Quem sabe um dia se torne realidade (ou já existe?)

Não me recordo se na verdade hibernava. Mas continuo curioso quanto ao “fast boot” da BIOS.

Nouveau. Por isso que perguntei o que seria mais veloz: as renderizações e reproduções de vídeos >= 720p sob Wayland com Nouveau, ou sob X11 com drivers proprietários.
Nos meus tempos de Mint MATE eu via esses gargalos, mesmo usando drivers proprietários.

Já entendi que no momento é melhor seguir com glibc/systemd/X11, ou usar driver nvidia até o 470 que não desabilita o Wayland, e atende perfeitamente minha GPU antiga (GT 640M).

Se eu for de KDE ou Gnome, vou querer o Wayland pq vi reviews elogiando sua performance superior ao X11 nos games.

Então, pra eu não ficar no campo da suposição, crendo que o Wayland (com driver nvidia) seja melhor também para reprodução e edição de vídeos, vou partir para os testes, desta vez com driver nvidia 470, tanto no modo “on-demand” quanto no “performance”, e tanto em X11 quanto em Wayland.

O que explica o MX Linux liderar na Distrowatch há um bom tempo, enquanto openSUSE fica em 9º lugar e o BigLinux em pobres 105º nos últimos 12 meses?

Se vc usa MX, pergunto se o seu é com systemd ou SysV, e XFCE ou KDE.

O Devuan 5 (Debian 12) sugere o SysV ao ser instalado, mas optei pelo OpenRC e KDE Wayland. Não tive sorte, travou demais e desisti do Devuan.

Eu já tinha considerado Void (glibc) LXQt, em paralelo com BigLinux.

Se tivesse espaço em disco pra incluir também o Deepin, openSUSE e MX, usaria essas 5 distros, até perceber qual me daria melhor retorno, segundo meus hábitos de uso. Não pretendo testar numa VM, por conta das limitações naturais disso.

1 curtida

A NVIDIA não suporta Wayland muito bem. Sua experiência será melhor com os drivers proprietários e X11. E não use Nouveau de forma alguma.

Agora os seus gargalos estão explicados…

Eu não levo o ranking da Distrowatch a sério.

O Dionatan é outro que não viu nada de extraordinário nessa distro, pelo menos no vídeo que assisti (se eu conseguir localizar , posto o link aqui).

Por outro lado, o MX sendo SysV e baseado em Debian, posso considerar como alternativa ao Devuan, em especial a edição Fluxbox, em que implementaram um campo de busca no menu Iniciar, e um bom painel de configurações de sistema, incluindo instalação de drivers nvidia.

nvidia, f…ck you!” (Linus Torvalds)

openSUSE Tumbleweed, Gnome 45: a atualização do sistema, incluindo nova versão da nvidia, desativou o Wayland… pensa então num Gnome saído do forno, apenas com X11… então desinstalei a nvidia e o sistema (sozinho) voltou ao Nouveau e ao Wayland (o que em desempenho não compensa, como vc já me orientou). Se eu continuasse com essa distro, reinstalaria o driver até a v.470, pra voltar a rodar tanto em Wayland quanto X11.

Por isso que busco descobrir, se é possível trocar a GPU nvidia por uma Radeon da AMD (mesmo que seja inferior), caso a pinagem coincida… esse artigo da Techtudo diz que é impossível. No meu note (LG A560-T) o processador pode ser solto do slot e trocado, mas não sei se com a GPU é a mesma coisa, ou se ela é soldada na mb.

Olá pessoal.
converti um vídeo de 54s, de AVI para MP4 com “ffmpeg -i teste.avi -strict -2 teste.mp4”
No KDE Wayland demorou 37s
No KDE X11 com nvidia470, modo máxima performance, demorou 34s.

Só não gostei que a sessão Wayland dá nisso:
$ /usr/bin/nvidia-settings
ERROR: Unable to find display on any available system

Não lembro de ter me deparado com esse erro no openSUSE KDE.
Vou tentar o nvidia390, afinal minha GPU é do ano 2012.

Fiz uma instalação do MX XFCE, pra ver como é atualmente.

Fiquei surpreso com a quantidade de recursos de configuração presentes nele, que me trouxeram à mente a lembrança do legendário Kurumin Linux (o Dionatan já usou ele!).

Esse “indígena” era pra lá de sábio. Ele sozinho configurava (quase) tudo pra mim, bastando eu apenas ir respondendo às perguntas. Por ex., ele identificava, testava e configurava a placa de rede, e criava um acesso PPPoE pronto para uso!

Voltando ao MX, ele traz um Conky estilizado, com horas graúdas na tela do Desktop. Já no KDE Plasma eu uso o widget relógio bem grande.

Void Linux cumpre o seguinte:

• Sem systemd, utiliza Runit
  • Pode ser usado o musl, embora para mim não seja vantajoso, pois utilizo uma placa NVDIA
  • É ultra leve de fábrica
  • Consumo entre 170 há 274 de ram no meu sistema

Obs: pelo nível de exigência, acho mais fácil você utilizar um Gentoo e ir construindo seu próprio sistema. Pelo o que percebi, está na procura do sistema “mais leve e performático possível”, mas não acho que esteja indo no caminho certo, principalmente pela escolha do Wayland.

Bom saber que musl é problemático com nvidia. Quando testei o musl, nem tentei instalar os drivers, pois de cara me frustrei por ser incompatível com Appimages, e não demorei a mudar para o Void-glibc.

Depois reinstalei o Void XFCE disponível no site, pois o LXQt anterior, que instalei na unha a partir do “base”, ficou sem linkar com meu celular. Mas o XFCE tbm tá chato, não quer rodar o Xtreme Download Manager que uso pra tudo que é donwload…

Quanto ao Wayland, parece que desta vez pode ocorrer uma adesão em massa pela maioria das distros mais populares, já que até o Linux Mint pretende aderir.

Por conta disso, em qual servidor gráfico as distros ultra leves, como Puppy e Tiny, vão se basear futuramente? Tem algum palpite?

Hi brothers!

Estou testando o BigLinux no meu note LG A560-T (core i7 3rd., chipset HM77, GPU nvidia GT-640M, 16GB DDR-3, 120 GB SSD). Fiquei surpreso com a quantidade de recursos e configurações guiadas, mas dei de cara com a questão dos drivers nvidia que eu não sabia… (vídeo aqui)

O Devuan 5 (baseado no Debian 12), instalado com KDE e OpenRC, travou várias vezes sob o Wayland, então desisti.

Vou testar o Nitrux, motivado por esse artigo (6 razões para experimentar) que me chamou a atenção. Systemd free, foco em Appimages e kernel diferenciado… alguém de vcs teve experiência com a versão mais recente?

Já que também o MX XFCE me supreendeu pelos recursos presentes, decidi baixar o flavor KDE pra ver como se comporta.

Estou de olho num notebook Positivo Ryzen 7 - 5700U. O preço está atraente, e a GPU é AMD… estou quase repetindo aquela frase que o Torvalds soltou pra nvidia.

O Gentoo pra mim sempre soou como um sistema perfeito desde à época dos Pentium e Athlon, sabendo que era (e ainda é) capaz de extrair o máximo desempenho do hardware.

Edivaldo Brito, em uma publicação sobre esse S.O., diz: “No mundo do Linux, nem todas as distros são fáceis de usar e o Gentoo Linux é um dos mais difíceis. Acredite, até os usuários profissionais às vezes acham difícil operar tarefas diárias no Gentoo.”

Por ser tão exigente quanto os Slackware’s, tentei recorrer a distros prontas baseadas nele.

Tempos atrás tentei o Sabayon, e posteriormente o Mocaccino, porém num período em que as ISO’s estavam inacessíveis, sei lá por qual motivo. Daí desisti e fui pro Mint MATE por um bom tempo.

Resolvi hoje visitar o site do Mocaccino, e li o seguinte:
“Mocaccino and Luet are under active development and should not be considered “production ready” at this time.”

Em vista de eu ser um usuário comum, sem tempo nem paciência suficiente pra distros no nível do Gentoo, sigo testando outros como BigLinux, MX e Nitrux.

Se o Devuan 5 não travasse tanto (Debian12 KDE, OpenRC, Wayland) em meu note, eu me daria por satisfeito, pela facilidade de encontrar pacotes .DEB de aplicativos incomuns, como por ex. o sView, um visualizador de imagens e vídeos 3D estereoscópicos, capaz de reproduzir em anáglifo ou entrelaçado (para telas 3D passivas ou ativas). Hoje já tem sView como flatpak e tbm no AUR, mas considero a abundância de pacotes nativamente em .DEB, por conta do “reinado” do Debian e Ubuntu.

O Nitrux me chamou a atenção por focar em Appimages, que deixam o sistema com um aspecto mais clean (sem necessidade de instalar executáveis e suas dependências, ou de compilar sources). No caso dos flatpaks e snaps, há ainda a necessidade de ficar atualizando as databases.
Considerando que uso poucos aplicativos no dia-a-dia, atualizar manualmente os appimages será moleza.

Atualizando: assim que instalei o Nitrux, ele nem sequer carregou o sistema (em meu note LG A560-T do ano 2011).

Passei para o BigLinux (ISO de jan/24), que deu alguma canseira para configurar a nvidia, mas consegui. Estou agora nele, postando aqui. Sua riqueza de recursos não é algo escancarado aos olhos, mas aparece à medida que vou testando as configurações. E está sendo bem responsivo, e seu boot satisfatoriamente rápido.

Falta instalar o Regata OS 23 e o MX Linux 23.1 (KDE), um systemd free também recheado de recursos e opções prontas para diversas configurações.

Não há motivos para migrar diversos pacotes para o Wayland ao invés de arrumar os problemas do Xorg. Não vejo futuro no Wayland, a menos que seja empurrado para o usuário comum.

1 curtida

Wayland está aí, logo será maioria dos computadores Linux, com servidor gráfico, a rodá-lo.

Fala Bernardo!

Num vídeo recente do canal Diolinux, Raul e Edson comentam se 2024 será de fato o ano do Wayland. Segundo eles, isso talvez seja mera especulação.

Por outro lado, não nego que haja uma tendência das distros mais populares, a adotarem o Wayland por padrão.

Pago pra ver como ficará o Mint, por exemplo, no dia que sair do forno com esse servidor instalado. E também o LXQt, que já usei por um bom tempo.

O que estou aprendendo, a cada nova distro que testo, é que os sistemas “systemd free” e Wayland não são necessariamente mais responsivos e com melhor desempenho que os baseados em X11 e systemd, e nesse sentido o BigLinux, Regata OS 23.1 e OpenSUSE TB que testei recentemente, me serviram de prova.

Na contramão dessas bases, vejo o MX Linux como boa alternativa em desempenho, recursos e facilidade de uso, e pelo menos no meu note ele não travou como o Devuan 5.0.

Só não sei ainda, como o MX lida com módulos de segurança dos bancos (Itaú, Caixa Econômica, etc.) e com aplicativos muito dependentes do systemd.

P.S.:
Não seria inovador, se o Diolinux implementasse “melhores respostas”, e não apenas a “melhor resposta” aqui no fórum?
Pois (opinião minha) nem sempre seria justo eleger apenas uma, quando na verdade várias respostas contribuem, cada qual em algum aspecto distinto, para solucionar as indagações de cada tópico.
Moderadores, gostaria que pensassem nisso com carinho :wink: