Ativando a aceleração por GPU no DaVinci Resolve no driver aberto da AMD

Não sei se se aplica ao seu caso, mas o DaVinci Resolve é relativamente simples de executar com a RX580, desde que o driver Mesa esteja instalado com a flag OpenCL habilitada. No Gentoo, você pode habilitar essa flag no arquivo package.use e, em seguida, recompilar o Mesa. Já nas distribuições como Arch e Debian, essa configuração geralmente vem habilitada por padrão se não me engano.

Se desejar prosseguir, siga os passos abaixo:

1. Instale o DaVinci Resolve.

2. Acesse o diretório /opt/resolve/libs e remova algumas bibliotecas para evitar conflitos com o sistema. Abaixo, segue um script que pode ajudá-lo:

#!/bin/bash

DAVLIBS="/opt/resolve/libs"

cd "${DAVLIBS}" || exit 0

files="$(find ${DAVLIBS} -iname '*glib*')"

for f in ${files}; do
  sudo rm -i "$f" && echo "$f [deleted]"
done

sudo rm -f libgio-2.0.so*
sudo rm -f libgmodule-2.0.so*
sudo rm -f libgobject-2.0.so*

1. Adicione a variável de ambiente RUSTICL_ENABLE=radeonsi. Caso não prefira utilizar a variável de ambiente diretamente, você pode editar o atalho do DaVinci Resolve e modificar a linha Exec para:

Exec=env RUSTICL_ENABLE=radeonsi /opt/resolve/bin/resolve %u

Essa alteração garantirá que a GPU seja reconhecida pelo sistema.

1. Verifique se há dependências ausentes executando:
    ldd /opt/resolve/bin/resolve
    Se alguma biblioteca estiver faltando, você precisará instalá-la.

2. Recomendo reiniciar o sistema. Após isso, o DaVinci Resolve poderá ser executado normalmente.

3 curtidas

Tentei isso porem obtenho apenas:

Algumas info do meu sistema:

Tem que configurar a variável de ambiente para ativar o rusticl, como mencionei acima.
Executa no terminal:
RUSTICL_ENABLE=radeonsi /opt/resolve/bin/resolve

Também testei com essa variavel.

Porem: removi completamente o drive proprietario da amd, estou usando apenas o mesa agr e o programa abriu

Porem não funciona, ele não renderiza/carraga os videos/imagens a unica coisa que obtenho é um quadrado cinza.

Conforme mencionei anteriormente, inicialmente limitava-me ao uso do drive “Mesa”, sem perceber que você estava utilizando um drive proprietário. Quanto à importação de vídeos, é necessário convertê-los para um formato compatível e com o codec adequado, considerando que você está utilizando a versão gratuita do DaVinci Resolve. Aqui no Dio existe um link com instruções sobre como proceder com essa conversão, não sei se ainda funciona.

Convertendo vídeos para trabalhar no Davinci Resolve no Linux

1 curtida

Tentei fazer a conversão tbm e nada.

Edit: Acho q seria intereçante criar outro post para resolver esse B.O, pois resolver esse bug, pode ajudar alguem no futuro.

1 curtida

Curiosamente, já utilizei a versão gratuita do Davinci e rodava tranquilo. Naquela ocasião, utilizei o Shutter Encoder para simplificar o processo de conversão. Sugiro que você considere atualizar para a versão mais recente do Davinci, pois percebi que está utilizando a versão 18. Sem os logs, no entanto, fica difícil oferecer uma ajuda mais precisa. Espero que consiga arrumar esse problema. :+1:

Eu tinha testado o davinci 19 antes do 18 e obtia o mesmo bug, hoje atualizei meu sistema do LinuxMint 21.2 para o 22.1, porem o bug continua.

Vale lembrar que, pelo que pude ler na wiki do Arch, as versões dos drivers de código aberto que permitem o Resolve funcionar corretamente são muito novas.

Talvez seja relevante usar PPAs que atualizem o Mesa.

Pelo que pude testar brevemente, o Resolve pegou aqui, e com aceleração de hardware. Porém a) uso a RX 7600 em vez da RX 580 e b) uso o Artix (que fica no máximo 2 dias atrás do Arch).

Até o momento não conheço nenhum ppa que faça isso eu antes de atualizar o mint usava o ppa “kisak” porem ele não oferece suporte a versão noble (ubuntu 24.04), cunjo o mint 22.1 é baseado.

No exato momento no to mesa 24.2.8

Atualização: Eu aparentemente usava uma versão alternativa do kisak, tentei com essa versão:

ppa:kisak/kisak-mesa

E consegui atulizar para os drivers 25.0.3

Porem o resolve continua daquele jeito