Quero migrar para o Linux, me ajudem a escolher a melhor distro

Conheço linux a muito tempo, do tempo em que comprava revistas que vinham com distribuições. Cheguei a receber por correspondência uma versão do Ubuntu.
Naquela época o Linux fugia muito das minhas necessidades.
Hoje, com o fim do suporte do Windows 10, os requisitos de novas tecnologias para novas versões do SO, prevejo um futuro no mínimo complicado minha relação com a Microsoft.
Meu principal uso do pc é para criação musical e jogos. Recentemente fiz alguns testes com algumas distros principalmente para jogar e relato aqui minha experiência com cada uma delas:
Garuda:

• visual lindo, fiquei maravilhado com o ambiente gráfico.
  • os jogos rodaram muito bem!!! E testes bem superficiais no ardour e reaper foram promissores.
    Porém tive problemas com meus controles, passei uma boa tarde jogando com meu 8bitdo, inclusive na xbox cloud, mas após plugar meu logitech g27, o sistema deixou de reconhecer o 8bitdo, e depois de 3 horas de pesquisa acabei desencanando do sistema.
    Resolvi testar o novo fedora.
  • se o Garuda chamou minha atenção pelo visual “hacker”, aqui a beleza do gnome e o visual clean mostrou-me que a simplicidade é linda.
  • o sistema reconheceu meus gadgtes de forma perfeita não apresentando o problema que tive com o Garuda.
    Só que em meus testes o assetto corsa competizione rodou de forma bem sofrida, causando overload no processador e fiquei mais de duas horas pesquisando tutoriais para ver vídeos no YouTube e falhando miseravelmente.
    Cheguei a testar o mint (sem graça, mas sei que é um sistema sólido) e o biglinux (outro s.o. lindo) porém nem um dos dois reconheceram meu 8bitdo.
    A saída mais simples seria me manter no Windows, mas como falei, não parece um futuro promissor, ainda mais com essa política de obsolescência da MS. Entretanto, levar horas em pesquisas para fazer coisas simples como plugar um controle, ouvir uma música no navegador, conectar minha interface de áudio ou instrumento midi, após uma longa jornada de trabalho, não é uma coisa viável.

Desde já agradeço a ajuda da comunidade.

2 curtidas

Se fosse só para criação de música recomendaria o Ubuntu Studio, se procuras para jogos também, talvez o arco linux com o kernel normal para os jogos e com o kernel de baixa latência para criação de música, é possível alternar antes de iniciar sessão.
E como gostaste do Garuda Linux, acho que a transição seja mais fácil pois ambos usam Arch Linux como base.
Outra opção que também não seja má é dualboot com Garuda e Ubuntu Studio.

Também estou num impasse similar, mas em vez de música é com desenho digital.

Minha indicação hoje para qualquer meio é Pop!_OS. Em resumo é um sistema com a solidez e amplo suporte do Ubuntu com drivers bem atualizados e o melhor? Estável!

1 curtida

Adoro o MINT.
Mas, distros baseadas em Debian não são feitas pra quem está flertando com linux há tanto tempo, pelo que entendi…

Recomendo Windows 10 com Manjaro.

Não deve deixar de usar Windows se precisa dele e ele lhe serve bem. Com o tempo você vai descobrir que tem alternativas existem… Você só precisa de curiosidade pra desligar o Dual Boot.

Olá, eu uso o Pop!_OS e é um sistema muito estável e acredito que vai atender bem suas demandas.

Ubuntu Studio é especializado, certo? Se fosse só pra isso { e deveria isolar - máquina de trabalho de máquina desktop } acho que seria perfeito! Já vi o Dio recomendar bastante essa distro. Nunca testei…

Não rotule o MAC sem ter experimentado, amigo [ acredito! ]. Tecnologias servem a propósitos e situações específicas inclusive.PS: Com respeito, amigo, pense nisto…

Ando muito curioso pra testar esse Pop! Contudo, não consigo me adaptar no GNOME…

Isto é um software ou game?
Perdão a ignorância rs

Você só vai se adaptar usando.

1 curtida

Exato!

Preciso tentar mesmo “na vera”, vlw @Anderson_Costa.
Ouço falar muito bem do projeto Pop!

1 curtida

Jogo, simulador de automobilismo

Mais um pra recomendar o Pop!_OS, tenho usado e me agradou bastante. E ele vem com modificações que o tornam melhor de usar (pelo menos pra mim) do que o gnome puro, vale o teste. E em breve chega a nova interface, a Cosmic.

srlima, MAC só tem um problema.
O preço. =/

O Ubuntu Studio é uma distro que eu tenho muito interesse em testar, talvez tentarei ela quando chegar em casa.

Ter duas distro em dual boot, pra mim não faz tanto sentido.

Minha ideia inicialmente seria usar o linux como uma plataforma de entretenimento e o Windows se para minhas experiências em produção musical, e talvez com o tempo fazer a migração completa.

Andei lendo sobre o pop, mas ele se proclamando como voltado para programadores me assustou um pouco.

Tenho noção que, assim como tudo na vida, existe uma curva de aprendizado, mas realmente é desanimador uma coisa tão simples como trocar um dispositivo usb por outro seja algo que necessite de horas de pesquisa.

Uma outra dúvida, poderiam me explicar o que é e como funciona o kernel de baixa frequência e pq ele não é recomendado para o uso “comum”?

No Windows para isso (no áudio) temos o asio, tem algo parecido com isso no linux?

Edit: Alguém teve alguma experiência com o Nobara??? Como tive uma boa experiência com meu hardware no fedora, essa distro me chamou atenção.

Olá! Bem vindo ao DioLinux Plus!

Olha, considerando o cenário que você expôs, digo que temos algumas similaridades quanto ao uso. Eu também jogo bastante e tenho controle 8bitdo Pro 2. Também trabalho, mas no meu caso é com edição de texto e planilhas, não com produção musical :sweat_smile:

Portanto eu te recomendo o Pop_OS!. Faço essa recomendação pois ele compreende algumas coisas que te agradaram, como visual clean. O Pop entrega as últimas versões dos drivers de vídeo da NVidia (tenho uma 3050, funcionou out of the box aqui) e AMD. Também entrega a última versão do kernel do linux que inclui suporte para uma variedade de controles bluetooth, inclusive os 8bitdo, de maneira nativa.

Então, por você ser novato no Linux, o Pop te entrega tudo isso de maneira muito simples, fácil de acessar, empacotado em um visual bem maneiro.

Não sei como você jogou o Assetto Corsa, foi através do Proton? Caso você não conheça, recomendo acessar https://www.protondb.com/app/805550 aqui você consegue boas ideias de como um jogo irá rodar no Proton e quais ajustes são necessários para que rode legal.

Quanto às questões relacionadas ao audio, o máximo que pluguei até hoje foi um dac da fosi, que funcionou tranquilamente aqui também, sem precisar de nenhum ajuste, porém não posso falar sobre outros equipamentos.

De qualquer forma, espero ter contribuído um pouco e espero que o Linux te ajude! Deixei a Microsoft fazem 2 anos e não sinto falta, nesse tempo aprendi a ajustar o sistema operacional para o meu uso, e não o contrário.

Abraços!

3 curtidas

Não sei se você chegou a instalar o “steam-devices”, alguns joysticks só passam a ser reconhecidos corretamente com ele.

Se você não instalou esse complemento recomendo…

vá de linux mint xfce sem medo

Update.

Cheguei em casa e parti para a instalação do Pop, meu 8bitdo foi reconhecido como uma belezura pela steam e funcionou perfeitamente no trackmania. Consegui assistir a uma live no YouTube, meu volante logitech g27 funfando, parece que vai, mas não foi =/. A performance do assetto corsa competizione (acc para os íntimos) foi sofrida como no fedora.
Toca testar o nobaro… reconhecido meu gamepad, interface de áudio com aquele som cristalino, bora testar o acc no pad mesmo, sem saco pra ligar o g27… rolou lindo e maravilhoso, melhor que no Windows. Fecho o jogo e vou pro Chromium, abro a live no YouTube e… nada, o mesmo pobrema do fedora, kkk que ódio.
Já no fim da noite reinstalo o Garuda e é só alegria! Vídeo de live no YouTube rodando, gamepad reconhecido pela steam, xbox cloud rodando e reconhecendo o gamepad (via Microsoft edge (seria pior se fosse o ie)) e o acc rodando tão bem quanto no nobaro e Windows. Não testei o g27 pelo motivo de cansaço, farei isso amanhã.
Será se que agora vai?
Oremos :pray:

P.s: o mano que deu a letra do steam-devices foi uma boa, mas eu já tinha me ligado nisso na vez que eu testei o fedora, no nobaro esse pacote ja vem instalado e no Garuda não achei ele no repositório.

1 curtida

Pra mim, usuário Windows, a melhor distro hoje é Zorin OS. Vale até a pena apoiar o projeto adquirindo a versão paga, porque é uma distro muito boa.

Após ler o teu texto sobre vizual limpo e etc, só consegui pensar no zorin os, caso vc queira ousar pra um design estilo mac existe o elementary que é extremamente limpo e bonito, e temos o linux deepin tbm, que esse já é um pouco mais ninchado mas talvez lhe atenda tbm.
Zorin OS

Elementary OS
images

Deepin OS
01-1
deepin
images

1 curtida

Gosto muito do Lmde, e dou um certo valor a uma distribuição brasileira que é o big Linux

sou novato dos novatos… como baixo esse tao falado Pop!_OS ?