RawTherapee para processar videos

Esse post, não é em si para tirar uma duivida porem sim para documentar o quão bizarro pode ser o Linux e OpenSource, estava eu em minha vida pacata de dev, com minha RX580 q não roda o Davinci de jeito nenhum ( e me perdoem usuarios de kdenlive, aos quais eu me incluo como usuario, ele é muito ruim para fazer correção de cor), porem uso de vez equanto o RawTherapee que é um excelente programa de edição de imagem e coloração de fotos, porem como você leu, de fotos, porem ele tem uma ferramenta chamada rawtherapee-cli que é basicamente a versão de terminal dele ai com o simples comando

rawtherapee-cli -f -o output.png -p profile.pp3 -c source.png

Ele permite aplicar o profile dentro da imagem, ai lembrei que o nosso bom e velho de guerra ffmpeg permite converter videos em seguencia de imagens, com isso muitos já devem notar aonde quero chegar kkkkk.

Minha mente pensante pensou: partiu usar o ffmpeg para extrarir os frames, passar eles pelo RawTherapee e depois juntar todas essas imagens em um video novamente, fiz uns testes pelo terminal e funcionou incrivelmente bem, só que tinha um B.O ficar escrevendo centenas e milhares de imagen no meu SSD, não é uma boa ideia, ai que a modularidade do Linux entra em cena.

O linux tem um ““modulo”” chamado ramfs, que permite que você crie pontos de montagens para pastas só que envez de montar pasta de um HD,SSD,Pendrive, permite que vc faça isso para sua Memoria RAM, simplificando: você conseguirá uma pasta que tudo que você colocar nela vai para sua memoria ram, que é muito mais rapida e não existe limite de TBW.

Com isso em mente crei um programinha em Java para fazer isso tudo automatico já que minha preguiça reina, de ter que digitar 20 comandos diferentes toda a vez que for fazer isso com um video.

O que me impressona e o motivo de eu escrever esse post é o quão versatil é o Linux, que permite fazer uma gambirra de alto nivel como essa kkkkk.

(Caso se entereçarem pelo codigo em java posso publicar para vocês daram uma olhada)

6 curtidas

Está aí uma coisa que gosto no Linux. Ele dá a possibilidade de pensar fora da caixa.

1 curtida

8 postagens foram divididas em um novo tópico: Ativando a aceleração por GPU no DaVinci Resolve no driver aberto da AMD

Salve @gabriellinux, tudo bem contigo?

Esse processo que você criou é bem interessante como prova de conceito, sem dúvida ele mostra que com criatividade dá para criar soluções bem inusitadas com as ferramentas disponíveis.

Olhando do lado prático, converter para imagens, tratar e depois transformar em vídeo novamente adiciona variáveis que podem impactar na qualidade final do vídeo. Principalmente se estamos pensando em fluxos com objetivo profissional. Uma das grandes vantagens dos editores de vídeo profissionais é conseguir trabalhar com outras camadas de informação dinamicamente, como máscaras e composições, tudo isso em conjunto com o tratamento de cor que muitas vezes, precisa ser aplicado pontualmente em apenas partes da imagem e não no frame todo.

Em tese, tudo isso é replicável nesse fluxo que você criou, mas, quanto mais complexo for o vídeo, mais passos você vai precisar adicionar no script ao ponto que, possivelmente, o trabalho fique complexo demais.

:vulcan_salute:

3 curtidas

Como prova de conceito achei sensacional. além disso tem outros B.O mesmo que eu use formato que tenha poucas percas em si isso é muito pesado já que to processando cada frame, estou com:

Processor: Intel Xeon E5-2630 v4
Memoria: 16GB
GPU: RX 580 2048SP

E mesmo assim demora 14 minutos para processar um video em 1920x1080@24fps de 2min

Meu PC tem uma GPU integrada da AMD. Também tive problemas em utilizar o DaVinci no Linux com ele, mas no Windows está rodando perfeitamente, com todas as ferramentas.