Como ou com o que uma pessoa deve iniciar na programação?

Oh boi, a velha pergunta
Okay, vou te dar uma dica de ouro, não ouça respostas que dizem que vc definitivamente deve começar com Python, JS, C, ou qualquer outra linguagem, pq isso não importa, literalmente qualquer linguagem pode ser usada pra começar a programar, linguagens não passam de ferramentas, oq realmente importa e aprender como as coisas funcionam, de um jeito que aprender qualquer linguagem se torne uma questão trivial de só aprender a sintaxe, tendo dito isso, eu acho que o caminho que vc quer seguir vai depender daquilo que vc mais se interessa, vou deixar aqui algumas recomendações por área:

• Front-End (i.e inteface de sites)
    JavaScript

• Back-End (i.e o que roda por trás dos sites)
    Python, Elixir e JavaScript

• Inteligencia Artificial
    Lisp, Haskell, Python ou qualquer outra linguagem funcional¹

• Programação de Sistemas (i.e sistemas mais complexos como sistemas operacionais, compiladores, game engines, etc)
    C, C++, Rust

• Automatização
    Python

Obiviamente existem muitas outras áreas, mas foram essas que eu me lembrei agora, mas e se vc não souber que área seguir? Então eu recomendo começar com C, ela é a lingua franca da programação, basicamente tudo hj ou é baseado em C ou é baseado em alguma coisa que é baseada em C, se vc achar complicado demais ou só não se dar bem, aí eu recomendo Python ou JS, mas a tríade que realmente recomendaria é C, Elixir (ou Haskell) e C++ (ou Java), pq assim vc vai ter experiencia em programação procedural, funcional e orientada ao objeto, te dando uma base bem mais sólida.

Ok, agora vc sabe oq aprender, como como aprender?
Bom, isso depende, eu, por exemplo, gosto de aprender usando livros, algumas pessoas preferem usar video aulas, vai de cada um e com certeza vc consegue achar material por aí sozinho, mas se vc tbm for do tipo que prefere livros (e entende de inglês pq a maior partes do material de qualidade tá em inglês) eu posso te passar uma lista de acordo com oq vc decidiu aprender, só pedir.

OK OK, agora vc aprendeu e sabe que programar é oq vc quer, e agora?
Agora:

• Aprenda Git
  • Estude algoritmos e estruturas de dados
  • Estude concorrencia/paralelismo
  • Aprenda orientação a objeto um paradigma horrivel mas é o padrão da industria
  • Contribua com projetos open-source pra ganhar experiência
  • Faça um GitHub e comece projetos pessoais

E é isso, boa sorte.

¹ - Tecnicamente vc pode implementa IAs em praticamente qualquer linguagem, Python mesmo não é funcional e é muito usada em machine learning, mas linguagens funcionais tem um approach mais matemático que ajuda a entender melhor como a coisa funciona.

13 curtidas