Qual opção semelhante ao photoscap pra linux?

Fora do wine (vinho), não me adaptei ao gimp!

Olha, se é pra edições simples de fotos, vc pode usar o Shotwell, ele vem já instalado em muitas distros, e consegue mexer algumas coisas básicas:

1 curtida

Tem o Krita também.

1 curtida

Já experimentou o PhotoGIMP? É o GIMP com a interface modificada para lembrar o Photoshop.

2 curtidas

Aqui depende do uso que se queira

Para tratamento de imagens (brilho, contraste, ruído) o Photoscape no Windows acaba servindo para um uso mais básico - daí o Shotwell servir no mesmo sentido. Para uso mais profissional, aí se apela para Lightrooom (da Adobe), Darktable, Raw Therapee

Para edição de imagens (o que é diferente, envolve manipulação de imagens bitmap), aí se vai pra Photoshop, Gimp, Krita. Como, pelo que o @Rodrigo7 pediu, foi um substituto ao Photoscape, deduzi que ele quer “limpar” as imagens dele. Nesse sentido, o Shotwell serve pro básico

Se estiver interessado em edição mesmo, aí o Photogimp serve bem - no Manjaro, tem que adicionar o repositório Manjariando e baixar o Gimp na versão do repositório do Manjaro e o Photogimp, tudo pelo Pamac. Para outras distros, tem que seguir o caminho tradicional, baixando o Gimp em flatpak e aplicando os patches:

Para realizar algumas operações em lote ou criar mosaicos, o XnView MP pode ser usado. Para a maioria das tarefas de edição, o GIMP atende bem. Apesar de fora de moda, o comando display do ImageMagick (ou gm display do fork GraphicsMagick) também permite uma série de pequenas edições — os dois pacotes Magick também são ótimos para operações em lote usando shell scripting, como conversões e redimensionamento de imagens, mas o XnView faz isso graficamente.

1 curtida

Mas no shotwell não dá pra andiclonar linha e texto na imagem?

Não, ele é só pra mexer nas fotos no mais básico mesmo… pra além disso, aí precisa de outras opções mais completas

E o glimpse?
Em que categoria entra?

Esse tipo de edição o XnView MP faz facilmente. Você abre uma imagem no visualizador e aciona uma opção para ferramentas de desenho na barra de ferramentas:

O XnView está disponível como pacote DEB, AppImage e como tarball com o programa já compilado.

1 curtida

Versão em flatpak disponible no flathub

O Glimpse é um “primo” do Gimp, entra no time dele, do Krita etc.

Num futuro o glimpse vai ser recriado do 0
Nesse caso é só esperar pra ver

1 curtida

Mas acredito que a proposta ainda será de um editor destrutivo, ao contrário dos Lightroom etc., que são classificados como não-destrutivos (já que criam um arquivo de config que dizem ao app que efeitos foram feitos - no caso do Darktable, são xmp)

Obrigado a todos!

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.