Quem é o culpado do desinteresse do público pelo Windows 11?

O que retém tantas pessoas no Windows 10, impedindo o Windows 11, mesmo após tantos anos, de tomar a maior fatia do mercado da Microsoft? É sobre isso que debatemos hoje!

2 curtidas

Win11 é um Win10 mais pesado, com mais bloatware.

4 curtidas

Windows 11 é uma casa de vidro onde a galera de fora (Microsoft e parceiros) podem ver o que à dentro e isso fica pior com o Recall (a caminho) e o Copilot.

O que mais me incomoda no Windows 10/11 é a Microsoft o tempo todo redesenhando coisas no sistema que sempre funcionaram muito bem por algo incompleto, bugado e ineficiente sem motivos aparente, quero ver quando as próximas versões do Windows 11 não vierem com o painel de controle. para usuários comuns isso pode não ser um grande problema mais no meio corporativo isso é no mínimo uma desgra**.

4 curtidas

Discordo que o Win11 é mais “pesado” que o Win10.
O que a Microsoft fez foi escolher a estratégia de não dar suporte a hardware antigo (algo que a Apple faz muito bem) e por conta disso, deu-se toda a polêmica.
Somando isso juntamente com o “ódio” pela Microsoft e a mania de vários youtubers tem em disseminar a desinformação, deu-se a fama “má” ao Win11.

É claro que ao longo do tempo a Microsoft tomou alguns rumos que colaboraram ainda mais para a “má fama” do Win11 e deu mais material para esses youtubers.

Todo mundo aqui tem o sonho de um Windows sem o monte de tranqueira que a Microsoft coloca nele, mas sendo usuário de Windows desde o 3.1, onde vc dava boot pelo dos e digitava win para abri-lo ou colocava o win.exe no autoexec.bat, eu acompanho o “choro” a cada Windows novo e as escolhas que a microsoft faz e o windows nunca está bom e nunca vai estar, do mesmo jeito que o MacOS não esta bom para uns e como o Linux também não esta bom para outros.
A diferença é que esse ultimo tem zilhões de versões que para alguém não vai estar bom.
Temos claro as versões tiro no pé, como a Windows Millenium e WIndows 8, que essas sim merecem toda e devida reclamação.

O Windows 11 ele passa longe de ser um sistema ruim, é só o seu hardware antigo que não “roda” nele, assim como um Apple de 2013 não “aceita” o ultimo MacOS.

Uma curiosidade:
Em alguns reviews (de jogos, que é o que me interessa) eu vi um canal que o cara fez +/- o que a equipe DioLinux fez com as distribuições.
Pegou vários jogos, e fez um extenso benchmark com os jogos rodando no Windows 10 e Windows 11.
Os jogos feitos na época de Windows 10 sem updates, se saiam um pouco melhor no Windows 10. Já os jogos feitos na época do Windows 11, se saiam muito melhor no Windows 11.

6 curtidas

Não é só “ódio à Microsoft” e “choradeira” que fazem a rejeição ao Win11. É um produto polêmico por si só, que rejeita equipamento que tem muita vida útil pela frente, vem com recursos que ninguém estava pedindo e parece ter sido lançado incompleto (não permitia mudanças no tamanho da barra de tarefas, por exemplo).

Aliás, a passagem de uma edição para outra do próprio Win11 não tem sido tranquila para os usuários. A edição 24H2, por exemplo, foi um festival de bugs. Ainda está sendo…

3 curtidas

Então, a choradeira vem justamente de ela ter optado em não aceitar Hardware antigo, assim como a Apple faz, como eu disse no meu texto, dentre outros pontos.
Tem youtuber reclamando da Apple? Tem! Ta em evidencia? Não! Por que? Porque a Apple não detêm mais de 80% do mercado de S.O e por que não da viewer, falar mal da M$ gera mais conteúdo.

Um exemplo: assim como o Ubuntu ou qualquer outra distro Linux causa dores de cabeças para algumas pessoas ao atualizar de uma versão para outra, o Windows não vai fugir disso. Eu mesmo tive problemas no meu MacBook quando atualizei do Mojave para o Catalina, ele ficou muito lento e só melhorou quando eu formatei e instalei do zero o Catalina.
Tem youtuber descendo a lenha no Ubuntu falando que ele não presta? Deve ter! Esta em evidencia? Não!

3 curtidas

Tá aí que vou concordar. Eu uso Painel de Controle até hoje, a melhor forma de gerir os aplicativos do Windows.

Acho que você tem razão. Apesar que acho muito chata a quantidade de submenus que existem no Windows 11, mas isso não o torna horrível ou inusável.

Apenas saiba que vai ter que trocar de PC antigo para algum novo se quiser continuar a usar o Windows.

Mais uma vez concordo.

Resumo do Windows 11 literalmente.

Sem falar os problemas que a cada grande atualização apresenta e os patchs demoram a sair, versões 23h2, 24h2… todas elas vieram com muitos bugs a ultima apresentou problemas com Active Directy, a 23H2 deu bugs ao tentar imprimir em impressoras na rede.
Falta capricho por parte da Microsoft essa lambança começou justamente quando ela demitiu o time de testes em prol ao Windows Insider.

1 curtida

Em maior parte, vejo que é só ódio e choradeira mesmo. Além dos YouTubers que disseminam desinformação.

Quais equipamentos tinham muita vida útil para frente? Vale lembrar do Meltdown, que foi uma falha que foi descoberta em 2017 que afetava todos os processadores da Intel lançados de 2011 a 2017; E que claro, a mitigação dessa falha causava perda de desempenho; e do Spectre, que era uma falha de projeto que afetavam os processadores

Isso foi tão grave, que os processadores de oitava geração tiveram que ser redesenhados para poder corrigir isso. E o Zen 2 da AMD também teve que se blindar contra o Spectre.

Quanto aos “Recursos que ninguém pediu”, bom nada avançaria pois ninguém sabe o que quer. Se fosse colocar apenas o que as pessoas pediram, estaríamos usando o Windows 95 ou o XFree86, tendo que fazer um zilhão de configurações para usar o TWM.

São por pessoas que colocam “recursos que ninguém pediu” que a Tecnologia avança. Quando fizeram uma interface no Windows que não fosse aquele cinza do Windows 95/98/2000/ME, reclamaram muito, até mesmo comparando a interface do XP com os brinquedos da Fisher-Price. O Windows XP foi odiado antes das pessoas amarem ele.

Houve até quem dissesse que o Aero era desnecessário e que ninguém pediu por isso. Hoje em dia, as pessoas amam os efeitos do Aero, e essa interface é nostálgica para pessoas.

Algumas coisas que hoje parecem desnecessárias ou que ninguém pediu farão parte da vida dos usuários futuramente. Ou mesmo parte da memória de quem usou aquilo.

3 curtidas

Se mudar radicalmente, ninguém vai gostar. E isso aconteceu com o Windows 8/8.1, que apesar de ser uma boa versão do Windows, a mudança foi tão radical que o Windows 8 foi um fracasso retumbante.

Então por isso, qualquer mudança tem que ser gradual. E a tendência é que tudo seja migrado para o “Configurações”.

Os culpados são TPM 2 e COPILOT o windows continua o mesmo windows de sempre até mais bonito na minha opinião.

2 curtidas

Acho que não é isso, iOS tem um marketshare próximo e geral malha a rodo, acho que a questão é que (geralmente) quem compra um Apple já espera que isso vai acontecer até porque a Apple monta o próprio hardware, já no caso da Microsoft ela prometeu um suporte contínuo o que não foi cumprido pela 3ª vez

Já esse ponto não é bem uma choradeira é mais “eu não tenho grana” mesmo até porque mesmo nos EUA hardware está caro, no Brasil então? Chega a ser covardia, e o mais complicado é que se criou uma cultura de olhar o hardware por potência então se um hardware tem 2 até 3x o poder de fogo necessário pra rodar o Windows não parece ter (e fora de ambiente empresarial não tem) uma justificativa lógica para o Windows não funcionar (tanto é que o bypass não afeta o uso doméstico do sistema)

1 curtida

Olhando um pouco melhor, parece que se optou por limitar os processadores por causa do Meltdown e do Spectre. Talvez a questão do Hardware seja essa. E em alguns casos, as atualizações que tiveram para mitigar essas falhas, afetaram o desempenho.

Por exemplo, atualizei a BIOS do meu notebook antigo, e a versão que tinha antes era de 2016 (se não me engano era a A09). Atualizei para a versão mais recente à época, e já deu pra sentir que a CPU tinha se tornado um gargalo. Isso no Windows 10.

Posso estar errado, mas isso parece fazer sentido.

1 curtida

Apple é um nicho. Nada pequeno, mas um nicho. O “resto do mundo” vê Windows como solução genérica, solução para a maioria, sistema operacional flexível para a maioria das máquinas.

Então a Microsoft impor um sistema que rejeita MUITO COMPUTADOR QUE PODE TER VIDA ÚLTIL POR VÁRIOS ANOS MAIS é, sim, uma atitude polêmica, elitista, tipo “tô nem aí, porque quem manda no mercado sou eu, então se vire para se adaptar”.

Isso não tem nada a ver com empurrar a indústria e o mercado tecnológico para frente. Quem quiser entender o que é vanguardismo em sistema operacional que preste muita atenção no Fedora.

Eu não quero Recall. Não quero o Copilot se metendo a me sugerir nada. Eu não quero sistema me forçando a ter conta Microsoft, nem me importunando para eu assinar Office 365. Isso não tem nada a ver com impulsionar a tecnologia para adiante.

Win11 não é ruim por si mesmo. Fica ruim quando a gente o vê sendo usado para a Microsoft cumprir combinado com a indústria de hardware e forçar a obsolescência de muito equipamento ainda bom. Fica ruim quando a gente vê o Windows sendo usado para nos empurrar serviços e produtos.

Cabe lembrar que muitos de nós JÁ PAGARAM para ter o Windows. Não quero produto pago me empurrando propaganda, e acho que isso não tem nada de “ódio” ou “choradeira”. É só bom senso.

1 curtida

Uma mistura de “sabe o hardware que você encheu os olhos no anúncio do Windows? Pois é, joga fora e compra um novo” com “sabe aquele padrão de interface que trazia uma sensação de frescor e esperança inspirada na natureza? Esquece, toma essa industrializada e plastificada que causa mal-estar

E tudo isso em troca de recursos que não trazem beneficio real algum pro usuário

Faz sentido, a questão é que não faz sentido pra quem compra Windows, um Dual Core com 1 GHz ser ok, Quad Core 3 GHz não ser ok, nós somos mais técnicos e entendemos mas o grosso dos entusiastas não

2 curtidas

Eu confesso Dionathan, a culpa é minha. :no_mouth:.

Lógico que é da própria Microsoft com esses requisitos forçados guela abaixo e quase sem diferenças forte do seu antecessor.

1 curtida

Isso tem a ver com garantir a existência do TPM no hardware para reforçar a dependência de contas Microsoft (criptografia automática e keys), fechando ainda mais o ecossistema, além de, é claro, aumentar a venda de licenças do Windows por meio de comercialização integrada com equipamentos novos. Aí basta matar o Windows 10 (o que vai começar a acontecer no ano que vem) e pronto. E não duvido que algumas empresas de hardware também estejam envolvidas nisso para vender mais equipamentos.

Tenho dois laptops bem velhos aqui em casa. Um deles (HP) tem um Core i5 4210U, o outro (Asus) um Core i7 3537U. Ambos com 8GB de RAM. Nenhum deles é oficialmente “compatível” com Windows 11. O HP está rodando Windows 11 alegremente faz anos e o Asus começou a rodar recentemente. Ambos rodam o sistema de forma perfeitamente fluida e recebem todas as atualizações normalmente.

Não existe nenhum motivo realmente “nobre” por trás da obsolescência programada por parte da Microsoft. Mesmo máquinas bem antigas seriam perfeitamente capazes de rodar o sistema (e falo isso depois de já ter formatado e testado em várias).

Para quem tem algum conhecimento em informática, isso nem impacta muito, pois basta criar um disco de boot com o Rufus e é moleza contornar todos esses requisitos (desabilitar necessidade de secure boot, TPM, conta Microsoft e BitLocker forçado no disco C:). Mas a grande maioria da população não sabe disso.

Essa “morte” prematura de hardware por meio do Windows 11 foi uma das atitudes mais lamentáveis tomadas pela Microsoft em todos os tempos. Eles não estão nem aí para o desempenho ou a experiência do usuário, já que tem muito Celeron fraquíssimo com pleno suporte por aí. Eles só estão interessados em colocar “coleira” nos usuários e comercializar mais licenças. Isso foi um crime de qualquer ponto de vista: social, econômico e, principalmente, ambiental.

E falo isso usando Windows 11. Faz um tempinho que comecei a usar para poder rodar alguns jogos que não funcionavam no Linux e, é claro, experimentar o sistema em si, já que fazia anos que não usava o Windows. Instalei usando o Rufus e limpei o máximo que pude após a instalação (ou seja, estou sem conta Microsoft e com o sistema mais limpo possível).

Achei o Windows 11 bonito (uma evolução notável desde o Windows 10), fácil de usar e responsivo, mesmo em hardware relativamente modesto. Mas ao mesmo tempo detesto o que a Microsoft força por padrão nele. E não sei quanto tempo vou aguentar, porque todos os dias passa pela minha cabeça voltar a usar alguma distro Linux com GNOME.

2 curtidas

Esse aqui é justamente o ponto que fez todo mundo reclamar do Win11 junto com a desinformação de que ele é “pesado” (vi isso também na transição do 2000 p/ o XP, do XP para o 7 e do 7 para o 10).

Juntando essas duas coisas, temos um sistema desinteressante para o publico.

Ruim o sistema não é, passa longe disso, mas forçar o hardware novo, isso sim causou a revolta e o desinteresse.

3 curtidas