Hey @Xinux26, tudo bem ? Bem eu trabalho com Python há uns 5 anos, utilizo também javascript, dart, etc etc. Vou tentar te dar algumas dicas, espero que ajude.
Primeiro você precisa ver como se sente mais a vontade para estudar, eu particularmente sempre assisto aulas e leio as documentações das linguagens, mas tenho amigos que não conseguem assistir 1 minuto de aula, preferem ler textos, isso vai variar de pessoa para pessoa, então um ótimo primeiro passo é entender como você se sente mais a vontade.
Comece do zero, não pule etapas, um dos grandes erros dos programadores é achar que já sabem tudo e pularem etapas, isso pode interferir bastante no aprendizado.
Não comece nenhuma linguagem sem estudar lógica de programação e algorítimos, é de extrema importância estudar a lógica, porque a linguagem é apenas um sitaxe que vai te ajudar a expressar a sua lógica, no fim, o que menos importa é a linguagem, e sim a sua capacidade de resolver o problema com um lógica avançada.
Não se torne escravo de alguma linguagem, mas torne-se especialista em 1 ou 2. E aqui vai uma dica essencial que muitos programadores não entendem e defendem a linguagem que gostam como se fosse time de futebol, e como falei a cima, a linguagem não resolve problema, o programador sim, então estude uma linguagem que você fique a vontade com ela, mas esteja pronto sempre para estudar outra, e outra, e outra, (meu Deus, são muitas). Porém torne-se muito bom em pelo menos uma ou duas, isso vai te ajudar bastante a terminar projetos sem ter que ficar estudando um pouco de cada coisa e no fim decidir mudar tudo.
Não deixe o ego te atrapalhar. Um grande erro dos programadores (me incluo aqui) é achar que o conhecimento dele é superior a todas as áreas, sendo que é apenas mais uma área de conhecimento, isso faz com que o programador fique egocêntrico. Não seja assim.
Não seja egocêntrico, mas valorize-se. Contraditório? Nem um pouco! Saiba o valor do seu trabalho, e quando estiver pronto para programar profissionalmente, cobre o valor justo! Se o cliente não puder pagar pelo seu softaware é porque ele não pode possuí-lo. Nenhum cliente compra uma roupa sem ter dinheiro para pagar por ela, nem faz um consulta no médico sem possuir o dinheiro.
Envolva-se em comunidade Open Source, aqui você vai conhecer gente de todo tipo. Gente que vai achar que tudo é open source e que o mundo é cor de rosa, mas confesso que fiz muitos amigos nesse meio, e uma grande parte é gente maravilhosa que te ajuda em tudo que precisar e que constroem projetos que tem valor social, esse é o lado que o programador trabalha sua moral, ajuda a sociedade de alguma forma, através do seu trabalho, evoluem na carreira, e ate ganham dinheiro, porque não?!
Mão na massa! Resolva desafios todos os dias, a frase mais clichê que verá é: “Só aprende a programar, programando!”, é tão verdade que se tornou clichê, pratique, se nao conseguir pergunte em forums (como esse), converse, troque experiências, mas acima de tudo, PRATIQUE!
PS: Toda tecnologia tem suas respectivas documentações (manual de uso), procure sempre nelas antes que qualquer outro canto.