Que distro utilizar nesse pc para jogos?

Bom dia amigos.

Estou com o seguinte equipamento abaixo, e gostaria de saber do pessoal que usa o desktop para jogar, qual seria a melhor pedida:

Dell Optiplex 3060
I3 8100
12Gb
VGA RX550 4Gb
SSD Nvme WD 500Gb PCIExp

O que vocês indicariam para tirar um melhor proveito da máquina ?

1 curtida

Olá Rodfer!

Cara, pelos últimos testes que eu vi (não consigo achar o link) o MATE é o desktop com melhor desempenho hoje, mas isso por uma margem mínima. Na verdade qualquer DE ou distro daria conta do recado, minhas preferidas são Ubuntu, Fedora e OpenSUSE Tumbleweed.

Experimente algumas e veja qual te atende melhor, Ubuntu e suas variações tendem a facilitar mais a vida do usuário, o Fedora está muito bom também, e é possível habilitar os repositórios Chrome, Steam e outros extras diretamente da central de aplicativos.

Meu conselho é ter uma partição separada para o diretório da steam (SteamLibrary).

Assim você pode testar as distros, e distro-hoppear (sim criei este verbo agora kkk) à vontade, sem ter que baixar e instalar tudo de novo. Se for usar o Lutris ou o PlayOnLinux, faça backup sempre dos wineprefixes para não ter que reinstalar ou perder seus saves.

De qualquer maneira, bem-vindo à comunidade gamer do Linux. Divirta-se!

2 curtidas

Olha particularmente a distro não faz tanta diferença depois de configurada o desempenho será semelhante.
A principal diferença é a facilidade de configuração dos drivers e afins. Uma que tem basicamente tudo pronto já é o Regata OS se quiser testar ele é bem amigável

4 curtidas

Sabe os problemas que tinha as primeiras versões do Windows 7 e vista que roubava desempenho dos jogos por causa dos efeitos de transparência e a Microsoft removeu? pois é, dependendo da interface gráfica o mesmo vai acontecer, mas todas elas tem opções leves ficando a cargo apenas da RAM, sobre o Gnome o máximo que posso adiantar e tomar cuidado com as extensões, elas são pra mim necessárias mas pode fazer a interface ficar pesada.
O KDE por padrão vem com uma porrada de efeitos problemáticos para quem quer um PC otimizado para rodar os jogos mas você pode desativar elas.
interfaces novas como XFCE e Cinnamon estão sendo elogiada por que dificilmente elas vão ter algum efeito que roube desempenho da GPU, cinnamon aqui pra mim se eu quiser posso personalizar de forma que fique mais pesada.

1 curtida

Parece ser bem interessante essa distro.

1 curtida

O XFCE não é uma interface nova.

1 curtida

Por usar placa de vídeo AMD é melhor uma distro R.R e meu voto é Manjaro KDE e Fedora Cinnamon :slight_smile:

1 curtida

Minha vga é da Amd… é uma RX550

1 curtida

É bem velha isso sim…kkkkk

1 curtida

Fora o hardware do pc, que tipo de jogos vc quer rodar e quais jogos?

1 curtida

Literalmente qualquer uma, sério, pode fechar a thread, Linux não vai pesar nada, e não tem distro especifica pra tirar proveito de hardware, é só ter drivers instalados, e os da AMD já fazem parte do kernel, já é.

3 curtidas

qualquer uma, desde que tenha pacotes mesa e kernel relativamente bem atualizado

3 curtidas

Digitei errado e já corrigi desculpa pela confusão :sweat_smile:

1 curtida