Quem deveria usar um SO rolling release? Quais as vantagens e desvantagens?

Não é porém é outra distro problemática, o Fedora frequentemente atualiza kernel e drivers, aqui no fórum tem muito tópico sobre alguma coisa não funcionar depois de atualizar o kernel.

Muito pelo contrário, o Fedora é uma distribuição muito estável, não é porque ela “frequentemente atualiza kernel e drivers” que ela automaticamente se torna problemática, inclusive, é uma distribuição que pretendo testar.

Problemas desse tipo acontecem em qualquer tipo de sistema: “Atualizei o meu Windows e ele quebrou.”, não é exclusividade do Fedora e muito menos do Linux.

No Windows 10 isso é um problema frequente, já que ele é mal testado.

Sim, eu não digo que distros como Ubuntu não tem problemas, apenas é menos comum e não tão frequente.

Ao mesmo tempo é uma das que mais contribui pra a evolução do eco-sistema Linux.
É uma distro que pra a maioria funciona perfeitamente e as atualizações do Kernel permitem pessoas de hardware mais recentes vide, arm, consigam utilizar sem problema.
Ficar no velho pq funciona não é onde nasce a evolução.
Nunca vai existir algo perfeito e que atenda 100% de todos os casos.

Eu ouço falar bem do Fedora, no entanto atualizar kernel e drivers pode ser problemático.

Por que seria problemático? Você está se baseando apenas na sua experiência.

Não só na minha experiência, eu tbm vejo muitos relatando problemas do tipo: “Atualizei o kernel agora o wifi não funciona” “Atualizei o driver da placa vídeo agora meu PC dá tela preta” “Atualizei o driver de som agora tá cortando e engasgando o som”, se atualizar um driver é tão seguro então porque muitos não aconselham a fazer isso e mencionam a velha regra “Se não tá quebrado não conserte”?

Uma vez atualizei o driver de som no Windows 7, aí o som começou cortar e nunca mais atualizei um driver de novo.

Mas pra que os Kernels sejam amadurecidos é preciso utilizar.
Assim como o 5.16 teve um aumento de desempenho considerável para alguns casos, o 5.17 tá focando em trazer mais compatibilidade com novos hardwares e também, removendo com hardwares antigos.
E você pode optar por utilizar o Fedora sem atualizar o Kernel, ou até fazer o update e manter o antigo, caso dê problema, basta no grub selecionar a versão anterior do kernel e pronto.

Pelo menos o Fedora permite bootar um kernel mais antigo, diferente do Pop.

Mas o ponto não é o estado do sistema operacional logo após a instalação, e sim é ela daqui a alguns meses após sucessivas atualizações.

Por que você não usa mais o openSUSE Tumbleweed? Estou perguntando porque cogitei usar essa distro.

O Manjaro era bugado e rodava mal pra mim em uma instalação limpa.

Realmente o KDE tem um desenvolvimento mais ativo, porém só uma distro rolling release tiraria o máximo de proveito disso, e eu não recomendaria um SO rolling release.

Não necessariamente, os usuários de Kubuntu vão receber um monte de melhorias quando o o Kubuntu 22.04 for lançado, enquanto que os usuários de Ubuntu Mate por exemplo vão receber bem menos melhorias e coisas novas

No entanto o Kubuntu tá sempre pra trás comparado com as distros Rolling Release e o KDE Neon.

Aí já é um problema das distribuições LTS, e não do Plasma (nem chega a ser um problema, mas enfim)

Não é necessariamente verdade, o plasma tem a chamada estabilidade de API e ABI, isso significa que desde que você tenha o Qt mínimo necessário você consegue rodar o Plasma, se não me engano o Plasma atual poderia ser compilado na versão 16.04 do Ubuntu sem qualquer quebra, o contrário não é válido pra apps e ambientes em GTK, habilita o repositório backports e pronto

Nunca entendi sua treta com distros RR, RR significa basicamente não precisar formatar para uma nova release mais, onde é um problema?

• Falta de testes comparado com o tradicional modelo fixed release
  • Maior susceptibilidade a bugs e quebras
  • Exige uma manutenção maior
  • Pode exigir intervenção do usuário com mais frequência
  • Pode haver regressões de performance

Eu não tive boas experiências com distros que atualizam kernel e drivers com certa frequência, o Manjaro tinha diversos problemas o que me fez me afastar da distro, no Pop uma atualização do kernel fez minha tela piscar.

Não tenho treta alguma com distros rolling release, eu apenas não indico elas para ninguém pois minha experiência com o Manjaro foi ruim, pode ser que eu esteja generalizando pois eu não usei nenhuma outra distro rolling release além do Manjaro, não sei se eu vou querer testar outras.

Como tu mesmo demonstra, isso não são problemas de Rolling Release, as Point Releases (porque Fixed Release tecnicamente não existe) sofrem do mesmo mal em mesma escala

Se não é um problema com o modelo rolling release então qual é o problema? Muitos alegam que o modelo rolling release tem esses problemas, pode ser que o problema não seja o modelo em si, pode ser um problema específico do Manjaro, não sei o que é que faz o Manjaro ser tão bugado, porém convenhamos que uma distro rolling release não é tão testada quanto uma fixed release, o Ubuntu por exemplo passa por um extenso período de teste pra corrigir o maior número de problemas possível, todo produto precisa ser apropriadamente testado e passar por um controle de qualidade.