Olá, amigos!
Quem sabe um dia se torne realidade, ou será que já existe alguma distro ultra-leve com esses recursos?:
- Sem systemd (com runit, openRC ou outro)
- musl em lugar do glibc (se é que pra uso doméstico isso vai ter alguma relevância)
- Wayland em lugar do X11 (não me interpretem mal… não se trata aqui de trocar uma quarentona por duas novinhas de 20
)
- um ambiente ultra leve (quem sabe o LWQt, ou um DWL integrado com o nwg-shell do “Piotr Miller”)
- com um consumo inicial de RAM entre 300 ~ 500 MB.
E ainda:
-
appimages compilados sobre musl, pra não dependerem de “binário cross-linux” para vinculá-lo estaticamente (com o tal de “libfuse.so”), pra rodarem em sistemas musl. Será que já existem? Os appimagens que utilizo são compilados sobre glibc, e portanto rodam no Ubuntu, Mint, Debian, Fedora, PopOS!, Arch, Zorin, Deepin e todas as distros mais usadas atualmente. Sei que é possível um usuário mediano ou mesmo iniciante, tentar compilar appimages, mas em musl?!
-
flatpaks que se dão com Wayland (li relatos negativos a respeito)
Minha busca não é por algo que rode em máquinas antigas, mas por algo em que sobrem recursos (principalmente RAM) para outras coisas como, por ex., editar vídeos e áudios, jogar, ou abrir várias abas no navegador de internet.
Postei aqui essa questão, pois sei que essa comunidade recebe o apoio de gente gabaritada / expert em Linux, que pode nos brindar com dicas surpreendentes.
O que tentei por minha conta e risco:
Instalei o LXQt 1.3.0 num Void musl e me surpreendi, com seus 10s de boot (em SSD SATA-3), consumo inicial de RAM em meros 320 MB (htop) e Firefox v.118.0 e LibreOffice v.7.6.0 abrindo em menos de 3s. Vou reinstalar, desta vez com Void glibc que roda de boa os appimages que mais utilizo, assim como o xdman (Xtreme Download Manager, um app em java). Quem sabe eu consiga lançar um LWQt nisso…
Apenas por curiosidade, testei o Loc-OS do Nico, baseado em LXDE, e o Bodhi 7.0, ambos com servidor gráfico X11.
Como algo systemd-free e Wayland, testei o Devuan 5.0 daedalus KDE, mas comigo travou demais. A instalação sugeria o init-V mas optei pelo openRC (ou runit, não lembro) e não sei se o Wayland se dá mal com inits menos comuns. Fui então testar o KDE do Artix, mas só iniciava em X11 (talvez por causa do driver nvidia mais recente).
Meu equívoco sobre “peso” vs. desempenho:
Eu pensava que o “peso” de uma distro era inversamente proporcional ao desempenho. Logo o Lubuntu, Puppy, Bodhi, i3, etc, por serem “leves” teriam que ser mais responsivas que as distros “pesadas”. Foi onde me enganei, ao constatar que:
O openSUSE Tumbleweed, tanto com KDE 5.27 quanto Gnome45, me surpreendeu pela velocidade de boot (16s) e abertura dos aplicativos, pareando com o Void (exceto no consumo da RAM). Não é à toa que o openSUSE lidera em vários testes do Diolinux.
O Deepin 20.9 também me surpreendeu, abrindo o LibreOffice tão rápido quanto meu antigo Windows 7 abria o Word XP.
Só que nesse tópico, estou expondo o ideal por uma distro que tenha, ao mesmo tempo, leveza e desempenho, e que sendo sem systemd e com Wayland, tende a iniciar mais rápido e rodar sob um servidor gráfico mais atual (mesmo que ainda em desenvolvimento).
Onde utilizo Linux: notebook LG A560-T, core i7-3630QM (3rd.) / vídeo i915, GPU dedicada GK107M (nvidia GT 640M), chipset Intel HM-77, 16 GB DDR3 (máximo aceito nesse note), SSD 120GB SATA-III pro S.O., e SSD 256GB pra /home, na entrada de DVD usando caddy.
No caso da GPU nvidia, eu ainda não prestei atenção em qual servidor gráfico teria melhor desempenho, nesses cenários:
- Wayland com nouveau
- X11 com driver proprietário nvidia
- Wayland com driver nvidia na versão 470*.
*a atualização mais recente de driver nvidia, no openSUSE TB Gnome45 que eu estava testando, desabilitou o Wayland, e nesse caso tive que desinstalar e retornar ao nouveau).
Pergunto se o desempenho do ffmpeg, seria diferente em cada um desses três cenários, para renderizar vídeos em 1080p, h264, AAC3.
Obs.: Não sei se postei essa questão no lugar certo (“Iniciantes”), ou se poderia ser no “Avançado/Terminal”, pois não encontrei um meio-termo como “Intermediários” nesse fórum.
Mas eu me considero um usuário tão básico quanto os iniciantes no mundo Linux. Quero esclarecer que não mexo ao nível de programação java, pyton, bash, ssh, etc. Apenas domino as configurações e personalizações básicas do sistema, sei particionar o HD e escolher o sistema de arquivos ideal (usando uma ferramenta mais intuitiva, por ex. o Gparted), e sei da existência dos diferentes init systems, glibc, musl e servidores gráficos.
Executo comandos básicos (que mantenho anotados) pra listar, copiar, mover, remover, saber a versão do sistema, drivers de vídeo, checar dispositivos de hardware, etc. e já atribuí alguns “alias” no .bashrc pra economizar digitação.
Ou seja, tenho CNH, sei dirigir de carros a pequenos caminhões, mas não sou mecânico de automóveis
Mesmo assim, pode ser que meu texto acima pareça “grego” pra quem realmente é iniciante por aqui, e tosco pra quem já é avançado…