Quero retirar o Windows 10 do dual boot e deixar só o Ubuntu. Qual o procedimento?

Olá galera!

Desejo retirar o Windows 10 do meu dual boot e deixar só o ubuntu !

Qual o procedimento correto para se fazer ? é somente apagar a partição do Windows??

Meu HD:

sda1 - 300 MB do Windows ( PARTIÇÃO QUE O WINDOWS CRIA , ACHO QUE É O MBR );
sda2 - 120 GB - Disco C do Windows;
sda3- 120 GB - Ubuntu;

Obrigado pela ajuda !!!

2 curtidas

O procedimento para deletar qualquer um dos SO, a princípio, é:

• Manter o sda1 e deixá-lo quieto. O máximo que vai ficar é alguns quilobytes arquivos de boot do outro SO. Removê-los não compensa o risco de mexer nele do jeito errado, o que deixa o PC inoperante até a reinstalação do SO.
  • Apagar as partições do SO a ser removido. No seu caso seria o sda2.
  • Expandir a partição do SO que sobrou por cima da removida. Ou seja, expendir o sda3 para 240GB.

Em adição a isso, depois de remover o Windows, rode do seu Ubuntu, em um terminal:
sudo update-grub

Isso vai atualizar a lista de opções que aparece no boot do Ubuntu, removendo o Windows de lá.

O seu PC veio com Windows 10, certo? O conceito de MBR não se aplica muito a esses novos PCs desde a época do Windows 8. Esse sda1 é o ESP, que contém os arquivos para inicializar tanto o Windows quanto o Ubuntu.

7 curtidas

Fiz o procedimento citado e deu certo!

Obrigado !

3 curtidas

Deu certo ok! Porém o que eu comendo pra n ficar com partições “sobrando” é q vc reinstale o linux apagando todas as partições e criando somente a uefi e as partições no linux ficando uma instalação limpa e organizada.