Idealmente, é bom ter um dual-boot de Windows com Linux para ter o melhor dos dois mundos, mas vamos dizer que só posso ter o Linux. Eu me pergunto como posso ter uma relativa segurança de que não terei problemas caso eu seja obrigado a usar um software disponível apenas para Windows.
- Para uso normal do dia a dia, os programas disponíveis para Linux suprem 110% das minhas necessidades. Fora o básico, até softwares proprietários de vídeo-chamada (como Zoom) ou softwares de banco (Warsaw) estão disponíveis nativamente. Na verdade, faz tempo que acessei o Windows e só fiz isso pra jogar.
- O Wine é uma grande mão na roda, fora o Microsoft Office, consegui rodar tudo que precisei relativamente bem.
Quando o Wine não dá conta ou o resultado não foi satisfatório, eu uso o Windows no Virtual Box, como foi o caso do Microsoft Office 2013.
Mas me preocupo se, no futuro, só me restar a opção da máquina virtual (não há versão nativa pra Linux e surpreendentemente o Wine não deu conta). Não posso ter a resposta para essa pergunta, mas posso ter uma noção básica com a pergunta que farei a seguir:
A pergunta: excluindo softwares que exigem grande capacidade de vídeo (jogos, reprodutores de vídeo, modeladores 3D, etc), vocês já tiveram problema em rodar algum software no Windows dentro de uma máquina virtual?