Qual sua experiência com Debian?

Qual a experiência de vocês com o Debian, do início ao fim? Instalação, pós instalação, configuração de programas, atualizações, customização, e por aí vai. Gostaria de ler o máximo de feedback possíveis, pois estou pensando em migrar pra distro. Umas semanas atrás perguntei aqui qual a distro mais estável pra trabalho, dei uma olhada no Zorin OS, PopOS, Fedora, agora quero dar uma olhada no Debian pra tirar minhas conclusões e fazer a migração.

Já usei uma vez em uma VM como um mini laboratório via ssh (Debian 10 Stable na época).
Para servers e desenvolvimento com docker, e outras ferramentas mais profundas ele é muito bom; já para uso comum, não recomendo
Por eles terem a filosofia da estabilidade mantendo pacotes em versões mais antigas, pode ser ruim para quem quer jogar ou precisa de seu software na versão mais atual (não sou contra a filosofia deles, muito pelo contrário).

Até temos o debian testing e o sid com pacotes mais atuais, porém são mais instáveis e tendem a causar bugs.
Um outro pequeno grande problema do debian é driver proprietário. Se seu hardware aguentar todos os drivers open-source (mesa, nouveau, Linux-firmware em geral) pode ir fundo; mas se tiver uma nvidia, por exemplo, o procedimento é um pouco diferente, pq você terá que baixar o non-free (em uma tradução livre: não aberto), e não é 100% fácil achar a iso (o site é bem confuso, baixo o dvd 1 ou o dvd 63627736? Iso-cd ou iso-dvd? Cadê o .torrent?)

Enfim, está é apenas minha opinião. Baixe o debian com um live de interface e dê uma testada. Se gostar, usa; senão, não usa :wink:

Cara, vamos do começo. Eu tentei utilizar o Debian, várias vezes. Isso tudo reflete minha opinião e experiência sobre o OS. Hoje uso como meu sistema principal para faculdade.

Instalação:
Para mim, o netinstall ofertado por padrão não funcionou para meu notebook pois necessitava de firmwares a mais para funcionar. O que recomendo é baixar a versão non-free da ISO ou baixar o pacote de firmwares e colocar dentro da ISO.

Pós Instalação:
Debian, dependendo da DE (Desktop Enviroment) que você optar, pode vir com mais ou menos pacotes instalados. Eu geralmente prefiro um sistema que venha mais enxuto.

Perceba que durante a instalação, se você não colocar uma senha para o usuário root, o primeiro usuário a ser criado terá as permissões de sudo, caso contrário, será necessário adicionar o usuário nos sudoers, processo que, no geral, é bem simples feito através do terminal.

Minha última experiência foi utilizando o Debian Bullseye, que na minha opinião é uma ótima versão do Debian, os pacotes estão bem atualizados e vem com uma das melhores versões do Gnome pré Gnome 40. Como Flatpaks existem hoje em dia, acredito que pacotes antigos não sejam mais um problema.

Caso não tenha instalado utilizando a ISO non-free, recomendo até que ative os repositórios non-free para ter acesso a mais pacotes e firmwares.

Configuração
No geral, igual a qualquer outra distro no quesito Gnome. Instalar Gnome-Tweaks, extensões que gostar, arrumar os atalhos de teclado para meu gosto pessoal e a partir daí tudo feito.

Conclusão sobre o Bullseye
Não tive problemas de performance, não tive problemas com coisas quebrando, tudo perfeito. Anteriormente quando havia testado o Debian, sempre chegava a alguma “parede”, provavelmente por ser muito novo no mundo Linux e não ter paciência para ir atrás das respostas.

Em resumo, na minha opinião, desde o update do Debian Bullseye, não tive problemas quanto ao Debian em si. Toda configuração que tive que fazer, foi igual a qualquer outra distro utilizando Gnome. Coisas específicas do Debian foram apenas os repositórios non-free e os firmwares.

Qualquer outra pergunta que possuir, sinta-se a vontade para perguntar!

Você pode experimentar o “Deban Live” baixando uma ISO aqui.
São ISO “não-free” e que incluem firmwares proprietários.
Quanto a pacotes “antigos”, não os chamaria assim, mas “estáveis”. E não há nenhuma objeção em baixar as versões mais recentes dos programas que precisa.
Com flatpak, isso também deixa de ser um “problema”.
Se quer estabilidade, esta é a distro. Recomendo fortemente.
Se quer “novidades” com estabilidade, recomendo o Fedora.

Minha distro favorita até o momento. Este tutorial que escrevi esclarece diversos pontos:

Na minha opinião, a edição Testing é a ideal para o usuário comum. É a que sempre recomendo. Depois de instalado e configurado, a experiência não é muito diferente daquela obtida ao usar um Ubuntu, por exemplo. Os pacotes são suficientemente atualizados.

Debian Testing - ou mesmo o Sid - são bem sólidos e menos propensos a quebras que muitas distros mais populares por aí.

Não tive problemas usando o Debian Testing desde que comecei, ao contrário do que ocorreu com outras distros geralmente “mais recomendadas para uso diário”. É uma excelente e confiável distro para rodar como sistema principal.

Não é necessário baixar a .iso nonfree, conforme descrito em meu tutorial.

Debian é uma das distros que mais gosto, lido com ele diariamente no trabalho é um ótimo sistema no quesito estabilidade.

Para instalação recomendo sempre baixar isos non-free que acompanha drivers e proprietários que não acompanham as iso normal.

O pós instalação é como qualquer outra distro sempre terá que fazer algum ajuste para deixar redondo do seu gosto, no Debian é bem mais fácil configurar que outras distros.

Vale ressaltar que o Debian não fica preso a sotfware antigos como muitos falam, você não vai ficar preso em uma única versão do Firefox, Thunderbird, pelo resto da vida eles vão senso atualizados com o passar do tempo mas essas atualizações demoram um pouco a chegar, apenas o kernel, DE e outros componentes internos do sistemas que recebem apenas atualizações de segurança permanecendo engessados em suas versões.

Outra questão, se quiser algum programa mais recentes você pode recorrer aos flatpaks ou snaps.

a pior das piores.
não gosto desse sistema e nem de seus distro based.

Debian, para mim, é a melhor distribuição GNU/Linux no quesito aprendizado.
Sou meio suspeito para falar, já que sou Debiano hehe. Não estou nela na minha máquina principal(produção) mas a tenho em uso para testes.
Acho que, o cara que se propõe a ser da área de tecnologia, tem que passar pelo Debian um dia; querer tudo mastigado em T.I é renegar as bases, o principal.
Isso não contando o fator comunidade, que é uma das maiores e com grandes nomes do mundo do software livre.

Eu utilizo Debian há muito tempo, a primeira versão que consegui instalar e usar foi o Potato (2.2).
Sou um SDA assumido, então já usei/testei muito mais distros do que consigo lembrar, porém, acabo sempre voltando para o Debian em algum momento.

Eu realmente consigo entender que muitas pessoas têm ressalvas ou simplesmente não gostam e o baile segue normalmente. Eu não gosto de comer cebola, mas mesmo assim, entendo sua utilidade na culinária.

Utilizo atualmente o Debian SID na minha máquina de produção e tudo funciona perfeitamente bem. Guardadas as devidas proporções, o Debian não difere muito do “efeito Arch”, qualquer um pode instalar e utilizar com maior ou menor facilidade. Mas, quando você entende a personalidade do sistema, fica difícil usar outra coisa.

Eu mesmo me frustrei com o Debian muitas vezes, na maior parte dos casos foi porque eu esperava que o sistema funcionasse como eu queria, ao invés de entender o jeito “dele” para fazer as coisas acontecerem.

:vulcan_salute:

Começei usando no meu curso técnico em Redes de Computadores lá pra 2019, numa VM e utilizando na linha de comando. De alguma forma, eu me sentia empolgado passando os dias digitando comandos para vários tipos de Necessidade. Posso dizer que foi realmente o meu “Inicio” no mundo Linux

Não utilizo o Debian a muito tempo, passei por umas três ou quatro versões só. Uso direto desde o Stretch (Debian 9). O que posso dizer é que, o Debian tem seu jeito próprio de ser. Use o Debian como ele é, se ficar tentando procurar características que não são do Debian, no Debian, você logo, logo, vai desistir. Como bem disse o @eddiecsilva.

Alguns pontos que você citou são meio universais. Como a customização do sistema e configuração de programas, ou seja, serão, em tese, iguais em qualquer distro. Em relação a atualizações, eu uso o Debian Stable. Nos anos que uso, nunca tive nenhum problema com atualização no Stable.

Você citou estabilidade. Esse é um dos pontos, de certa forma, mais subjetivos do linux. Você pode usar uma distro RR como o Arch ou Fedora e nunca encontrar nenhum problema, por exemplo. Mas, por outro lado, pode instalar uma distro fixed-release como o Debian e ter muitos problemas. Porque? A gente tem a mania de jogar a “estabilidade” das distros para os devs. Porém, não são os devs que instalam e usa a distro nos nossos pc’s. Não adianta instalar uma distro como o Debian e sair instalando pacotes a torto e a direito, de qualquer fonte ou sair fuçando no sistema que nem louco. Deu para entender o ponto? O que quero dizer é: manter o sistema estável, também é, em parte, função do usuário.

Em relação a migrar, vou falar o que sempre falo nesses casos, porque indicar distros é sempre complicado. Instale no seu pc em dual boot ou faça uma instalação direto no pendrive e teste o máximo que conseguir. A única pessoa que pode saber se a distro vai te servir ou não, é você mesmo. Teste e veja se te atende.