor depois poste mais detalhes pra gente.

A forma mais interessante de se instalar a Unity 3D é através do Unity Hub, você pode realizar o download no mesmo em:

https://unity3d.com/unity/beta/2019.3#downloads

OBS: Obrigado ao @kevinlucasilva que enviou o link do Unity Hub que está disponível também no Flathub: https://flathub.org/apps/details/com.unity.UnityHub :smiley:.

Ao fazer o download você verá que é um arquivo AppImage, EU (particularidade minha) :sweat_smile: costumo criar uma pasta APPs na minha home e colocar aplicativos externos nela.

Se você é um usuário mais tradicional do Linux sinta-se a vontade para utilizar a pasta /opt/ ou mesmo outra de sua preferencia.

Para executar o arquivo UnityHub.AppImage você precisa dar permissão de execução para o mesmo, você pode simplesmente clicar com o botão direito sobre o arquivo e clicar em propriedades, em seguida selecione a aba permissões e marque a caixa Permitir a execução do arquivo como um programa.

permissao-de-execucao

Após ajustar a permissão basta dar 2 cliques sobre o arquivo UnityHub.AppImage para iniciar o instalador:

unity-3d-ubuntu-20.04-01

Na tela seguinte você pode ou não permitir a integração com o sistema:

unity-3d-ubuntu-20.04-02

Eu recomendo responder sim, uma vez que isso permite que o atalho seja localizado no dash:

Unity Hub em execução:

Para gerenciar as suas licenças faça login no próprio aplicativo:

Lembre-se de selecionar as licenças de acordo com as suas necessidades:

Agora volte para a pagina inicial do aplicativo selecione a opção Installs:

Nessa sessão você pode selecionar uma instalação existente (LOCATE) ou realizar uma nova instalação clicando em ADD.

Ao clicar em ADD basta selecionar a versão da Unity 3D que deseja instalar:

Na tela seguinte você pode instalar os módulos para as plataformas que deseja exportar:

Aguarde o final da instalação e durante este processo não deve haver nenhum erro:

Com o final da instalação basta ir na aba Projects:

Nela você pode abrir um projeto existente (ADD) ou simplesmente inciar um novo (NEW):

Unity 3D iniciando no ubuntu 20.04 LTS:

Unity 3D em execução:

Caso esteja tendo outros problemas de instalação ou execução basta posta-lós e vamos interagindo e atualizando este conteúdo :grinning:

2 curtidas

Opa sim é essa unity mesmo! Já consegui baixar obrigado pela atenção! Viva ao Linux

2 curtidas

Mais explicado que isso, só se você for na casa do cara instalar…hahaha

Alias, bem fácil.

1 curtida

O Unity Hub também pode ser baixado em Flatpak-> Unity Hub | Flathub

1 curtida

Na minha opinião, sua resposta merece um post separado mo “eu que fiz” - “como instalar a engine unity”.

Parabéns @natorsc :vulcan_salute:

2 curtidas

Também concordo, ficou excelente.

1 curtida

Obrigado @kevinlucasilva, adicionei no tutorial o link do Unity Hub do Flathub que você enviou.

1 curtida