Quero adicionar uma memória RAM e SSD no meu notebook, mas preciso de orientação

Meu notebook é da linha Samsung Essentials E30, mais precisamente um NP350XAA-KF3BR, e estou querendo dar um upgrade nele. Infelizmente esse notebook só tem slot para um único pente de memória RAM e um único dispositivo de armazenamento (na verdade, parece que até daria para instalar um SSD M.2 nele – de forma que eu não precisaria retirar o HDD de 1TB –, mas isso requer um manejo mais invasivo que não quero fazer por agora).

Suponho que qualquer SSD SATA servirá nele. Eu percebi que os sites nunca informam se o SSD é para desktop ou notebook. O mesmo SSD serve para os dois (desktop e notebook)?

Esta é a pergunta mais importante: parece que o máximo de frequência da memória RAM que o processador i3-7020U pode suportar é de 2133MHz (confiram aqui), teria algum problema se eu instalasse uma memória RAM de 2400MHz? Suponho que o poder dado por uma maior frequência da memória RAM não seria aproveitada, mas onde eu vou comprar a memória RAM, aparentemente só tem memórias RAM DDR4 de 2400MHz pra cima.


Este SSD (link) serviria para o Samsung NP350XAA-KF3BR?

Esta memória RAM (link) serviria para o Samsung NP350XAA-KF3BR?


A propósito, há marcas de memória RAM e SSD que eu deveria evitar? Quais são as que menos dão dor de cabeça? A maioria das marcas de memória RAM que vejo são Corsair e Kingston e a maioria das marcas de SSD que vejo são SanDisk, Kingston, Crucial, Western Digital e PNY.

1 curtida

O SSD Sata serve tanto para notebook quanto desktop. O tamanho é um só.

Se instalar uma memória RAM de frequência mais alta, a BIOS do computador irá automaticamente reduzir para o limite máximo de operação.

Todas as marcas que você indicou são legais.

2 curtidas

Pode usar a RAM 2.400.
Só que tem que ver se a sua MOBA suporta 2400 eu não sei pq eles fazem isso.
O SSD depende o SSD de desktop também pode ser usado em alguns notebook.
Olha para você ver tem notebook que usa SSD assim:
SSD
O de desktop nesse caso não serve.
De cara da para ver que esse SSD é de tamanho reduzido e o encaixe dele tmb.
O encaixe dele é de 1,5mm nenhum SSD de desktop caberia nisso.
Size: 1.5mm x 22.0mm x 80mm
Quer ter um notebook menor bom as peças tmb são menores.

1 curtida

Se a placa-mãe não suportar a frequência de 2400 MHz, haverá redução para a frequência suportada, conforme comentei anteriormente. E, como não estará trabalhando com memórias em dual channel, a chance de incompatibilidade, que seria pequena (considerando que se trata de um computador moderno), é quase inexistente.

Isso é um SSD M.2 que se comunica através da interface Sata, e não um SSD Sata tradicional propriamente dito. Quando ele diz SSD Sata, se refere aos clássicos discos de 2.5’', que têm tamanho padronizado.

Além disso, SSDs M.2 não estão restritos a notebooks e são amplamente utilizados em desktops, sendo que qualquer placa-mãe relativamente moderna e que não seja super básica terá um ou mais slots. Até a Asus A320M-K/BR que utilizo no meu computador secundário tem. Não há essa diferenciação de “SSD de notebook” e “SSD de desktop”.

Não se trata de um “SSD de tamanho reduzido para caber em um notebook”, se trata de um novo padrão da indústria, que faz sentido por poder aproveitar a altíssima velocidade de conexões NVMe (e por isso não faz muito sentido usar M.2 com comunicação por Sata).

2 curtidas

Então tem que olhar o encaixe.

É importante também saber a capacidade máxima de memória RAM suportada usando o comando $ sudo dmidecode -t 16
No meu caso eu posso adicionar até 32GB.

1 curtida

ssd é o mesmo tamanho tanto desktop ou notebook

Porque ninguém intende a palavra alguns:

Eu não sabia era disso a que:

Obrigado pela ajuda, pessoal.

1 curtida

Mas eu ainda insistiria na ideia do M.2 caso seu notebook tenha o slot. Assim você não precisa tirar o HDD. O procedimento de abrir e instalar costuma ser bem simples. Pode assustar a princípio, mas olhando tutoriais em vídeo no YouTube (pesquisando por alguém desmontando o mesmo modelo de notebook) fica bem fácil.

3 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.