Qual melhor sistema operacional Linux para jogos? (pc fraco)

Comecei a usar o Arch Linux recentemente e devo dizer que estou impressionado. O desempenho dele em jogos pesados, como Battlefield 1, tem se destacado claramente em relação a todas as outras distros que testei. Fatores como ser enxuto e trazer o kernel e os drivers mais atuais interferem nisso.

Contudo, para iniciantes, recomendo o Manjaro. Ele tem a base Arch, mas é muito mais fácil de usar. Há inúmeras opções de interface para escolher. Pessoalmente, eu também não recomendaria uma WM para quem está começando. Melhor começar com a versão KDE ou XFCE e ver como fica o desempenho.

Esse ponto é bem interessante. Muita gente comenta sobre o Arch ser “difícil”, mas raramente há comentários sobre os procedimentos para criar uma instalação enxuta e personalizada do Debian (modo expert), que também demandam algum nível de conhecimento e leitura. Eu testei o archinstall recentemente e, sendo bem sincero, tanto a instalação quanto a pós-instalação do Arch não são muito diferentes dos processos que eu já realizava para instalar e configurar o Debian (no modo expert da instalação):

P.S.: ainda vou dar uma atualizada nesse tutorial, rs.

O Arch não é nenhum “bicho de 7 cabeças”, ainda mais ao utilizar o archinstall. Considerando esse meu tutorial acima, eu sinceramente classificaria em um nível de dificuldade semelhante ao Debian. Definitivamente não são sistemas para iniciantes que procuram algo plug-and-play, mas podem ser indicados para pessoas que estão realmente dispostas a aprender.

Deixarei aqui uma citação do tutorial que mencionei:

“Você deve usar o Debian ou Arch? Eu recomendaria principalmente para pessoas que buscam uma alternativa ao Windows 10 e, ao mesmo tempo, estão dispostas a conhecer um mundo novo, aprendendo alguns conceitos sobre GNU/Linux. Isso abrange tanto usuários comuns que procuram um sistema mais estável, leve, customizável e seguro quanto entusiastas de computação, desde que estejam com a mente aberta. Se você procura um sistema “plug and play”, talvez o Debian/Arch não seja para você.”

3 curtidas