Qual o uso das múltiplas áreas de trabalho?

Essa é uma função que tem em quase tudo e eu nunca entendi a sua utilidade sinceramente.

3 curtidas

Seria mais para aumentar a produtividade, imagina que vc precisa deixar muitos programas abertos, se vc for deixando eles em cascatas sobrepondo um ao outro pode acabar se perdendo, dai vc pode ir colocando os programas em várias áreas de trabalho diferentes e deixar eles maximizados por exemplo e ir navegando utilizando atalhos de teclado. Pode não parecer útil para quem utiliza pouca coisa ao mesmo tempo, mas pra quem utiliza muitas abas de programas ou gerenciadores de arquivos, isso ajuda muito, principalmente se vc tiver mais de um monitor. Eu por exemplo deixo na área de trabalho um minhas operações principais, tipo mexer no navegador, dai quando quero ouvir música, deixo o player em outra área, dai pra editar foto, vídeo, mexer no office vou deixando em outras áreas, isso me poupa muito pq se eu tivesse que ficar pesquisando conteúdo no google e ficar minimizando e maximizando toda hora o navegador pra ir colocando o conteúdo no word e etc eu iria perder muito tempo.

Mas um obs acredito que tem que ir utilizando por um tempo pra pegar a rapidez de trocar de área de trabalho rápido e ir gerenciando o espaço pra ficar organizado, pq realmente se não tiver a prática nos dedos vai demorar mais pra fazer os gestos do que fazendo o de sempre que seria clicar com o mouse nas abas dos programas, dai estaria perdendo tempo kk.

8 curtidas

Aproveitando o gancho da resposta do @leonardopn, proponho um desafio. Se você utiliza algum S.O. que tenha multi desktops, ao invés de ficar alternando as janelas em alt+tab, coloque as aplicações mais importantes em full screen e cada uma em um desktop diferente. Por exemplo, abra o navegador no desktop 1 em full screen, abra outro programa que tu usa recorrente (steam por exemplo) no desktop 2, Thunderbird no 3, etc. Trabalhe assim por 1 semana (se esforce um pouco). Você terá a sensação de quem trabalha assim tem.

Eu particularmente gosto de usar multi-desktop por causa de agilidade, eu não preciso ficar “alternando alt+tab” até encontrar a janela que eu quero, eu simplesmente adoto um padrão de:

• Desktop 1 - Navegador
  • Desktop 2 - Editor de texto (programação)
  • Desktop 3 - E-mail
  • Desktop 4 em diante - Variados (como spotify, arquivos, etc)
5 curtidas

@leonardopn @drizze Então, essas sempre foram minhas dúvidas, por quê alternar as áreas de trabalho sendo que eu posso ter tudo na deskbar e ir alternando entre os programas, irei ver se realmente isso é pra mim. Obrigado pelas respostas.

1 curtida

Oie serve para você aumentar sua produtividade do computador, por exemplo ao invés de todos seus programas ficarem aberto em apenas uma janela, você tendo 4 por exemplo, você pode dividir as tarefas.
Igual eu faço possuo 4 e divido elas assim, 1 - navegador 2 - Virtual box - 3 - Pdfs para eu estudar 4 - clementine pra ouvir minhas musicas. Mas e claro varia bastante de programas pra programas, eu só estou lhe comentando como eu faço sabe… Mas ai é so soltar a criatividade e proveitar as 4 ou mais telas, no caso do meu kde eu posso colocar mais telas se eu quiser, mas ao meu ver 4 pra mim esta bem até demais hah. Espero que tenha entendido não consegui me espressar de outra forma a não ser essa

Exemplo das minhas áreas de trabalhos

2 curtidas

Eu acho que entendi, porém eu sou uma pessoa desocupada o bastante pelo menos nessas férias, quando as aulas voltarem eu vejo isso certinho. Porém eu tava testando aqui, e preciso melhorar a transição entre as áreas. Deu pra entender sim.

Penso que seja pela produtividade, pelo menos é o que acontece comigo, abrir todos os programas num único ambiente pode criar confusão com a quantidade de janelas, ao usar múltiplos ambientes podemos separar conforme a nossa necessidade e ser mais objetivos.

para uma pessoa que usa muitas coisas de uma vez só, é bem gostoso de poder utilizar várias áreas de trabalho de uma vez só. mas quando você tem um pc fraco, isso ai fica difícil, especialmente com um XFCE igual ao meu. e olha que ele é bom, mas pra mim, fica difícil demais, mas vale a pena.

Costumo jogar vários programas em área de trabalho diferentes, assim posso alterar entre elas usando apenas o teclado, a função é basicamente não “poluir” a sua única área de trabalho e dividir melhor as coisas, como se cada área de trabalho fosse outro monitor. :slight_smile:

3 curtidas

meu sonho seria fazer isso em um pc fraco, ahuahuahuhuhauuah

Mas da pra fazer de boa, XFCE e LXDE também tem isso, o único problema é realmente abrir muitos apps ao mesmo tempo hehe

3 curtidas

o meu pequeno problema, é abrir trocentas abas ao mesmo tempo, HAUAHUAHUAHUAHUAUH. então é por isso que eu fico meio com medo de travar alguma coisa.

ps - dio me respondendo sempre <3

1 curtida

É só usar um WM, não tem como ficar mais leve :v

1 curtida

existe como no XFCE??? qual deles seria bom?

Tem uma lista de WMs com páginas sobre configuração na ArchWiki.
De parecido com o XFCE eu acho que seria o Openbox, que é o WM que o lxQt usa, é bem leve e muito customizável (mas um tanto chatinho de configurar, então eu recomendo vc pegar alguma config pronta e customizar a partir daí ao invés de fazer do zero).

1 curtida

o @anon49887285 ja havia me recomendado o fluxbox ha muito tempo, mas ai não tinha conseguido usar, mas eu queria demais para poder usar áreas diferentes, e não ter problemas com isso sem estar travando todo tempo. mas ai eu teria que fazer alguma alteração no meu computador? ou só dar uma olhada nele não há problema?

1 curtida

Não, tu só teria que instalar o pacote e copiar os arquivos da config que tu escolher pra ~/.config/openbox e entrar nele na hora de logar, bem simples, eu mesmo tenhos umas 7 WMs instalados aqui e nenhuma gera conflito nenhum, bem deboa.

1 curtida

caramba, imagino que seja bom, e olha que eu sou a pessoa mais minimalista possivel tb, eu gosto de deixar pouco espaço, mas estou usando o conky neste momento, então ai né, vai muito da pessoa.
mas, eu me interessei por alguns. e olha, o fluxbox é bonito tb, e esse tb.

@leonardopn @drizze @Diolinux Quais são os atalhos de teclado que vocês usam para trocar entre as diferentes áreas de trabalho? Estou afim de testar.

Como uso frequentemente o Cinnamon:

Ctrl+Alt+setas (direta-esquerda para navegar por elas), segurando adicionalmente o Shift você leva a janela atual para a área de trabalho para qual está indo.

Ctrl+Alt+seta para cima mostra todos os desktops e Ctrl+Alt+seta para baixo exibe todas as janelas abertas.

Demonstrei isso aqui: 5 truques ESCONDIDOS no Linux Mint (Cinnamon) - YouTube

5 curtidas