Quando ligo o computador aparece "Saída de áudio fictícia" e não sai som do notebook

Bom pessoal, frequentemente eu ligo meu notebook e ele fica sem som constando que a saída de áudio “disponível” é uma “Saída de áudio fictícia”, acontece também de as vezes a saída de som ficar normal, pela saída realtek do notebook mesmo, porém o microfone não ser detectado. Já tentei alterar isso manualmente pelas configurações da minha distro mas o linux simplesmente não detecta a saída de som do meu notebook, e se detecta a saída de som ele não detecta a entrada de som do microfone. Quando quero ter áudio e microfone ao mesmo tempo eu acabo tendo que reiniciar o pc diversas vezes até que o sistema resolva reconhecer ambos ao mesmo tempo.

Informações adicionais:

• Distro: POP-OS
  • Já tentei usar o comando sudo alsa force-reload, mas ele não resolve.
  • Acontece também de em vez de aparecer “Saída de áudio fictícia” aparecer “HDMI / DisplayPort 4” como saída de som, neste caso meu microfone fica funcionando mas continuo sem áudio.
  • Já utilizei também o comando sudo apt-get install --reinstall alsa-base pulseaudio
    mas de nada adiantou.
  • Já tentei ver anomalias utilizando o comando alsamixer mas não vi nada demais.
  • O problema começou depois que joguei o jogo “Project Winter” via proton pela steam, o jogo conta com sistema de comunicação por audio, eu entrei no jogo e no discord ao mesmo tempo e daí acho que deu algum tipo de conflito devido aos dois programas estarem captando a entrada de som ao mesmo tempo, mas isso é só um palpite.
  • Já reinstalei o POP-OS algumas vezes mantendo o /home sem formatar mas o erro persiste.
  • Tenho dualboot com o windows e no windows não enfrento nenhum tipo de problema.

EDIT COM A SOLUÇÃO:
1- Eu abri o terminal e utilizei o comando “pactl list cards” pra saber a lista das entradas de audio, no meu caso só tinha uma então utilizei essa mesma.
2- Utilizei o comando sudo nano /etc/pulse/default.pa
3- Após o passo 2, fui no final do terminal e acrescentei a linha “set-card-profile alsa_card.pci-0000_00_1f.3 output:analog-stereo+input:analog-stereo” lembrando que a parte “alsa_card.pci-0000_00_1f.3” desse código eu retirei do passo número 1, não sei se é igual para todos os pcs, depois disso apenas apertei ctrl+shift+O para gravar essa nova linha dentro do documento que está aberto no terminal, após isso o problema foi resolvido.

1 curtida

Já existem algumas postagens aqui no fórum abordando erros desse tipo. Chegou a dar uma lida?

1 curtida

Oii @JG22 , vi sim, nenhuma delas funcionou :(, na verdade um desses tópicos não tem sequer uma resposta.

1 curtida

Eu passei por isso no Arch e resolvi com esses comandos:

sudo nano /etc/pulse/default.pa

E no final coloco o perfil de áudio que eu quero:

set-card-profile alsa_card.pci-0000_00_1b.0 output:analog-stereo+input:analog-stereo

No caso acima, eu usava esse comando pra usar o fone de ouvido na saída de áudio frontal.

@anon76266952 baixei aqui mas ele não reconhece a saída também, obrigado por compartilhar a sua experiência.

1 curtida

@Joa acabei de descobrir que minha pasta .config/pulse não tem o arquivo default.pa.

1 curtida

Veja em /etc, com certeza tem.

@Joa consegui fazer o que você disse, coloquei esse código no default.pa adaptando ele pra entrada que eu queria, reiniciei o pc e meu audio está ok mas o microfone não funciona.

1 curtida

Como o microfone fica quando liga?

@Joa na verdade foi só selecionar a entrada de som pelas configurações que funcionou normalmente, antes quando eu fazia isso o audio bugava, agora está normal. Vou continuar usando e se até o resto do dia estiver tudo ok eu marco a sua resposta como solução, obrigado @Joa .

1 curtida

De nada. :smiley:

2 curtidas

@Daeron Parece que conseguiu. :grinning_face_with_smiling_eyes:

1 curtida

@Joa tudo certo por aqui hahaha, obrigado novamente!

1 curtida

De nada, qualquer coisa nós do forum estaremos dispostos a ajudar.

1 curtida