Quem deveria usar um SO rolling release? Quais as vantagens e desvantagens?

Vc acha que eu deveria usar uma distro rolling ou uma distro com upgrades semestrais? Eu prefiro algo atualizado porém sólido.

Acho que apenas você pode responder isso. O mais importante, eu diria, é não ter preconceitos: vale a pena experimentar tanto o modelo fixed release - LTS ou não - quanto o rolling. :slight_smile:

Como comentei no exemplo do Manjaro, talvez você possa experimentar uma distro de sua preferência e configurar para operar de forma “híbrida”.

Eu gosto muito do Manjaro porém como eu tive muitos problemas com ele fico receoso de dar uma segunda chance, porém eu acredito que rolling release pode se tornar o modelo padrão para todos os SOs futuramente, a tecnologia evolui rápido demais e a gente não consegue acompanhar.

Acho que tudo precisa passar por um controle de qualidade, testes e etc antes de ser disponibilizado para o público, sistemas rolling release pecam nesse quesito.

1 curtida

Não tem muito o que discutir sobre isso:

Quem deveria usar um SO rolling release?

Basicamente quem não depende de estabilidade de API e ABI, ou seja: Quem não é programador que desenvolve para distros fora de Docker e Podman

Quais as vantagens e desvantagens?

Principal vantagem: teoricamente você não precisa mais formatar o PC mais, desde que a distro que você não use distros Bleeding Edge

Principal desvantagem: a menos que você configure ela tem o potencial de forçar uma atualização de Kernel e componentes core, então exige um conhecimento mais aprofundado em praticamente todos os casos

Leitura recomendável:

6 curtidas

Vc acha que uma distro rolling release como Manjaro é viável para o usuário comum? Seja para uso doméstico ou para trabalho? Essas distros rolling release são sólidas?

Exceto que distros como Arch não são bleeding edge, elas são cutting edge, ou seja elas só distribuem softwares depois de finalizados e aprovados pelos desenvolvedores.

Acabei de instalar o Manjaro com Gnome e está tudo fluindo bem. Não presenciei nenhum bug até o momento, está muito bom.

1 curtida

Pra mim o Manjaro sempre ficava lento aleatoriamente e travava, meu hardware é muito parecido com o seu, I5 8265U, Intel UHD 620.

Opa, valeu pela informação, tava tentando achar uma forma de citar através do responder kkkkkkkkk

1 curtida

Se eu puder responder por ele, Julio.

Acho a ideia de um iniciante usar uma distro RR muito viável, o grande ponto da questão seria o fato de boa parte dessas distros serem baseadas no Arch e não serem destinadas pra novos usuários, mas até há exceções com o o Manjaro e o KDE Neon (que o kernel é lts e não é baseado no Arch).

Pessoalmente, acho a ideia de vc não precisar dar upgrade em uma distro a cada período de tempo mais interessante pro novo usuário.

Sem falar que ter sempre acesso a novos softwares e funcionado é muito benéfico, a tecnologia evolui muito rápido e a gente pode se beneficiar muito disso.

O Manjaro pra mim sempre foi meio bugado e lento, ele não funcionava direito e performava mal.

Meus testes com ele também não foram muito positivos, mas é aquilo, como as distros baseadas no Arch tendem a não ser muito voltadas pra iniciantes e elas são, provavelmente, a maioria das distros RR, é difícil ter alguma alternativa. Talvez a alternativa seja buscar distros como o LMDE, vc perde na questão dos pacotes mais atualizados, mas ganha na estabilidade e não precisa ficar dando upgrade 2x por ano.

Vc já testou alguma outra distro rolling release? Os resultados foram positivos ou foram semelhantes ao Manjaro? Presenciou algum bug?

Minha experiência com o Manjaro não foi tão positiva quanto eu esperava, o Manjaro apresentava os seguintes problemas:

• Lentidão aleatória e travamentos
  • Bluetooth desconectando e reconectando constantemente
  • Som distorcido
  • Screen tearing
  • Performance ruim em jogos, glitches, bugs e etc
  • Ícones em branco ou duplicados

Eu tive diversos problemas no Manjaro, eu usei o Pop!_OS por um mês e eu diria que foi uma experiência bem positiva, isso até o kernel 5.15 fazer minha tela piscar, a distro que não me deu nenhum problema é o Ubuntu.

Eu ouvia falar muito bem do Manjaro e resolvi experimentar, apesar de eu ter amado a distro os bugs me afastaram, foi a única distro que me deu tantos problemas, foi a única rolling release que eu usei, como não deu muito certo eu fico com receio de testar outras.

Então, eu uso atualmente o Void Linux tem quase 1 ano, distro independente e não tenho do que reclamar.

Ela vem sem qualquer app de terceiros, somente com o que o DE tem a oferecer, tem spins mantidas pela comunidade e atualizadas diariamente caso vc não queria a versão base ou a padrão com xfce, não é bleeding edge, o xbps é o melhor gerenciador de pacotes que vi (apesar de não ter mirror no Brasil, então podem confundir o fato dele ser um pouco mais lento que o pacman), etc.

Eu recomendo bastante, mas justamente por ele vir vazio e o usuário ter que arrumar tudo, eu não recomendo pra iniciantes.

Eu me pergunto o porque o Manjaro em específico é tão bugado, eu vejo muitos mencionando que usam alguma distro rolling release sem problemas, já o Manjaro parece ser o contrário disso.

Acho que não é nem que “não consegue”, é realmente uma abordagem que não quer isso. Mas penso eu, que sou usuário de sistemas LTS a maior parte do tempo, que com flatpaks, isso é menos impactante.

Por vezes eu prefiro um sistema estável que simplesmente funciona com apps que eu preciso atualizado, atualizados, do que um ícone ou recurso novo. A questão é que depois de um tempo (anos até eu diria) o peso do software mais antigo e as novidades do novo começam a pesar mais. Eu realmente acho que para quem está pensando em produtividade, migrar de LTS em LTS é uma boa estratégia atualmente.

Mas é aquele tipo de coisa, que não tem certo errado, como comentei antes. Eu mesmo vivo testando outros sistemas em máquinas virtuais ou outros computadores, enquanto mantenho minha máquina principal estável.

– frc_kde, 11 distros instaladas no mesmo pc
                                                   – 2022

sério, isso é maluquice pra mim XD mal consigo manter 2 ao mesmo tempo
1 curtida

É recomendado deixar pelo menos 2 kernel instalados.

Um lts e outro que você quiser.

Exemplo

Kernel-zen

1 curtida

No entanto esses kernels customizados não são indicados e o benefício que eles proporcionam é questionável, não há comprovação de que tal kernel melhora a performance da máquina.

Não é bem assim. A questão é empírica. Instale e verifique o funcionamento no seu computador. Uso o Zen Kernel no meu sistema e a responsividade dele melhorou, mas isso aconteceu na minha máquina com as configurações que eu faço. O melhor é sempre testar, não é nada absoluto.

2 curtidas